Buscar

Projeto Integrador

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Projeto Integrador
Leandro Pereira
Qual é a importancia?
A leitura sobre o tema da pesquisa aumenta a assimilação de conhecimentos.
Mercado de trabalho exigindo mais do profissional.
Contribuir com a evolução dos saberes humanos em todos os setores.
Não basta só ter conhecimentos teóricos.
Servirão na futura carreira profissional.
Ter práticas de novas ideais e conhecimentos.
A palavra deriva do termo em latim perquirere, que significa "procurar com perseverança". Uma parte importante de qualquer pesquisa é o recolhimento de dados, e por isso um pesquisador deve buscar por informações com diligência.
http://www.significados.com.br/pesquisa/
Pesquisa?
O que é pesquisa? 
3
Pesquisa
Acadêmica
Conjunto de atividades que têm por finalidade a descoberta de novos conhecimentos no domínio científico, literário, artístico etc.
Investigação ou indagação minuciosa.
Têm como objetivo produzir conhecimento para uma disciplina acadêmica, contribuindo para o avanço da ciência e para o desenvolvimento social.
O que é pesquisa? 
4
Metodologia Científica
É o conjunto de abordagens, técnicas e procedimentos utilizados para formular e resolver problemas para alcance do conhecimento, de forma sistemática.
O que é metodologia científica? 
5
Segundo Kaplan (apud HÜHNE, 1990) “a metodologia toma a prática científica como ponto de partida e se é considerada razoável, propaga a aceitação de hipóteses insatisfatórias com o fato do que está sendo feito, e gera o conformismo, que contra o mesmo é de importância insistir no caráter normativo do método científico”. 
http://ava.unit.br/dokeos/conteudo/textual/mc/apresenta.php
	A Metodologia Científica cumpre papel relevante no âmbito universitário, por possibilitar a construção de respostas a questões e angustias sobre o mundo.
	Estas respostas vieram sempre acompanhadas de métodos e sistemas de pensamentos que por vários caminhos e diferentes formas, construíram sistemas organizados de compreensão e explicação da realidade.
	Por isso é necessário que, ao entrar na universidade o aluno saiba da importância que se deve ter em relação aos estudos. A disciplina objetiva proporcionar condições suficientes para elaboração de trabalhos acadêmicos e a produção do conhecimento científico, de forma teórica e prática, configurados num projeto de pesquisa.
Por que é importante aprender e utilizar a metodologia científica? 
6
Como se elabora um pré-projeto de pesquisa? 
Como se elabora um pré-projeto de pesquisa? 
7
AGENDA
Construção do Projeto
1
Escolha do Tema
2
Problematização
4
7
Metodologia
3
Justificativa
6
Coleta de Dados
5
Hipóteses
Objetivos
Cópia ou violação da propriedade intelectual que se caracteriza pela imitação total ou parcial de obra literária alheia, sem atribuição de créditos e muito menos permissão de seu autor.
É considerado uma atitude antiética em vários países, e em vários é considerado como crime de violação de direito autoral, assim como o Brasil previsto no Códio Penal Brasileiro, e na lei 9610.
O ato do plágio prejudica o desenvolvimento do pensamento crítico de um aluno, consequentemente retardando o seu aprendizado.
Plágio 
O que é plágio? 
9
Serve como primeira versão das ações da pesquisa e constitui ponto de partida para a discussão entre orientador da pesquisa e orientado.
Colaborar para o sentido da investigação, reflexão, delimitação e tomada de decisão da pesquisa.
 
Qual é a importância do pré-projeto? 
Órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. Torna públicas a homologação e a publicação das Normas Brasileiras.
Como a ABNT influencia o trabalho científico? 
 Com a formatação e a padronização em regra ABNT agrega valor e reconhecimento técnico ao trabalho.
O que é a ABNT e como influencia o trabalho científico? 
11
 Ela pode ser uma transcrição ou paráfrase, direta ou indireta, de fonte escrita ou oral e devem ser escritas no texto entre aspas
 Citação é a menção, no texto, de uma informação obtida de outra fonte.
As citações fundamentam e embasam as ideias e o raciocínio do autor do trabalho . Além disso, são importantes, pois denotam pesquisa, reflexão e ética por parte do autor.
O que são citações e qual a importância de utilizá-las em um projeto integrador? 
O que são citações e qual a importância de utilizá-las em um projeto integrador? 
13
“O pensar interdisciplinar parte da premissa de que nenhuma forma de conhecimento é em si mesma exaustiva. Tenta, pois, o diálogo com outras fontes do saber, deixando-se irrigar por elas”.
Fazenda (1993)
Como a interdisciplinaridade pode auxiliar na construção de um projeto integrador? 
Duas ou mais disciplinas contribuindo de uma forma específica na construção de um saber.
Não é multidisciplinaridade (várias disciplinas trabalhando o mesmo tema), mas tem como características a integração, diálogos e contrapontos entre as disciplinas para melhor compreensão de processos, fenômenos e acontecimentos.
Integrar e promover entre as disciplinas a articulação de conhecimentos no semestre letivo trabalhado.
“O objetivo da interdisciplinaridade é o de “promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade, ao mesmo tempo resgatando a centralidade do homem na realidade e na produção do conhecimento, de modo a permitir ao mesmo tempo uma melhor compreensão da realidade e do homem como o ser determinante e determinado”.
LUCK (1994)
O que é interdisciplinaridade e como pode auxiliar na construção de um projeto integrador? 
14

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais