Buscar

Avs Orient para Pratica

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0546_AVS_201002258121 » ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 201002258121 - KIAMAMBU MALUKISA
	Professor:
	CARLA RABELO BARRIGIO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 2        Data: 01/07/2015 08:51:06
	
	 1a Questão (Ref.: 201002499491)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Qual a importância do Código de Ética Profissional de 1993 para o Serviço Social?
		
	
Resposta: O código de Ética Profissional de 1993 para o Serviço Social é importante porque é ajuda o profissional a saber como se comportar no exercício da profissão. o codigo da ética trouxe a ruptura e deu a liberdade no exercíto da profissão. Através ele que o profissional reconhece seu limite na profissão. é usado também como instrumento no julgamento do profissional no momento da quebra dos princípios Ético profissional.
	
Gabarito: O código de ética de 1993 refere-se a um documento ético da classe dos assistentes sociais e é resultado de um esforço coletivo e de muitas discussões entre a categoria profissional. O Código de ética de 1993 regulamenta a dimensão ética da profissão,possui um caráter normativo e jurídico, estabelece parâmetros para o exercício profissional, define direitos e deveres dos assistentes sociais, buscando a legitimação social da profissão e a garantia da qualidade dos serviços prestados.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201002499521)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	No decorrer do estágio supervisionado, a aluno-estagiário utiliza o diário de campo. Discorra sobre a importância desse instrumento (Diário de Campo):
		
	
Resposta: O Diario de Campo é muito importante no estágio supervisionado porque ajuda o aluno a contar ou relatar as atividades feita ou as pesquisas do campo,que servirá como arquivo para facilitar os outros que farão a pesquisa no mesmo campo. É também um instrumento da avaliação no desempenho do aluno no momento de estágio. o Supervisor saberá o andamento do aluno através esse instrumento para ter a ideia e comparar a metodologia do processo para facilitar a reflexões entre o estudo te
	
Gabarito: Através do diário de campo o aluno-estagiário realiza todas as suas observações, dúvidas, análises críticas e tais anotações servirão para nortear a supervisão de estágio.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201002479255)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A ordem social feudal não corria riscos de ser afetada, apesar da pobreza em que viviam os servos, por que:
		
	
	As condições de vida e trabalho eram bem confortáveis.
	 
	Havia laços de solidariedade entre os próprios servos e também estes recebiam certa proteção dos senhores feudais.
	
	Nenhuma das afirmações acima.
	
	Os senhores feudais controlavam rigorosamente a população.
	
	Havia uma ampla e sólida legislação social que amparava os necessitados.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201002962044)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quanto à institucionalização do Serviço Social, ocorrida no Brasil na década de 40, com a criação das grandes instituições, assinale, entre as alternativas abaixo, a única incorreta:
		
	
	Está relacionada à progressiva intervenção do Estado na questão social.
	
	Está relacionada às péssimas condições de vida promovidas pela expansão do capitalismo.
	
	Quanto à institucionalização do Serviço Social, ocorrida no Brasil na década de 40, com a criação das grandes instituições, assinale, entre as alternativas abaixo, a única incorreta:
	
	Está relacionada ao reconhecimento da questão social, pelo Estado.
	 
	Está relacionada à preocupação genuína de empresários com o bem estar da população em geral e, em especial, com os trabalhadores.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201002423204)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Embora considerada historicamente como uma atividade humana e uma das formas mais usadas para se conhecer a realidade que nos cerca, a observação adotada no trabalho do assistente social tem uma intencionalidade, ou seja, deve corresponder às necessidades de uma realidade social. E nesse processo o profissional interage com outros homens e mulheres sendo ao mesmo tempo observador e observado; faz emergir expectativas de ambas as partes que podem influenciar a análise dessa realidade. Isto acontece em função:
		
	 
	Da escolha casual e espontânea desse instrumento
	
	Da natureza não ideológica estabelecida entre os profissionais das Ciências Sociais e seus objetos de investigação.
	
	Da capacidade de o assistente social se distanciar de seus objetos de investigação
	 
	Do componente ideológico presente na relação estabelecida entre sujeito-objeto nas Ciências Sociais.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201002551579)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O_______________ realiza o acompanhamento metodológico do processo, buscando facilitar a reflexão entre os conteúdos trabalhados na academia e os que surgem na prática. Assinale a opção correta:
		
	
	Aluno.
	 
	Supervisor acadêmico.
	 
	Supervisor de campo.
	
	Coordenador de curso.
	
	Professor.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201002479304)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A partir do enunciado: "A construção das identidades sociais, a cultura, as escalas de valores, as mentalidades, assim como as condições objetivas e materiais de existência, são condicionados, mediados, explicitadas nas relações sociais, e os grupos constituem a forma dessas relações onde se dão as relações interpessoais". Identifique a afirmativa que melhor lhe corresponde:
		
	
	A consciência é determinada pelas condições materiais de existência.
	
	A análise das expressões da Questão Social - objeto da intervenção do Serviço Social - deve se ater aos fatores objetivos da realidade.
	
	Nenhuma das Afirmativas.
	
	A análise das expressões da Questão Social - objeto da intervenção do Serviço Social - deve se ater aos fatores subjetivos da realidade.
	 
	A produção e reprodução da vida social, para ser compreendida em sua totalidade, deve pressupor a relação dialética entre as dimensões subjetivas e objetivas da realidade humana.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201002423215)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Benjamin (1991) é preciso ter cuidado ao realizar perguntas durante o processo de entrevista. Uma das recomendações é a de que não sejam feitas perguntas fechadas, uma vez que elas dificultam o relacionamento de ajuda,
		
	
	Porque a melhor opção para a entrevista de ajuda é a pergunta aberta
	
	Porque deixam o usuário muito livre para expressar suas opiniões.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	Porque esse tipo de pergunta é mais adequado a questionários.
	 
	Porque restringem a liberdade de expressão.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201002552295)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação ao trabalho com famílias, Guimarães e Almeida (2007, p. 132) relatam que "o grupo realiza a escuta, a reflexão, dialoga e troca experiências. Possibilita-se, assim, a criação de um espaço de comunicação e aprendizagem em que é possível, para cada membro, enxergar a si, sua família e seus pares". Dessa maneira, o processo de trabalho com grupos deve possibilitar reflexões sobre:
		
	
	Relações de consanguinidade, trabalho e perspectivas profissionais;
	
	Estudos teóricos e propostas de intervenção;
	
	Elaboração de programas para a comunidade;
	 
	Os modelos e os papéis sociais e familiares, a dinâmica dos vínculos familiares e as relações parentais e a conjugalidade.
	
	Cronograma de encontros e organização do local;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201002961796)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A respeito das características e dos fundamentos do trabalho coletivo com grupo, assinale a opção correta. (INMETRO, 2010)
		
	
	O grupo deve ser compreendido como uma entidade autônoma e fechadaem si.
	
	Em atividade de caráter coletivo, como reunião com grupo de trabalhadores, é atribuição de seu coordenador o reconhecimento dos fenômenos em jogo, desde que isento de valores e ideologias.
	 
	A atitude profissional ensejada pela intervenção em um grupo requer do coordenador um esforço de singularização, e ao mesmo tempo, de generalização no que se refere à compreensão diagnóstica e à flexibilidade de ação
	
	Na condução de trabalho de grupo, o papel de facilitador deve ser sempre desempenhado pelo seu coordenador.
	
	Deve-se dar maior destaque na metodologia a ser adotada do que na habilidade do profissional na relação do profissional com o grupo.

Continue navegando