Buscar

CORRENTES PEDAGÓGICAS LIBERAIS AULA 3 DIDÁTICA

Prévia do material em texto

CORRENTES PEDAGÓGICAS LIBERAIS – AULA 3 DIDÁTICA
		O professor exerce o papel de orientador e facilitador da aprendizagem. É responsável por incentivar, organizar e coordenar situações de aprendizagem, adaptando suas ações às características individuais dos alunos. Estas características referem-se a pedagogia:
	
	
	
	Renovada ou escola nova 
	
	
	Libertária
	
	
	Critico Social dos Conteúdos 
	
	
	Progressista 
	
	
	Tradicional 
	
Explicação: 
O enunciado da questão deixa claro, que se trata das tendências pedagógicas liberais que se dividem em tradicional, escola nova e tecnicismo.
Nessa tendência o professor,  acompanha o ritmo cognitivo do aluno, volta-se para as potencialidades e as lacunas cognitivas. Lembrando que se enfatiza o aluno, seu ritmo e recebe influências da psicologia
Pela colocação a respeito do papel do professor, não resta dúvida de que essas características se referem a tendência Renovada ou escola nova.   
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Leia as afirmações abaixo sobre o movimento da Escola Nova e sua proposta Didática e coloque V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa correta:
( ) John Dewey foi o principal representante do movimento escolanovista.
( ) A pedagogia de Dewey trouxe aspectos inovadores, diferenciando-se da pedagogia tradicional e superando-a.
( ) Dewey difundiu, em sua proposta, a necessidade de a escola criar condições e meios para estimular o pensamento e a reflexão dos alunos.
( ) A Didática na Escola Nova propõe o uso de métodos ativos: pesquisa, projetos, experimentações, trabalhos individuais, trabalhos em grupo, atividades cooperativas, aprender fazendo.
	
	
	
	F, V, V, F,
	
	
	V, V, F, F 
	
	
	V, V, F, V,
	
	
	Todas verdadeiras.
	
	
	F, F, F, V,
	
Explicação: 
John Dewey foi o principal representante do movimento escolanovista. A pedagogia de Dewey trouxe aspectos inovadores, difundiu, em sua proposta, a necessidade de a escola criar condições e meios para estimular a educação para a ação, o aprender fazendo. A Didática na Escola Nova propõe o uso de métodos ativos: pesquisa, projetos, experimentações, trabalhos individuais, trabalhos em grupo, atividades cooperativas, entre outras.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Marque a palavra-chave que caracteriza a didática tradicional:
	
	
	
	relações horizontais
	
	
	conteúdo-forma
	
	
	pensamento crítico
	
	
	ensino sistematizado 
	
	
	exercício da práxis
	
Explicação: 
Ensino sistematizado, metódico, quando o professor comete exageros pela sistematização no quadro, seguindo um roteiro e o conteúdo tem caráter de finalização.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		1 - A crítica ao paradigma tradicional começa a ser mais forte nos anos de 1950 e primeira metade da década de 1960, realizado à luz da perspectiva escolanovista. Educadores brasileiros como Anísio Teixeira e Lourenço Filho, influenciados pelo pensamento de John Dewey, dão uma grande contribuição à "desestabilização" de conceitos defendidos pelo paradigma tradicional de ensino, propunham novos princípios para o ensino - aprendizagem. Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e ( F ) para as falsas.
A - ( ) Na pedagogia tradicional, o educando recebe passivamente os conhecimentos, tornando-se um depósito de Informações fornecidas pelo educador.
B - ( ) Na escola nova, o educando passa a ser o centro do processo de ensino, configura-se como ser em desenvolvimento bio - psico - social, que necessita ter respeitada sua Individualidade.
C - Na escola nova,  o educando é o objeto a ser moldado deve se submeter ao ensino do educador, assimilando e reproduzindo o conhecimento dado.
D - ( ) Na pedagogia tradicional, o professor passa a ser o orientador da aprendizagem, a ele cabe estimular, facilitar, criar condição para que a aprendizagem do aluno ocorra.
E - ( ) O foco principal da escola nova é na resolução de exercícios e na memorização de fórmulas e conceitos.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:
	
	
	
	V . V . F . F . F
	
	
	V . V . F . F . V 
	
	
	F . V . F . V . F 
	
	
	V . F . V . V . F
	
	
	V . F . F . V . F 
	
Explicação: 
A crítica ao paradigma tradicional começa a ser mais forte nos anos de 1950 e primeira metade da década de 1960, realizado à luz da perspectiva escolanovista. Educadores brasileiros como Anísio Teixeira e Lourenço Filho, influenciados pelo pensamento de John Dewey, dão uma grande contribuição à "desestabilização" de conceitos defendidos pelo paradigma tradicional de ensino, propunham novos princípios para o ensino - aprendizagem. Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e ( F ) para as falsas.
A - ( ) Na pedagogia tradicional, o educando recebe passivamente os conhecimentos, tornando-se um depósito de Informações fornecidas pelo educador. VERDADEIRO, O ALUNO É SUJEITO PASSIVO POIS APENAS OUVE E ANOTA O QUE O PROFESSOR DITA, DISSERTA
B - ( ) Na escola nova, o educando passa a ser o centro do processo de ensino, configura-se como ser em desenvolvimento bio - psico - social, que necessita ter respeitada sua Individualidade.VERDADEIRO, O ALUNO É O CENTRO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, DIFERENTE DO MODELO TRADICIONAL EM QUE O PROFESSOR É O CENTRO
C - Na escola nova,  o educando é o objeto a ser moldado deve se submeter ao ensino do educador, assimilando e reproduzindo o conhecimento dado. FALSO, O EDUCANDO NÃO É MOLDADO, CONFORME NO MODELO TRADICIONAL, TECNICISTA QUE ENCONTRA FUNDAMENTO NA TEORIA COMPORTAMENTAL , BEHAVIORISMO
D - ( ) Na pedagogia tradicional, o professor passa a ser o orientador da aprendizagem, a ele cabe estimular, facilitar, criar condição para que a aprendizagem do aluno ocorra. FALSO,O PROFESSOR É QUEM DETERMINA O CONTEÚDO  COMO VERDADE ABSOLUTA
E - ( ) O foco principal da escola nova é na resolução de exercícios e na memorização de fórmulas e conceitos FALSO, REPETIÇÃO E MEMORIZAÇÃO É NA PRÁTICA TRADICIONAL DE ENSINO.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A escola fundamentada na pedagogia tradicional tem como função:
	
	
	
	A constatação do fenômeno pelo aluno na prática e a articulação com a teoria, de modo que o aluno gradativamente passe do raciocínio concreto para o abstrato
	
	
	A administração de conflitos entre os diversos sujeitos educativos para que eles desenvolvam o senso de cidadania, cumprindo seus deveres e lutando por seus direitos
	
	
	A conscientização dos alunos acerca dos fatos, o desvelamento da realidade e a transformação da sociedade
	
	
	O desenvolvimento moral e intelectual do aluno a partir da transmissão da cultura acumulada passada de geração para geração
	
	
	A formação crítica dos alunos para a cidadania, de modo que eles aprendam a confrontar escola e sociedade num movimento dialético
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A Pedagogia Tradicional surge no momento de consolidação do capitalismo, tendo como objetivo transmitir o conhecimento como verdade absoluta, cabendo ao aluno a memorização. O professor é tido como uma figura de autoridade, centro dos processos pedagógicos. A disciplina é utilizada como mecanismo de controle e garantia de que o conhecimento seja conseguido independente do interesse do aluno. Diante do exposto, podemos dizer que o professor:
	
	
	
	Determina o conteúdo a ser estudado
	
	
	Critica o conteúdo a ser estudado
	
	
	Dialoga sobre o conteúdo a ser estudado
	
	
	Problematiza o conteúdo a ser estudado
	
	
	Desmistifica o conteúdo a ser estudado
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Dois professores de uma mesma turma de 1º período conversam sobre suas atividades docentes: P1 - Você está conseguindo dar a matéria paraesta turma? P2 - Mais ou menos... Tenho passado os conteúdos, mas eles pegam pouco. P1 - Pois é! Tento ensinar, mas eles não guardam bem o que a gente passa. P2 - Eu explico bem, repito muito, até ficar alguma coisa na cabeça deles. 
	
	
	
	E) elaboração de conceitos significativos.
	
	
	D) transmissão e acumulação de conhecimentos.
	
	
	C) construção contextualizada de conhecimentos.
	
	
	A) articulação dos tópicos centrais das disciplinas
	
	
	B) transmissão de valores socialmente relevantes.
	
Explicação: 
Correta D: os docentes preocupam-se com a Transmissão e acumulação de conteúdos.
 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O professor é executor do planejamento elaborado pela coordenação, tendo como propósito assegurar comportamentos desejáveis, eliminando-se respostas inadequadas e substituindo-as por outras mais adequadas. Sua comunicação com os alunos se dá no sentido técnico, ou seja, a intenção é simplesmente transmitir conhecimentos de ordem técnica de maneira eficiente, para ensinar técnicas e moldar comportamentos, sendo o professor um instrutor que tem como objetivo controlar o aprendizado e comportamento dos alunos. Estas características referem-se a pedagogia:
	
	
	
	Tecnicista 
	
	
	Critico Social dos Conteúdos 
	
	
	Libertadora 
	
	
	Cognitivista 
	
	
	Libertária
	
Explicação: 
Tecnicista que encontra fundamento na teoria comportamental , behaviorismo de Skinner.

Continue navegando