Buscar

minitest gabarito

Prévia do material em texto

sInstituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis / UFRJ
Disciplina: Bioquímica A BMQ 121 – Enfermagem 2015-1
Professores: Claudio Masuda e Alessandra Catarina
 Miniteste
Nome:_________________________________________________________ DRE:______________ 
1 – A dipirona (ácido 1-fenil-2,3-dimetil-5-pirazolona-4-metilaminometanossulfônico) é um dos analgésicos e antitérmicos mais utilizados no Brasil respondendo por cerca de 30% de todo medicamento consumido para estas finalidades. A dipirona é um ácido fraco com um pKa = 3,77. Diga se a forma ácida (HA) ou básica (A-) da dipirona está mais concentrado quando:
pH = 9,77. Justifique.
HA H+ + A-
50% 50%
HA está menos concentrado do que A-.
pH = 2,77. Justifique.
HA H+ + A-
50% 50%
HA está mais concentrado do que A-.
Em qual dos pHs acima a dipirona será melhor dissolvida em água? Justifique.
pH 9,77. Neste pH a dipirona está mais na forma ionizada, sua forma mais polar, o que facilita a interação desta molécula com a água.
2 – O afogamento pode acontecer quando uma pessoa passa muito tempo imersa em água, sem que possa sair. Por mais que ela prenda a respiração, em um dado momento o controle respiratório vai fazer com que a pessoa respire mesmo que ela não queira e com isso ela acaba inspirando água. Explique o que faz com que o controle respiratório induza a respiração involuntária.
Quando a pessoa que está se afogando prende a respiração por muito tempo, isso faz com que aumente do CO2 no pulmão, aumente o CO2 diluído no sangue, mais Ácido Carbônico, então o H- e no íon de bicarbonato no sangue. O de H+ acumulado causa a acidose do sangue. O pH baixo e o aumento do CO2 no sangue ativa receptores no Bulbo ativando o Controle respiratório, que por sua vez induz o movimento dos músculos intercostais e do diafragma, induzindo a inspiração. Mas como a pessoa está submersa ao invés de ar a pessoa inspira água.

Continue navegando