Buscar

SIMULADO AV1 PROCESSO PENAL 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO PROCESSUAL PENAL II   
	Aluno(a): TIAGO DA SILVA ROSA BARBOSA
	Matrícula: 201602505888
	Acertos: 2,0 de 2,0
	Início: 08/03/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201603678273)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Ano: 2017Banca: CESPEÓrgão: MPE-RRProva: Promotor de Justiça Substituto) O não cumprimento de procedimento previsto em lei pode gerar múltiplas nulidades, além de ofensas ao devido processo legal. A respeito desse assunto, assinale a opção correta de acordo com o entendimento dos tribunais superiores.
		
	
	O acesso do MP a recibos e comprovantes de depósitos bancários entregues espontaneamente pela ex-companheira do investigado, que tiverem sido voluntariamente deixados sob a guarda dela pelo próprio investigado, é considerado meio de prova nulo.
	
	A gravação ambiental realizada por um dos interlocutores, sem o consentimento do outro e sem prévia autorização judicial, é ilícita e, por isso, acarreta nulidade da prova.
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	A técnica de depoimento sem dano nos crimes sexuais contra criança e adolescente configura-se vedada no ordenamento brasileiro, por trazer cerceamento de defesa, devido ao fato de o defensor não poder fazer a inquirição direta da testemunha.
	 
	A oitiva de policiais de forma antecipada, sob a alegação de que a atuação frequente em situações semelhantes leva ao esquecimento de fatos específicos, não configura constrangimento ilegal.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603186464)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Com base no CPP, assinale a opção correta acerca da sentença penal.
		
	
	Da sentença obscura, ambígua, contraditória ou omissa caberão embargos de declaração, no prazo de cinco dias, a serem interpostos perante o tribunal competente.
	 
	O juiz, sem modificar a descrição do fato contida na denúncia ou queixa, pode atribuir-lhe definição jurídica diversa, ainda que, em consequência, tenha de aplicar pena mais grave.
	
	Caso o MP promova o aditamento da denúncia ou queixa, por força de mutatio libelli, o juiz é obrigado a receber o aditamento, pois o MP é o titular da ação penal pública.
	
	Nos crimes de ação pública, o juiz pode proferir sentença condenatória, ainda que o MP tenha pedido a absolvição, mas não pode reconhecer agravantes que não tenham sido alegadas na denúncia, em face do princípio da congruência.
	
	Encerrada a instrução probatória, se entender cabível nova definição jurídica do fato, em consequência de prova existente nos autos de elemento ou circunstância da infração penal não contida na acusação, o juiz deve baixar os autos, para que o MP a adite no prazo de três dias.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603623892)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(XXII EXAME DE ORDEM UNIFICADO) Durante audiência de instrução e julgamento em processo em que é imputada a José a prática de um crime de roubo majorado pelo concurso de agentes, Laís e Lívia, testemunhas de acusação, divergem em suas declarações. Laís garante que presenciou o crime e que dois eram os autores do delito; já Lívia também diz que estava presente, mas afirma que José estava sozinho quando o crime foi cometido. A vítima não foi localizada para prestar depoimento. Diante dessa situação, poderá o advogado de José requerer
		
	
	E) nenhuma das assertivas anteriores.
	
	A) a realização de contradita das testemunhas.
	
	D) a suspensão do processo até a localização da vítima, para superar divergência.
	 
	B) a realização de acareação das testemunhas.
	
	C) a instauração de incidente de falsidade.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603545350)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Acerca da sentença penal, assinale a opção correta:
		
	
	Ocorrerá a mutatio libelli sem aditamento quando o juiz der ao fato definição jurídica diversa da que constar da denúncia, ainda que, em consequência, tenha que aplicar pena mais grave;
	
	Chama-se de sentença suicida a que não possui fundamentação;
	 
	Em crime de ação penal pública, o juiz poderá reconhecer agravantes na sentença, ainda que nenhuma agravante tenha sido alegada pelo MP.
	
	Prevalece na doutrina o entendimento de que o réu em nenhuma hipótese pode apelar da própria sentença absolutória;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603539258)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	CESPE - 2012 - DPE-SE - Defensor Público Paulo foi denunciado pela prática do crime de roubo por ter, em 20/8/2012, mediante grave ameaça, subtraído um colar de pérolas pertencente a Clara. Oferecida e recebida a denúncia e, estando o réu preso, foi determinada a sua citação na pessoa de seu advogado, e foi designada audiência de instrução e julgamento. O representante legal do acusado não apresentou resposta à acusação, tendo a DP sido nomeada para defender os interesses do réu, apresentado defesa preliminar escrita e arrolado dez testemunhas de defesa, entre elas, a mãe e a irmã do acusado. O juiz rejeitou a defesa preliminar apresentada pelo acusado e determinou a intimação das testemunhas arroladas pela acusação e pela defesa. Na data agendada para a audiência, compareceram o acusado e as testemunhas, tendo a vítima e as testemunhas arroladas pelo MP manifestado receio de depor na presença do réu, que foi retirado da sala de audiências. Após a oitiva de todas as testemunhas, determinou o juiz a oitiva de outras testemunhas mencionadas, residentes em outro estado da Federação. Encerrada a audiência, foi expedida carta precatória para a oitiva das testemunhas faltantes, não tendo o réu sido requisitado para comparecer ao ato, a despeito do protesto da defesa para tanto. Com base na situação hipotética acima apresentada, assinale a opção correta a respeito do procedimento adequado no processo penal.
		
	 
	Na fase de instrução, poderão ser inquiridas até oito testemunhas arroladas pela acusação e oito pela defesa, não estando compreendidas nesse número as que não prestem compromisso e as demais mencionadas.
	
	Conforme a jurisprudência do STJ, a designação de audiência de instrução e julgamento somente pode ocorrer após o exame da defesa apresentada pelo acusado, sob pena de nulidade absoluta.
	
	A ausência de requisição de Paulo, réu preso, para a oitiva de testemunhas em comarca diversa constitui nulidade absoluta; por isso, são nulos os depoimentos das referidas testemunhas, devendo ser renovado o ato processual deprecado.
	
	O momento adequado ao recebimento da denúncia se dá após o oferecimento da acusação e da apresentação de defesa preliminar. Logo, em razão de ter recebido a denúncia antes mesmo de possibilitar a Paulo a apresentação de resposta à acusação, a decisão que recebeu a exordial acusatória é eivada de nulidade.
	
	De acordo com o CPP, a citação do réu preso pode ocorrer na pessoa de seu advogado, quando regularmente constituído nos autos, não havendo, portanto, qualquer vício no ato citatório de Paulo.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201603555509)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Qual a natureza jurídica do ato judicial que determina a concessão de liberdade provisória em favor de reú preso?
		
	
	Decisão definitiva ou terminativa de mérito;
	
	Sentença de mérito;
	
	Decisão interlocutória mista terminativa.
	 
	Decisão interlocutória simples;
	
	Decisão interlocutória mista não-terminativa;
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201603555470)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A respeito da confissão, assinale a opção CORRETA:
		
	 
	Será divisível e o juiz poderá considerar apenas certas partes do que foi confessado;
	
	Tem valor absoluto e se sobrepõe aos demais elementos de prova existentes nos autos;
	
	Será irretratável após realizada pelo réu durante o interrogatório judicial e na presença do seu defensor.
	
	Será qualificada quando o réu se limita em admitir a prática do crime;
	
	Ficará caracterizada diante do silêncio do réu durante o seu interrogatório judicial;8a Questão (Ref.:201603550267)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Segundo a doutrina, independem de prova os fatos:
		
	
	Induvidosos e inúteis
	
	Ilegítimos e ilícitos
	
	Reconhecidos pelo acusado e ilegítimos
	
	Admitidos ou aceitos e incontroversos
	 
	Intuitivos (ou axiomáticos), notórios e inúteis
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201603168492)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Analise as seguintes proposições a respeito das testemunhas no processo penal: I. Rafael, padre de uma paróquia na cidade de São Paulo, mantém contato, no exercício de sua atividade religiosa, com uma determinada pessoa que lhe conta com detalhes, em função da fé no confessionário, que presenciou um delito de homicídio na porta da sua casa, praticado contra um vizinho. Rafael poderá figurar como testemunha, mas está proibido de prestar depoimento em juízo, salvo se quiser e for desobrigado pela parte interessada. II. O Presidente do Superior Tribunal de Justiça é arrolado como testemunha em um processo crime que tramita em uma das Varas Criminais da Comarca de São Paulo. Neste caso, ele será inquirido em local, dia e hora previamente ajustados com o juiz do processo, podendo optar, também, pela prestação de depoimento por escrito, caso em que as perguntas, formuladas pelas partes, lhes serão transmitidas por ofício. III. Em regular audiência de instrução e julgamento está sendo ouvida testemunha arrolada pela acusação. O juiz não poderá indeferir perguntas formuladas pelo advogado do réu, mesmo se não tiverem relação com o processo. Está correto o que consta SOMENTE em:
		
	
	I e II
	 
	I
	
	II
	
	II e III
	
	I e III
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201603168482)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Sobre as regras que disciplinam a produção da prova testemunhal no processo penal, é correto afirmar que:
		
	
	O depoimento será prestado oralmente, não sendo permitido à testemunha trazê-lo por escrito, vedando-se, também, qualquer consulta a apontamentos.
	
	A testemunha não poderá eximir-se da obrigação de depor. Poderão, entretanto, recusar-se a fazê-lo o ascendente ou descendente, o afim em linha reta, o cônjuge, ainda que desquitado, o irmão e o pai, a mãe, ou filho adotivo do ofendido, mesmo quando não for possível, por outro modo, obter-se ou integrar-se a prova do fato e de suas circunstâncias.
	
	O juiz não permitirá que a testemunha manifeste suas apreciações pessoais, mesmo quando inseparáveis da narrativa do fato.
	
	O juiz, mesmo quando considerar necessário, não poderá ouvir outras testemunhas, além das indicadas pelas partes.
	 
	Não será computada como testemunha a pessoa que nada souber que interesse à decisão da causa.

Outros materiais