Buscar

Atividade final

Prévia do material em texto

Universidade Santa Celicia
 ( nome da galera que eu não sei de todos )
 ATIVIDADE: 
 De acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula e no estudo da literatura acadêmica indicada, localize e demonstre as diferentes Variações Morfofuncionais dos Epitélios de Revestimentos. Utilizando os Atlas de Histologia e os Microscópios Virtuais, exemplifique as principais variações morfofuncionais dos epitélios de revestimento 
 
Atividade:
Demonstrar as Variações Morfofuncionais dos Epitélios de Revestimentos utilizando as imagens obtidas do Microscópio Virtual .
O tecido epitelial de revestimento é responsável pelo revestimento interno e externo dos animais,e suas funções são: Proteção e revestimento (pele); Secreção (estômago); Secreção e absorção (intestino),Impermeabilização (bexiga urinária).
1. Das características dos epitélios de revestimento.
Suas células são muito próximas (justaposta), com pouco matriz (material extracelular) entre elas. São unidas de forma bem organizada e não possui vasos (avascular). Alta capacidade de renovação (mitose) e regeneração. Sua nutrição e oxigenação são realizadas por difusão através da lâmina basal.
2. Das classificações quanto ao formato das células temos:
 
2.1. Colunar ou cilíndrica (Núcleo elíptico) 
2.2. Cubica (Núcleo esférico)
2.3. Pavimentosa (núcleo Elíptico)
estiramento provocado pela dilatação do órgão. Ex.: Bexiga )
 Para diferenciarmos as células cilíndricas das pavimentosas utilizamos a posição do núcleo em relação da lamina basal. 
3. Das classificações quanto ao número de camadas: 
3.1 Simples (são formados por uma única camada de células)
3.2 Estratificado (são formados por duas ou mais camadas de células 
3.3 Pseudo-Estratificado (são formados por uma única camada de células, mas possui . células de com alturas diferentes, com núcleos organizados de tal forma dando a . impressão de ser estratificado, porém todas entram em contato com a lamina 
4. Das formações classificatorias possiveis temos
4.1 Cilíndrica Simples:
 
E composto por uma única camada de células que apresentam núcleo elíptico. Encontra-se em órgãos com grande absolvição de nutrientes tais como o intestino delgado.
Representado a seguir pela seta preta: 
4.2 Cilíndrico Simples Ciliado: 
Presente no aparelho genital feminino, apresenta núcleo elíptico e apenas uma camada de célula. Auxilia para que o ovócito chegue até o útero 
4.3 Cilíndrica Estratificada:
Apresenta varias camadas de células com núcleo elíptico. Presente no revestimento da conjuntiva ocular. 
4.4 Cilíndrica Pseudo-estratificada cilicado
Tambem apresentando núcleo elíptico e cílios o nome deve se a falsa sensação e que são diversas camadas de células, porém trata se de um epitélio simples pois toas as suas células entram em contato com a lamina basal. Presente nas vias aéreas.
 
4. 5 Cubica Simplies:
Apresenta apenas uma camada de células com núcleos esféricos. Presente por exemplo, nos rins. 
4.6 Cubico estratificada:
Apresenta células de núcleo esférico geralmente em duas ou três camadas. Presente no revestimento de canais excretores das glândulas exócrinas, como as salivares.
4.7 Pavimentosa simples:
Formado por células achatadas de formato irregular e núcleo elíptico, constituindo uma superfície continua comparada a um “pavimento “. É encontrado em superfícies transportadoras ( gases, e líquidos ) como a superfície pulmonar ( pleura ) e capilares sanguíneos.
Reveste também o coração ( pericárdio ), e as vísceras ( peritônio ) neste caso comumente conhecido como mesotelio 
4.8 Pavimentoso estratificado:
 Diversas camadas de células com núcleos elípticos. Neste tecido as células basais sofrem divisões mitóticas regulares dando origem a uma sucessão de células que são empurradas para a superfície. Neste processo as células sofrem degeneração e escamação e são substituídas pelas células subsequentes. Este epitélio constitui o revestimento da cavidade oral, faringe esôfago, canal anal e vaginal, ou lugares sujeitos a abrasão mecânica. 
 
Pavimentoso estratificado quetatinizado : 
Contitui a parte mais grossa da pele, e é adaptado a abrasão e dissecação. Sofrem um processo de queratinização formando uma camada superficial de queratina ( proteína fibrosa ) e dos resquícios das células degeneradas. Apresenta núcleo elíptico e diversas camadas de células. 
4.9 Transição:
Presente quase que unicamente nas vias urinarias dos mamíferos, é um epitélio que se adapta ao tamanho exigido pela elasticidade do órgão tal como a bexiga. No órgão distendido o epitélio aparece com uma ou três camadas celulares assim como no cubico estratificado quando vazio, parece ter 4 ou 5 camadas como no pavimentoso estratificado.
Fontes: 
- Apostila de Biologia USP, disponível em: http://biologia.ifsc.usp.br/bio1/apostila/bio1_parte_02.pdf
- Programa microscópio virtual desenvolvido por acadêmicos dos cursos de Medicina e Ciência da Computação, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Cascavel, disponível em:
 http://projetos.unioeste.br/projetos/microscopio/
- Atlas digital de Histologia Basiica; Fábio Goulart de Andrade; Osny Ferrari; 1ª Edição - Londrina – 2014. Disponível em :
http://www.uel.br/ccb/histologia/portal/pages/arquivos/Atlas%20Digital%20de%20Histologia%20Basica.pdf
- Microscopio Virtual “histologyguide” disponível em:
http://www.histologyguide.com/index.html

Continue navegando