Buscar

Estudo_de-Caso_A professora Olivia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A professora Olivia, considerando o geógrafo (castelar 2000,pg.30).Aprender a pensar o espaço, que significa criar condições para que a criança leia o espaço vivido. Compreender o lugar em que se vive, encaminha-nos a conhecer a história do lugar e assim, a procurar entender o que ali acontece.
Nos anos iniciais o ensino deve partir de processos históricos do cotidiano da criança em seu tempo e o espaço específico, mas sempre incluindo contextos históricos mais amplos. A professora poderá propor uma atividade com os alunos que envolva coleta de fotografias da escola, desde o inicio de sua fundação, em vários períodos de sua história, percebendo e fazendo anotações das mudanças e permanência pelas quais a escola passaram. Após, reunir os alunos para discutirem as questões como era a escola antes e após as mudanças.
História e Geografia são matérias de forma interdisciplinar e bem planejada se torna muito fácil. A professora poderá trabalhar a seguinte forma com os alunos: Leva-los até um campo em busca de fontes, documentários, onde os mesmos possam ler, compreender a realidade e posicionar-se, tornando indivíduos críticos, autônomos e comprometidos com as mudanças sociais. Podendo abordar como era no inicio no surgimento da escola, quando iniciou os seus trabalhos e os recursos utilizados, o ensino, espaço físico e a história da sociedade, como até mesmo as roupas que eram usadas naquela época, e juntos analisarem o que mudou para melhor, pior ou permaneceu. A professora pode propor também um passeio ao pátio, fazendo anotações ou os usando seus próprios celulares filmando ou tirando fotos e através desses apanhados conduzi-los a um trabalho de exposição, uma colagem temporal, sendo assim o aluno verá que pode desenvolver essa atividade conhecendo a sua localidade, espaço e o que há de importante em sua cidade. O professor pode ainda resgatar e estudar com os alunos o que eles aprenderam com essa proposta.
O professor deve estar atento ao desenvolvimento do aluno, e o professor deve ser o mediador do processo e ensino aprendizado e não um simples transmissor de conhecimento.

Outros materiais