Buscar

AV1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO 2015.1 (algumas questões não respondidas)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV1 INTRODUÇÃOAO ESTUDO DO DIREITO
PROFESSORA: CLAUDIA VICTORINO
Uma das diversas definições do direito é o de ser a faculdade que cada indivíduo possuí de exigir seus direitos de acordo com o estabelecido no ordenamento jurídico. A que tipo de direito a afirmação se refere?
Direito Privado
Direito Subjetivo x
Direito Público
Direito Objetivo
Direito Natural
Assinale a alternativa CORRETA em relação as características da moral:
A moral pode ser autônoma ou heterônoma; 
As sanções morais são informais e podem ser aplicadas mediante coerção;
As sociedades modernas não são individualistas, todos estão submetidos as regras morais dominantes, e por esse motivo, é possível para o direito estar em conformidade com todos os sistemas morais;
A moral é composta por regras de condutas que cumprem a função de orientar o comportamento dos indivíduos na vida cotidiana (todos devem fazer, mediante vontade do estado);
A moral, em razão a que se destina, só permite sanções de foro intimo (remorso, arrependimento, reprovação social). Essa sanção não é eficaz, porque não se submetem a ela aqueles que não tenham consciência ética. X
Para que haja um fenômeno Jurídico é necessário existir fato, valor e norma. Com a criação da norma, o fato e o valor ficam interligados e entram no mundo jurídico como única coisa. O Direito ilumina o fato relevante: O disposto acima consagra o seguinte:
Jusnaturalismo
Pós-Positivismo
Teoria Tridimensional do Direito X
Teoria da Relatividade
Teoria Pura do Direito Kelsiana.
A existência do Direito natural é negada pelos positivistas, segundo os quais não existe nenhum outro Direito que não seja o positivo, constante das normas elaboradas pelo homem. Para eles, o chamado Direito natural nada mais seria uma aspiração abstrata a justiça, que deve se concentrar em normas positivas. Os que defendem a existência do Direito natural são chamados de:
Juspositivistas 
Jusnaturalistas X
Insanos
Neopositivistas
Positivistas.
Quanto ao objetivo de Kelsen com a Teoria Pura do Direito, pode-se afirmar:
Kelsen buscou consolidar a importância do jusnaturalismo como teoria válida para o direito.
A teoria Pura do Direito é de autoria de Émile Durkheim.
A Teoria Pura do Direito visava atrelar a Ciência do Direito as disciplinas afins, tais como Sociologia e Filosofia. 
A Teoria Pura consagrou o Direito através do estudos sociológicos, políticos, psicológicos e filosóficos.
O plano da Teoria Kelsiana pregava a pureza metodológica de uma ciência pura do Direito. A norma jurídica é o objeto de estudo da Ciência do Direito. X
Hans Kelsen afirmou que a teoria pura do direito é uma teoria geral do direito positivo. Para ele, o Direito é uma ordem normativa da conduta humana, ou seja, um sistema de normas que regulam o comportamento humano. Com o termo norma, Kelsen buscou significar algo que deve ser ou acontecer especialmente que um homem se deve conduzir de determinada maneira. Na obra Teoria Pura do Direito, que leva o mesmo nome da teoria de Kelsen, o autor afirma que essa teoria pura busca única e exclusivamente conhecer o seu próprio objeto, ou seja:
O que é e como é o Direito X
Como deve ser o Direito
Como deve ser feito o Direito
Como deve ser feita a política do Direito.
Como ocorre a relação entre o Direito e as demais áreas do saber.
CASOS CONCRETOS: RESPONDA JUSTIFICADAMENTE.
O grande volume de reclamações que recebe sobre o valor do IPTU levou o prefeito César Maia a decidir recadastrar os imóveis de toda cidade. A prefeitura vai enviar correspondência a cada contribuinte antes da vistoria. Nova vista pode ser agendada se o fiscal não tiver acesso ao imóvel. Se o proprietário discordar da avaliação, terá 15 dias para contestar o novo valor. No ano passado, donos de 1.700 imóveis questionaram o valor venal (Jornal: O GLOBO, em 26/03/07, p:20). 2,0 pontos.
 A cobrança de IPTU é regida por qual ramo do Direito? Direito Tributário.
O município do Rio de Janeiro, nesta relação tributária, está atuando na qualidade de município (interesse público) ou na qualidade equivalente de um particular? Por quê? Interesse público, pois cobrança de tributos fazem parte de um dos ramos do Direito público. 
O que objetivam as regras de direito público? E as de direito privado? As regras de direito público se objetivam da relação do Estado, entidades públicas, privadas e pessoas. As regras do direito privado se objetivam da relação de interesse particular entre pessoas Jurídicas, proprietários, locadores, compradores, etc...
MAGDA está na “pista” desde os 18 anos e costuma “fazer ponto” na “Praça dos Prazeres”, ao lado do estacionamento do Shopping Vilarejo, em frente ao edifício de número 10. Seu José, oficial da reserva do exército, residente do mesmo edifício, acho que é imoral o que ali se passa, uma pouca vergonha, pois a moça, embora vestida normalmente como todas as outras que vão ao shopping, desempenha atividade contrária aos bons costumes da vizinhança. 2,0 pontos.
Dentro dos padrões médios de moralidade, a atividade desempenhada por Magda é reprovável? Em caso positivo, há sanção moral que se possa impor a Magda por sua conduta?
Juridicamente, a atividade de Magda é reprovável? Há sanção no plano jurídico para Magda em razão de sua conduta? Explique.
Há, no caso, identidade entre a regra jurídica e a regra de moral? Justifique todas as respostas.
Manoel, brasileiro, foi preso em flagrante delito, vendendo substancia entorpecente. Em sua defesa alega que não deve ser submetido ao procedimento previsto na Lei de Entorpecentes, 11.343/06, haja vista que não concorda com a criminalização de sua atitude e que é uma pessoa de “mente aberta diferente da coletividade”. É acertada a “defesa feita por Manoel”? Justifique baseando-se na característica da HETERONOMIA das normas jurídicas e no princípio da obrigatoriedade das leis.

Continue navegando