Buscar

Pergunta 2 ANTROPOLOGIA

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	
	Qual das alternativas abaixo se refere melhor à hibridação cultural?
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Trata-se de uma quebra com os modelos das culturas tradicionais, marcada também pela fragmentação das identidades.
 
	Respostas:
	a. 
Trata-se da maneira mais eficiente de diminuir o custo de produção em massa através da excessiva qualificação dos trabalhadores.
 
	 
	b. 
Trata-se de uma quebra com os modelos das culturas tradicionais, marcada também pela fragmentação das identidades.
 
	 
	c. 
Trata-se do processo histórico de automação dos processos industriais do ramo têxtil.
 
	 
	d. 
Trata-se da forma como os direitos humanos fundamentais são estruturados no Oriente após a Guerra do Böers.
 
	 
	e. 
Trata-se da campanha internacional de inclusão de medidas ambientais e anti-nucleares para países como Irã e Coréia do Norte.
 
 
	Feedback da resposta:
	Diz o material referencial (Ebook, 2015, p. 14): “Por fim, a hibridação cultural está sempre presente na rotina de cada indivíduo e formando sempre novas identidades. Sendo um marco da sociedade globalizada, dotada de misturas, e variadas cores e estilos, formando o aspecto do homem moderno e pós-moderno, marcando uma quebra com o modelo das culturas tradicionais”.
 
 
 
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	
	“O processo de integração econômica, cultural, social e política, que atende às demandas do capitalismo contemporâneo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.” Estamos nos referindo a que fenômeno recente?
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Globalização.
 
	Respostas:
	a. 
Avanço tecnológico.
 
	 
	b. 
Terrorismo.
 
	 
	c. 
Modernidade.
 
	 
	d. 
Pós-Modernidade.
 
	 
	e. 
Globalização.
 
	Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 06): “Se antes da Revolução Industrial vivia-se em um universo de repetições e o homem via pouca mobilidade social, em que o modo de vida dos filhos era muito semelhante a dos seus bisavôs, agora um mundo de possibilidades se abria – e com ele novos conflitos e adaptações. As tecnologias ficaram ainda mais evidentes a partir da década de 1970, quando a informática se estabeleceu no cotidiano comum, expandindo as relações para outros tipos de vivências e sociabilidades. Cabe aqui ressaltar o conceito de globalização como sendo o processo de integração econômica, cultural, social e política, que atende às demandas do capitalismo contemporâneo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado. Veremos os seus desdobramentos adiante”.
 
 
 
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	
	Qual das alternativas abaixo melhor descreve a Antropologia Interpretativa predominante na década de 1960?
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Buscava a interpretação e a origem dos sentidos e significados.
 
	Respostas:
	a. 
Buscava a interpretação e a origem dos sentidos e significados.
 
	 
	b. 
Fase de flexibilidade hermenêutica na história da filosofia helênica.
 
	 
	c. 
Pensava a vida espiritual protestante como a porta de entrada para ceticismo antropográfico contemporâneo.
 
	 
	d. 
Compreendia as formas geométricas como parte das construções sócio-geográficas
 
	 
	e. 
Forma de análise ontológica do desenvolvimento craniométrico
 
	Feedback da resposta:
	Segundo o material referencial (EBOOK, 2015:07): “Na década de 1960, predominou a Antropologia Interpretativa, com abordagem hermenêutica, ou seja, em que se busca a interpretação, origem e a hierarquização dos sentidos e dos significados – com inspirações oriundas de Nietzsche e seu perspectivismo (quando o ponto de vista é alterável), a semiótica de Pierce (com a análise dos signos e de suas relações) e a Escola de Frankfurt (que propunha uma crítica do fazer científico e influenciou os interpretativistas a fazerem uma autocrítica), por exemplo. No fim da década de 1980 e início de 1990, se fixou a chamada Antropologia Pós-Moderna, com a preocupação de explicar a politização da relação observador-observado, ou seja, faz-se uma crítica dos paradigmas teóricos e da “autoridade etnográfica” do antropólogo”.
 
 
 
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	
	“Karl Marx (1818-1883), um economista alemão que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da Sociologia e das demais Ciências Sociais, foi fundador da doutrina comunista moderna e tinha uma visão revolucionária.” Ele propôs a divisão da sociedade em 2 classes sociais. Quais seriam elas?
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Capitalistas e proletariado.
 
	Respostas:
	a. 
Capitalistas e proletariado.
 
	 
	b. 
Capitalistas e servos.
 
 
	 
	c. 
Burgueses e escravos.
 
	 
	d. 
Burgueses e proletariado.
 
	 
	e. 
Servos e escravos.
 
	Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 06): “Já Karl Marx (1818-1883), um economista alemão que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da Sociologia e das demais Ciências Sociais, foi fundador da doutrina comunista moderna e tinha uma visão revolucionária. Para ele, a sociedade estava dividida em duas classes: a dos capitalistas, ou seja, daqueles que detêm os meios de produção; e o proletariado, cuja única posse é a sua força de trabalho. Logo, as diferenças entre o capital e o trabalho geram uma sociedade dividida em classes. Os meios de produção se originam das relações de produção, o modo como os indivíduos se organizam para executar a atividade produtiva, o que impactam em desigualdades, dando origem à luta de classes”.
 
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	
	O fato de a cultura brasileira ter-se tornado híbrida desde o seu surgimento deveu-se a influência direta: 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Dos portugueses, que vieram para o Brasil imbuído do espírito de aventura sem querer fixar residência no Brasil, não traziam a família e acabavam por se miscigenar.
 
	Respostas:
	a. 
De indígenas e africanos, que se submetiam aos caprichos dos europeus.
 
	 
	b. 
Dos portugueses, que vieram para o Brasil imbuído do espírito de aventura sem querer fixar residência no Brasil, não traziam a família e acabavam por se miscigenar.
 
	 
	c. 
Dos negros, já que era com as negras que os homens brancos tinham filhos, apesar de não se casar com elas.
 
	 
	d. 
Dos índios, pois a ausência de mulheres brancas, o colonizador envolveu-se com as índias com que constituiu família.
 
	 
	e. 
De outros imigrantes que preferiram formar outra família aqui, a mandar buscar seu núcleo família no país de origem.
 
	Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 08): “O termo culturas híbridas refere-se ao limite entre o tradicional e o moderno, entre o elitista, o popular e o massivo. Trata-se de uma espécie de miscigenação entre diferentes culturas, ou seja, uma heterogeneidade cultural presente no cotidiano do mundo moderno. São originárias das trocas culturais neste contexto. É possível unir traços distintos de diferentes visões de mundo, formando uma nova cultura, novos signos, novos significados e identidades. Pode-se dizer que a Pós-Modernidade é constituída de culturas híbridas, e isso pode ser visto em diferentes momentos da globalização. Mas o que desencadeou o processo de hibridação moderna? Os meios de comunicação em massa, que transmitem influências entre os diferentes grupos. É imprescindível dizer que as culturas híbridas dependeram do desenvolvimento tecnológico e dos conhecimentos científicos atuais”.
 
 
 
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	
	“... possuía uma visão compreensiva da sociedade, foi um economista alemão e também é considerado um dosfundadores da Sociologia. Compreendia a sociedade pela perspectiva histórica, diferentemente dos positivistas. Em seu pensamento, [...] apresentou o conceito de ação social, ou seja, a ação é um comportamento humano e por ela os indivíduos se relacionam de modo subjetivo e determinado pelo comportamento do outro. O comportamento, nesse caso, precisa ter um significado ou sentido próprio, e esse sentido também se relaciona com o comportamento das demais pessoas com quem interage. Para estudar os fenômenos sociais, lançou alguns métodos que focam nas peculiaridades do objeto de estudo mais fielmente, o que ele chamou de tipo ideal – este possibilitaria a seleção da dimensão do objeto de análise e apresentaria essa dimensão de modo mais puro.” A que sociólogo estamos nos referindo? 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Max Weber.
 
	Respostas:
	a. 
Roque Laraia.
 
	 
	b. 
Max Weber.
 
	 
	c. 
Karl Marx.
 
	 
	d. 
Michel Foucault.
 
 
	 
	e. 
Émile Durkheim.
 
	Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 07): “Max Weber (1864-1920), que possuía uma visão compreensiva da sociedade, foi um economista alemão e também é considerado um dos fundadores da Sociologia. Compreendia a sociedade pela perspectiva histórica, diferentemente dos positivistas. Em seu pensamento, Weber apresentou o conceito de ação social, ou seja, a ação é um comportamento humano e por ela os indivíduos se relacionam de modo subjetivo e determinado pelo comportamento do outro. O comportamento, nesse caso, precisa ter um significado ou sentido próprio, e esse sentido também se relaciona com o comportamento das demais pessoas com quem interage. Para estudar os fenômenos sociais, lançou alguns métodos que focam nas peculiaridades do objeto de estudo mais fielmente, o que ele chamou de tipo ideal – este possibilitaria a seleção da dimensão do objeto de análise e apresentaria essa dimensão de modo mais puro”.
 
 
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	
	Vimos no material referencial que o fenômeno da industrialização (desde fins do século XVIII) modificou profundamente a vida de grande parte das pessoas. Pra compreender tal processo diferentes autores como o Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber propuseram diferentes visões para pensar as sociedades contemporâneas. Émile Durkheim ofereceu contribuições para o que vimos que é a "Visão Positivista", o que é esta visão?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Trata-se de uma visão dos fenômenos sociais a partir de uma análise empírica biologizante.
	Respostas:
	a. 
Trata-se de uma metodologia de pesquisa de campo para o estudo de sociedades indígenas do período pré-colombiano.
	 
	b. 
Trata-se de uma maneira positiva de ver o passado, considerado socialmente melhor estruturado que o presente.
	 
	c. 
Trata-se de uma análise sócio histórica de fenômenos que são essencialmente econômicos.  
	 
	d. 
Trata-se de uma visão dos fenômenos sociais a partir de uma análise empírica biologizante.
	 
	e. 
Trata-se de forma de interpretação das relações econômicas estabelecidas entre colônias e metrópoles.
	Feedback da resposta:
	De acordo com o material referencial "Émile Durkheim (1858-1917) é considerado o fundador da escola francesa de Sociologia e tinha uma visão positivista da sociedade. Buscou integrar o método empírico com a Sociologia, refletindo também nas demais ciências humanas. Para ele, a sociedade que funcionava como um corpo, e cada órgão tinha uma função de interdependência com os demais".
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	
	O Estruturalismo que dissociava a natureza e a Cultura e que busca compreender as inter-relações que dão origem ao significado que é produzido dentro de uma cultura teve como maior expoente o antropólogo:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Lévi-Strauss.
 
	Respostas:
	a. 
Lévi-Strauss.
 
	 
	b. 
Michel Foucault.
 
	 
	c. 
Malinowski.
 
	 
	d. 
Radcliffe-Brown.
 
	 
	e. 
Nietzsche.
 
	Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 07): “Já na década de 1930 predominou o Culturalismo Norte-Americano, com foco na identificação de padrões culturais, ou seja, estilos de cultura. Nos anos 1940, teve origem o Estruturalismo – o mesmo de Lévi-Strauss – que dissociava a natureza e a cultura. O Estruturalismo busca compreender as inter-relações que dão origem ao significado, que é produzido dentro de uma cultura. Uma cultura não pode ser explicada pela condição genética de seus membros nem pode ser vista de forma isolada: há elementos que se relacionam entre si e com um universo maior, ou seja, há indivíduos que possuem aspectos diferentes dos demais membros, mas pertencem a uma mesma cultura, bem como há indivíduos de outros grupos que compartilham elementos de uma cultura que não é a sua de origem”.
 
 
 
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	
	Diversas escolas antropológicas surgiram na virada do século XIX para o século XX. Sobre esse momento, observe as assertivas abaixo:
Surgiu nessa época, a necessidade de contestar a leitura cultural antropológica, privilegiando-se uma leitura biologizante, decorrente das teorias de Karl Marx.
Surgiu a chamada escola do Culturalismo Norte-Americano, que privilegiava a busca por padrões culturais ou, em outras palavras, estilos de cultura.
Surgiu nessa época a chamada escola Durheiminiana que defendia a leitura das sociedades a partir de sua distribuição de renda.
Estão corretas as assertivas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Apenas II
	Respostas:
	a. 
Apenas II
	 
	b. 
Apenas I
	 
	c. 
Apenas I e II
	 
	d. 
Apenas IIII
	 
	e. 
Apenas II e III
	Feedback da resposta:
	Apenas a assertiva II está correta. O Material Referencial define, entre as escolas antropológicas surgidas na virada do século XIX para o século XX, "o Culturalismo Norte-Americano, com foco na identificação de padrões culturais, ou seja, estilos de cultura".
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	
	Podemos definir _____[1]_____ como os aspecto social que impulsiona a economia e ____[2]____ como o aspecto social que otimiza o compartilhamento das informações. Os termos que melhor preenchem as lacunas [1] e [2], são:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Sociedade do Conhecimento e Sociedade da Informação
	Respostas:
	a. 
Sociedade do Conhecimento e Sociedade da Informação
	 
	b. 
Sociedade do Capitalismo e Sociedade da Informação
	 
	c. 
Sociedade Social Democrata e Sociedade Socialista
	 
	d. 
Sociedade do Consumo e Sociedade da Produção
	 
	e. 
Sociedade da Produção e Sociedade da Distribuição   
	Feedback da resposta:
	De acordo com o material referencial "Muitas pessoas ainda confundem o termo Sociedade do Conhecimento - que tem um aspecto mais amplo, sendo o propulsor econômico de uma sociedade - com Sociedade da Informação - que se refere a uma sociedade integrada por complexas redes de comunicação e de trocas de informação; é ela que otimizaria o compartilhamento das informações".
	
	
	
 1
Sereia
Membro avançado
Membros
 9
44 posts
Denunciar post
 
Postado Setembro3, 2016
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	
	A sociedade do conhecimento está intimamente ligada à Pós-Modernidade e trouxe uma série de mudanças na vida cotidiana. A que âmbitos da vida estamos nos referindo ao tratar dessas mudanças? 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Organização social, cultural, econômica e científica.           
 
	Respostas:
	a. 
Organização social, cultural, econômica e científica.           
 
	 
	b. 
Exclusivamente à organização cultural.
 
	 
	c. 
Exclusivamente à organização social.
 
	 
	d. 
Nenhum tipo de mudança ocorreu em decorrência da Pós-Modernidade.
 
	 
	e. 
Exclusivamente à organização científica.Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 08): “Em suma, a sociedade do conhecimento se refere ao tipo de organização social, cultural, econômica e científica, cujo termo advém das discussões sobre a Pós-Modernidade. Muitas pessoas ainda confundem o termo Sociedade do Conhecimento – que tem um aspecto mais amplo, sendo o propulsor econômico de uma sociedade – com Sociedade da Informação – que se refere a uma sociedade integrada por complexas redes de comunicação e de trocas de informação; é ela que otimizaria o compartilhamento das informações”.
 
 
 
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	
	“Karl Marx (1818-1883), um economista alemão que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da Sociologia e das demais Ciências Sociais, foi fundador da doutrina comunista moderna e tinha uma visão revolucionária.” Ele propôs a divisão da sociedade em 2 classes sociais. Quais seriam elas?
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Capitalistas e proletariado.
 
	Respostas:
	a. 
Capitalistas e proletariado.
 
	 
	b. 
Capitalistas e servos.
 
 
	 
	c. 
Burgueses e escravos.
 
	 
	d. 
Burgueses e proletariado.
 
	 
	e. 
Servos e escravos.
 
	Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 06): “Já Karl Marx (1818-1883), um economista alemão que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da Sociologia e das demais Ciências Sociais, foi fundador da doutrina comunista moderna e tinha uma visão revolucionária. Para ele, a sociedade estava dividida em duas classes: a dos capitalistas, ou seja, daqueles que detêm os meios de produção; e o proletariado, cuja única posse é a sua força de trabalho. Logo, as diferenças entre o capital e o trabalho geram uma sociedade dividida em classes. Os meios de produção se originam das relações de produção, o modo como os indivíduos se organizam para executar a atividade produtiva, o que impactam em desigualdades, dando origem à luta de classes”.
 
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	
	Diversas escolas antropológicas surgiram na virada do século XIX para o século XX. Sobre esse momento, observe as assertivas abaixo:
Surgiu nessa época, a necessidade de contestar a leitura cultural antropológica, privilegiando-se uma leitura biologizante, decorrente das teorias de Karl Marx.
Surgiu a chamada escola do Culturalismo Norte-Americano, que privilegiava a busca por padrões culturais ou, em outras palavras, estilos de cultura.
Surgiu nessa época a chamada escola Durheiminiana que defendia a leitura das sociedades a partir de sua distribuição de renda.
Estão corretas as assertivas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Apenas II
	Respostas:
	a. 
Apenas IIII
	 
	b. 
Apenas II
	 
	c. 
Apenas II e III
	 
	d. 
Apenas I
	 
	e. 
Apenas I e II
	Feedback da resposta:
	Apenas a assertiva II está correta. O Material Referencial define, entre as escolas antropológicas surgidas na virada do século XIX para o século XX, "o Culturalismo Norte-Americano, com foco na identificação de padrões culturais, ou seja, estilos de cultura".
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	
	Qual das alternativas abaixo se refere melhor à hibridação cultural?
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Trata-se de uma quebra com os modelos das culturas tradicionais, marcada também pela fragmentação das identidades.
 
	Respostas:
	a. 
Trata-se do processo histórico de automação dos processos industriais do ramo têxtil.
 
	 
	b. 
Trata-se da campanha internacional de inclusão de medidas ambientais e anti-nucleares para países como Irã e Coréia do Norte.
 
 
	 
	c. 
Trata-se da forma como os direitos humanos fundamentais são estruturados no Oriente após a Guerra do Böers.
 
	 
	d. 
Trata-se da maneira mais eficiente de diminuir o custo de produção em massa através da excessiva qualificação dos trabalhadores.
 
	 
	e. 
Trata-se de uma quebra com os modelos das culturas tradicionais, marcada também pela fragmentação das identidades.
 
	Feedback da resposta:
	Diz o material referencial (Ebook, 2015, p. 14): “Por fim, a hibridação cultural está sempre presente na rotina de cada indivíduo e formando sempre novas identidades. Sendo um marco da sociedade globalizada, dotada de misturas, e variadas cores e estilos, formando o aspecto do homem moderno e pós-moderno, marcando uma quebra com o modelo das culturas tradicionais”.
 
 
 
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	
	Chegarmos a uma definição de Sociedade do Conhecimento é uma tarefa árdua. No material referencial pudemos acompanhar a discussão sobre que é pós modernidade de acordo com diversos autores e autoras. Qual das alternativas abaixo sintetiza melhor essa discussão:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Sociedade do Conhecimento é aquela posterior à sociedade industrial moderno.
	Respostas:
	a. 
Sociedade do Conhecimento é aquela sociedade pré-industrial do fim do período medieval.
	 
	b. 
Sociedade do Conhecimento se refere a todo processo histórico ocorrido no período de colonização das Américas
	 
	c. 
Sociedade do Conhecimento era aquela dos gregos clássicos.
	 
	d. 
Sociedade do Conhecimento é aquela referente ao período de hibridização cultural helênico.   
	 
	e. 
Sociedade do Conhecimento é aquela posterior à sociedade industrial moderno.
	Feedback da resposta:
	De acordo com o material referencial "O termo sociedade do conhecimento se refere também a um período posterior à sociedade industrial moderna. Se antes a sociedade era impulsionada pela aquisição de matérias-primas e produção, atualmente vemos que frequentes mudanças, as inovações tecnológicas, o acesso ao conhecimento  e a globalização são como molas propulsoras".
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	
	“... possuía uma visão compreensiva da sociedade, foi um economista alemão e também é considerado um dos fundadores da Sociologia. Compreendia a sociedade pela perspectiva histórica, diferentemente dos positivistas. Em seu pensamento, [...] apresentou o conceito de ação social, ou seja, a ação é um comportamento humano e por ela os indivíduos se relacionam de modo subjetivo e determinado pelo comportamento do outro. O comportamento, nesse caso, precisa ter um significado ou sentido próprio, e esse sentido também se relaciona com o comportamento das demais pessoas com quem interage. Para estudar os fenômenos sociais, lançou alguns métodos que focam nas peculiaridades do objeto de estudo mais fielmente, o que ele chamou de tipo ideal – este possibilitaria a seleção da dimensão do objeto de análise e apresentaria essa dimensão de modo mais puro.” A que sociólogo estamos nos referindo? 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Max Weber.
 
	Respostas:
	a. 
Émile Durkheim.
 
	 
	b. 
Michel Foucault.
 
 
	 
	c. 
Karl Marx.
 
	 
	d. 
Max Weber.
 
	 
	e. 
Roque Laraia.
 
	Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 07): “Max Weber (1864-1920), que possuía uma visão compreensiva da sociedade, foi um economista alemão e também é considerado um dos fundadores da Sociologia. Compreendia a sociedade pela perspectiva histórica, diferentemente dos positivistas. Em seu pensamento, Weber apresentou o conceito de ação social, ou seja, a ação é um comportamento humano e por ela os indivíduos se relacionam de modo subjetivo e determinado pelo comportamento do outro. O comportamento, nesse caso, precisa ter um significado ou sentido próprio, e esse sentido também se relaciona com o comportamento das demais pessoas com quem interage. Para estudar os fenômenos sociais, lançou alguns métodos que focam nas peculiaridades do objeto de estudo mais fielmente, o que ele chamou de tipo ideal – este possibilitaria a seleção da dimensão do objeto de análise e apresentaria essa dimensãode modo mais puro”.
 
 
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	
	Vimos no material referencial que o fenômeno da industrialização (desde fins do século XVIII) modificou profundamente a vida de grande parte das pessoas. Pra compreender tal processo diferentes autores como o Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber propuseram diferentes visões para pensar as sociedades contemporâneas. Émile Durkheim ofereceu contribuições para o que vimos que é a "Visão Positivista", o que é esta visão?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Trata-se de uma visão dos fenômenos sociais a partir de uma análise empírica biologizante.
	Respostas:
	a. 
Trata-se de uma análise sócio histórica de fenômenos que são essencialmente econômicos.  
	 
	b. 
Trata-se de uma maneira positiva de ver o passado, considerado socialmente melhor estruturado que o presente.
	 
	c. 
Trata-se de uma metodologia de pesquisa de campo para o estudo de sociedades indígenas do período pré-colombiano.
	 
	d. 
Trata-se de forma de interpretação das relações econômicas estabelecidas entre colônias e metrópoles.
	 
	e. 
Trata-se de uma visão dos fenômenos sociais a partir de uma análise empírica biologizante.
	Feedback da resposta:
	De acordo com o material referencial "Émile Durkheim (1858-1917) é considerado o fundador da escola francesa de Sociologia e tinha uma visão positivista da sociedade. Buscou integrar o método empírico com a Sociologia, refletindo também nas demais ciências humanas. Para ele, a sociedade que funcionava como um corpo, e cada órgão tinha uma função de interdependência com os demais".
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	
	A leitura do material referencial nos ajudou a compreender algumas das mais importantes escolas antropológicas. Uma delas denominamos o Estruturalismo, que tem Claude Lévi-Strauss como um dos mais importantes teóricos. Observe as assertivas abaixo:
O Estruturalismo busca compreender comparativamente os significados que cada cultura atribui a determinados objetos ou comportamentos. Buscando, assim, encontrar similaridades nas estruturas de diferentes grupos humanos.
O Estruturalismo é decorrente das teorias psicossociais fundadas por Karl Marx e tem como propósito analisar as ações humanas dentro de uma lógica subjetiva e individual, no contexto da sociedade pós-industrial.
Max Weber foi o fundador da Escola Estruturalista Alemã que, por pressuposto, analisava os diferentes grupos sociais sob um prisma puramente econômico e eurocêntrico.
Estão corretas as assertivas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Apenas I
	Respostas:
	a. 
Apenas II e III
	 
	b. 
Apenas I
	 
	c. 
Apenas I e II
	 
	d. 
Apenas III
	 
	e. 
Apenas II
	Feedback da resposta:
	Apenas a assertiva I está correta, afirmação que podemos fazer, baseando-nos no Material Referencial. "O Estruturalismo busca compreender as inter-relações que dão origem ao significado, que é produzido dentro de uma cultura. Uma cultura não pode ser explicada pela condição genética de seus membros nem pode vista de forma isolada: há elementos que se relacionam entre si e com um universo maior, ou seja, há indivíduos que possuem aspectos diferentes dos demais membros, mas pertencem a uma mesma cultura, bem como há indivíduos de outros grupos que compartilham elementos de uma cultura que não é a sua de origem".
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	
	Vimos no material referencial o fenômeno da industrialização (desde fins do século XVIII) modificou profundamente a vida de grande parte das pessoas. Pra compreender tal processo diferentes autores como o Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber propuseram diferentes visões para pensar as sociedades contemporânea. Segundo Max Weber, o que é a "Visão Compreensiva da Sociedade".
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Segundo Weber, o conceito de ação social envolve um comportamento subjetivo determinado pelo comportamento do outro.    
	Respostas:
	a. 
Trata-se de um desdobramento das teorias de Émile Durkheim no tocante à economia de transição do feudalismo para o capitalismo.
	 
	b. 
É visão de mundo que se conflita com a positividade defendida por Émile Durkheim.
	 
	c. 
Trata-se da teoria de Karl Marx aplicada à leitura das regras jurídicas (leis) que regem as sociedades contemporâneas.S
	 
	d. 
Segundo Weber, não se devem em consideração as análises de Émile Durkheim e Karl Marx porque são de difícil compreensão.
	 
	e. 
Segundo Weber, o conceito de ação social envolve um comportamento subjetivo determinado pelo comportamento do outro.    
	Feedback da resposta:
	De acordo com o material referencial "Max Weber (1864-1920), que possuía uma visão compreensiva da sociedade (...) Compreendia a sociedade pela perspectiva histórica (...) Weber apresentou o conceito de ação social, ou seja, a ação é um comportamento humano e por ela os indivíduos se relacionam de modo subjetivo e determinado pelo comportamento do outro"
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	
	Sobre o mundo do trabalho na pós-modernidade, qual das alternativas abaixo está correta?
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
a pós-modernidade colocou o trabalho no centro essencial da vida de todos os indivíduos, inseridos na lógica do consumo.
 
	Respostas:
	a.
a modernidade envolveu processos de desvalorização das capacidades intelectuais daqueles responsáveis pela atualização e pela criação das tecnologias de diminuição de custo do produto final.
 
	 
	b. 
a pós-modernidade é um mito filosófico já desmentido por acadêmicos desde o ano 1940.
 
 
	 
	c. 
a antiguidade envolveu uma revolução filosófica centralizada na civilização greco-romana.
 
	 
	d. 
a pós-modernidade é o processo de encerramento do período medieval nas Américas.
 
	 
	e. 
a pós-modernidade colocou o trabalho no centro essencial da vida de todos os indivíduos, inseridos na lógica do consumo.
 
	Feedback da resposta:
	Segundo nosso material complementar (Ebook, 2015, p. 10): “No mundo do trabalho, a pós-modernidade trouxe uma nova configuração quanto às funções e aumentou consideravelmente a empregabilidade, sendo o trabalho parte essencial da vida em sociedade (muito mais do que em outros períodos históricos anteriores). Para Baudrillard (1995), a lógica do consumo se encerra na impossibilidade de que todos consumam, mas todos devem trabalhar. A felicidade e o bem-estar mensuráveis por objetos e sinais de conforto são ideais da sociedade do consumo. De Mais (2000) ainda caracteriza a Pós-Modernidade, quanto ao mundo de trabalho e produção, pela passagem da produção de bens para uma economia de serviços, o crescimento da classe dos profissionais e dos técnicos, o saber teórico supervalorizado e gerador de inovação, a gestão do desenvolvimento técnico, do conhecimento e da tecnologia e pela tecnologia intelectual”.
	
	
	
jhonpedra
Membro avançado
Membros
 9
60 posts
Denunciar post
 
Postado Setembro25, 2016
Pergunta 1
Vimos no nosso material referencial, que o conceito de pósmodernidade
constitui um desafio, pois ele não é estático. Levando em conta as leituras dessa
unidade, qual das assertivas abaixo estão de acordo com as características da
pósmodernidade?
I. Se processa em um contexto de grandes avanços tecnológicos e pela rapidez
da comunicação.
II. Se processa em ritmo lento com poucas diferenças cotidianas e entre
diferentes gerações dentro das famílias.
III. Se processa anterior à Revolução Industrial.
Resposta Selecionada:
e.
Apenas a I está correta.
Resposta Correta:
e.
Apenas a I está correta.
Feedback
da
resposta:
Segundo nosso material referencial (Ebook, 2015, p. 6): “Existem
diversas correntes teóricas sobre a pósmodernidade.
Saiba que
definir esse conceito e aquilo que o caracteriza é um desafio, pois
ele não é estático, ou seja, as mudanças são frequentese os
fenômenos se modificam mesmo antes de os compreendermos. Para
uma análise integral do conceito de pósmodernidade,
recorreremos a Hobsbawm (1977, p.222), o qual afirma que na Europa da
segunda metade do século XIX foi observado um grande avanço
tecnológico, desencadeando os novos moldes do capitalismo. 
vida urbana, o trabalho industrial, a aquisição de bens e outros
fatores modificaram a vida do homem ocidental. Se antes da
Revolução Industrial vivia-se
em um universo de repetições e o
homem via pouca mobilidade social, em que o modo de vida dos
filhos era muito semelhante a dos seus bisavôs, agora um mundo de
possibilidades se abria – e com ele novos conflitos e adaptações. As
tecnologias ficaram ainda mais evidentes a partir da década de
1970, quando a informática se estabeleceu no cotidiano comum,
expandindo as relações para outros tipos de vivências e
sociabilidades. Cabe aqui ressaltar o conceito de globalização como
sendo o processo de integração econômica, cultural, social e
política, que atende às demandas do capitalismo contemporâneo de
conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual
estiver saturado”.
Pergunta 2
Diversas escolas antropológicas surgiram na virada do século XIX para o século XX.
Sobre esse momento, observe as assertivas abaixo:
I. Surgiu nessa época, a necessidade de contestar a leitura cultural antropológica,
privilegiandose
uma leitura biologizante, decorrente das teorias de Karl Marx.
II. Surgiu a chamada escola do Culturalismo NorteAmericano,
que privilegiava a
busca por padrões culturais ou, em outras palavras, estilos de cultura.
III. Surgiu nessa época a chamada escola Durheiminiana que defendia a leitura das
sociedades a partir de sua distribuição de renda.
Estão corretas as assertivas:
Resposta Selecionada: d. Apenas II
Resposta Correta: d. Apenas II
Feedback
da
resposta:
Apenas a assertiva II está correta. O Material Referencial define, entre as
escolas antropológicas surgidas na virada do século XIX para o século XX,
"o Culturalismo NorteAmericano,
com foco na identificação de padrões
culturais, ou seja, estilos de cultura".
Pergunta 3
Deleuze em uma de suas obras discorreu: “[...] não existe sequer um
acontecimento, um fenômeno, uma palavra, nem um pensamento cujo sentido
não seja múltiplo”. A que conceito ele estava se referindo?
Resposta Selecionada: d. PósModernidade.
Resposta Correta: d. PósModernidade.
Feedback
da
resposta:
O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 08): “Como diria
Deleuze (1976, p. 3) “[...] não existe sequer um acontecimento, um
fenômeno, uma palavra, nem um pensamento cujo sentido não seja
múltiplo”. E o início na pósmodernidade,
tal como ainda é nos
nossos dias, foi plural e continua sendo de uma fluidez ainda a ser
entendida, baseada no consumo, na propaganda e na aparente
superficialidade: uma vida cada vez mais líquida, como diria
Bauman (2001)”.
Pergunta 4
Nosso material referencial nos mostrou que a ciência antropológica passou por muitas
mudanças no final do século XIX e início do século XX. Sobre essa quebra de paradigma
podemos afirmar:
Resposta
Selecionada:
d.
as pesquisas que buscavam entender “o selvagem”, a partir de culturas
distantes e diferentes da Europa, passam a também a querer compreender os
camponeses e trabalhadores industrial europeus.
Resposta
Correta:
d.
as pesquisas que buscavam entender “o selvagem”, a partir de culturas
distantes e diferentes da Europa, passam a também a querer compreender os
camponeses e trabalhadores industrial europeus.
Feedback
da
resposta:
Segundo o material referencial (EBOOK, 2015:06): “Antropologia,
que vivia uma quebra de paradigma nesse período – o selvagem
(como era concebido o indivíduo das culturas distantes e diferentes
do europeu) deu lugar ao homem do campo, logo substituído pelo
operário urbanoindustrial
– ainda tinha os moldes do evolucio nismo
do século XIX, mas o questionava e se encaminhava para a
Antropologia Cultural, na Inglaterra, e Social, nos Estados Unidos,
e para a Etnologia, na França (vistas a partir no início do século
XX). Nas décadas de 1920 e 1930, surgiu o Funcionalismo, cujos
teóricos que mais se destacaram foram Malinowski, RadcliffeBrown,
entre outros, e que viam que os valores sociais e culturais
transcendiam a biologização das relações sociais”.
Pergunta 5
Chegarmos a uma definição de Sociedade do Conhecimento é uma tarefa árdua. No
material referencial pudemos acompanhar a discussão sobre que é pós modernidade de
acordo com diversos autores e autoras. Qual das alternativas abaixo sintetiza melhor
essa discussão:
Resposta
Selecionada:
e.
Sociedade do Conhecimento é aquela posterior à sociedade
industrial moderno.
Resposta
Correta:
e.
Sociedade do Conhecimento é aquela posterior à sociedade
industrial moderno.
Feedback
da
De acordo com o material referencial "O termo sociedade do conhecimento
se refere também a um período posterior à sociedade industrial moderna.
resposta: Se antes a sociedade era impulsionada pela aquisição de matériasprimas
e produção, atualmente vemos que frequentes mudanças, as inovações
tecnológicas, o acesso ao conhecimento e a globalização são como
molas propulsoras".
Pergunta 6
De acordo com a leitura do material referencial, pudemos perceber que foi feita uma
discussão sobre o conceito de Sociedade do Conhecimento. Em termos de datas e
períodos, qual das alternativas abaixo se encaixa no momento do surgimento da
Sociedade do Conhecimento?
Resposta
Selecionada:
d.
Embora os muitos autores que pensem o conceito discordem em
muitos aspectos, podemos afirmar que se trata do período que se
iniciou no século XIX.
Resposta
Correta:
d.
Embora os muitos autores que pensem o conceito discordem em
muitos aspectos, podemos afirmar que se trata do período que se
iniciou no século XIX.
Feedback
da
resposta:
De acordo com o material referencial "Existem diversas correntes teóricas
sobre a pósmodernidade.
Saiba que definir esse conceito e aquilo que o
caracteriza é um desafio, pois ele não é estático, ou seja, as mudanças
são frequentes e os fenômenos se modificam mesmo antes de os
compreendermos (...) Para alguns teóricos, a pós modernidade é um
paradigma que abrange o período após o século XIX e a Revolução
Industrial e que não prevê a próxima etapa, o próximo momento histórico".
Pergunta 7
Ele “é considerado o fundador da escola francesa de Sociologia e ti nha
uma visão positivista da sociedade. Buscou integrar o método empírico com a
Sociologia, refletindo também nas demais ciências humanas. Para ele, a
sociedade era um organismo que funcionava como um corpo, e cada órgão
tinha uma função de interdependência com os demais.” A que sociólogo
estamos nos referindo?
Resposta Selecionada: d. Émile Durkheim.
Resposta Correta: d. Émile Durkheim.
Feedback
da
resposta:
O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 06): “Émile
Durkheim (18581917)
é considerado o fundador da escola francesa
de Sociologia e tinha uma visão positivista da sociedade. Buscou
integrar o método empírico com a Sociologia, refletindo também
nas demais ciências humanas. Para ele, a sociedade era um
organismo que funcionava como um corpo, e cada órgão tinha uma
função de interdependência com os demais”.
Pergunta 8
Sobre o mundo do trabalho na pósmodernidade,
qual das alternativas abaixo
está correta?
Resposta
Selecionada:
a.
a pósmodernidade
colocou o trabalho no centro essencial da
vida de todos os indivíduos, inseridos na lógica do consumo.
Resposta
Correta:
a.
a pósmodernidade
colocou o trabalho no centro essencial da
vida de todos os indivíduos, inseridos na lógica do consumo.
Feedback
da
resposta:
Segundo nosso material complementar (Ebook, 2015, p. 10): “No
mundo do trabalho, a pósmodernidade
trouxe uma nova
configuração quanto às funções e aumentou consideravelmente a
empregabilidade, sendo o trabalho parte essencial da vida em
sociedade (muito mais do queem outros períodos históricos
anteriores). Para Baudrillard (1995), a lógica do consumo se encerra
na impossibilidade de que todos consumam, mas todos devem
trabalhar. A felicidade e o bemestar
mensuráveis por objetos e
sinais de conforto são ideais da sociedade do consumo. De Mais
(2000) ainda caracteriza a PósModernidade,
quanto ao mundo de
trabalho e produção, pela passagem da produção de bens para uma
economia de serviços, o crescimento da classe dos profissionais e
dos técnicos, o saber teórico supervalorizado e gerador de inovação,
a gestão do desenvolvimento técnico, do conhecimento e da
tecnologia e pela tecnologia intelectual”.
Pergunta 9
Qual das alternativas abaixo melhor descreve a Antropologia Interpretativa
predominante na década de 1960?
Resposta
Selecionada:
b.
Buscava a interpretação e a origem dos sentidos e
significados.
Resposta Correta: b.
Buscava a interpretação e a origem dos sentidos e
significados.
Feedback
da
resposta:
Segundo o material referencial (EBOOK, 2015:07): “Na década de
1960, predominou a Antropologia Interpretativa, com abordagem
hermenêu tica, ou seja, em que se busca a interpretação, origem e a
hierarquização dos sentidos e dos significados – com inspirações
oriundas de Nietzsche e seu perspectivismo (quando o ponto de
vista é alterável), a semiótica de Pierce (com a análise dos signos e
de suas relações) e a Escola de Frankfurt (que propunha uma crítica
do fazer científico e influenciou os interpretativistas a fazerem uma
autocrítica), por exemplo. No fim da década de 1980 e início de
1990, se fixou a chamada Antropologia Pós Moderna,
com a
preocupação de explicar a politização da relação observador
observado, ou seja, faz-se
uma crítica dos paradigmas teóricos e da
“autoridade etnográfica” do antropólogo”.
Pergunta 10
O Estruturalismo que dissociava a natureza e a Cultura e que busca
compreender as interrelações
que dão origem ao significado que é produzido
dentro de uma cultura teve como maior expoente o antropólogo:
Resposta Selecionada: b. LéviStrauss.
Resposta Correta: b. LéviStrauss.
Feedback
da
resposta:
O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 07): “Já na década
de 1930 predominou o Culturalismo NorteAmericano,
com foco na
identificação de padrões culturais, ou seja, estilos de cultura. Nos
anos 1940, teve origem o Estruturalismo – o mesmo de LéviStrauss
– que dissociava a natureza e a cultura. O Estruturalismo busca
compreender as interrelações
que dão origem ao significado, que é
produzido dentro de uma cultura. Uma cultura não pode ser
explicada pela condição genética de seus membros nem pode ser
vista de forma isolada: há elementos que se relacionam entre si e
com um universo maior, ou seja, há indivíduos que possuem
aspectos diferentes dos demais membros, mas pertencem a uma
mesma cultura, bem como há indivíduos de outros grupos que
compartilham elementos de uma cultura que não é a sua de
origem”.
Juulyana
Membro
Membros
 1
13 posts
Denunciar post
 
Postado Outubro18, 2016
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Sobre o mundo do trabalho na pós-modernidade, qual das alternativas abaixo está correta?
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
a pós-modernidade colocou o trabalho no centro essencial da vida de todos os indivíduos, inseridos na lógica do consumo.
 
	Resposta Correta:
	c.
a pós-modernidade colocou o trabalho no centro essencial da vida de todos os indivíduos, inseridos na lógica do consumo.
 
	Feedback da resposta:
	Segundo nosso material complementar (Ebook, 2015, p. 10): “No mundo do trabalho, a pós-modernidade trouxe uma nova configuração quanto às funções e aumentou consideravelmente a empregabilidade, sendo o trabalho parte essencial da vida em sociedade (muito mais do que em outros períodos históricos anteriores). Para Baudrillard (1995), a lógica do consumo se encerra na impossibilidade de que todos consumam, mas todos devem trabalhar. A felicidade e o bem-estar mensuráveis por objetos e sinais de conforto são ideais da sociedade do consumo. De Mais (2000) ainda caracteriza a Pós-Modernidade, quanto ao mundo de trabalho e produção, pela passagem da produção de bens para uma economia de serviços, o crescimento da classe dos profissionais e dos técnicos, o saber teórico supervalorizado e gerador de inovação, a gestão do desenvolvimento técnico, do conhecimento e da tecnologia e pela tecnologia intelectual”.
 
 
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Qual das alternativas abaixo se refere melhor à hibridação cultural?
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
Trata-se de uma quebra com os modelos das culturas tradicionais, marcada também pela fragmentação das identidades.
 
	Resposta Correta:
	c.
Trata-se de uma quebra com os modelos das culturas tradicionais, marcada também pela fragmentação das identidades.
 
	Feedback da resposta:
	Diz o material referencial (Ebook, 2015, p. 14): “Por fim, a hibridação cultural está sempre presente na rotina de cada indivíduo e formando sempre novas identidades. Sendo um marco da sociedade globalizada, dotada de misturas, e variadas cores e estilos, formando o aspecto do homem moderno e pós-moderno, marcando uma quebra com o modelo das culturas tradicionais”.
 
 
 
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Vimos no material referencial o fenômeno da industrialização (desde fins do século XVIII) modificou profundamente a vida de grande parte das pessoas. Pra compreender tal processo diferentes autores como o Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber propuseram diferentes visões para pensar as sociedades contemporânea. Segundo Karl Marx o que é a "Visão revolucionária".
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
Trata-se de uma visão que pensa a sociedade industrial dividida em duas classes: os capitalistas, donos dos meios de produção, e o proletariado, que tem apenas a força de trabalho para vender.
	Resposta Correta:
	b.
Trata-se de uma visão que pensa a sociedade industrial dividida em duas classes: os capitalistas, donos dos meios de produção, e o proletariado, que tem apenas a força de trabalho para vender.
	Feedback da resposta:
	De acordo com o material referencial "Já Karl Marx (1818-1883), um economista alemão (...) foi fundador da doutrina comunista moderna e tinha visão revolucionária. Para ele, a sociedade estava dividida em duas classes: a dos capitalistas, ou seja, daqueles que detém os meios de produção; e o proletariado, cuja única posse é sua força de trabalho"
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Nosso material referencial nos mostrou que a ciência antropológica passou por muitas mudanças no final do século XIX e início do século XX. Sobre essa quebra de paradigma podemos afirmar:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
as pesquisas que buscavam entender “o selvagem”, a partir de culturas distantes e diferentes da Europa, passam a também a querer compreender os camponeses e trabalhadores industrial europeus.
 
	Resposta Correta:
	a.
as pesquisas que buscavam entender “o selvagem”, a partir de culturas distantes e diferentes da Europa, passam a também a querer compreender os camponeses e trabalhadores industrial europeus.
 
	Feedback da resposta:
	Segundo o material referencial (EBOOK, 2015:06): “Antropologia, que vivia uma quebra de paradigma nesse período – o selvagem (como era concebido o indivíduo das culturas distantes e diferentes do europeu) deu lugar ao homem do campo, logo substituído pelo operário urbano-industrial – ainda tinha os moldes do evolucionismo do século XIX, mas o questionava e se encaminhava para a Antropologia Cultural, na Inglaterra, e Social, nos Estados Unidos, e para a Etnologia, na França (vistas a partir no início do século XX). Nas décadas de 1920 e 1930, surgiu o Funcionalismo, cujos teóricos que mais se destacaram foram Malinowski, Radcliffe-Brown, entre outros, e que viam que os valoressociais e culturais transcendiam a biologização das relações sociais”.
 
 
 
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	“O processo de integração econômica, cultural, social e política, que atende às demandas do capitalismo contemporâneo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.” Estamos nos referindo a que fenômeno recente?
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
Globalização.
 
	Resposta Correta:
	b.
Globalização.
 
	Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 06): “Se antes da Revolução Industrial vivia-se em um universo de repetições e o homem via pouca mobilidade social, em que o modo de vida dos filhos era muito semelhante a dos seus bisavôs, agora um mundo de possibilidades se abria – e com ele novos conflitos e adaptações. As tecnologias ficaram ainda mais evidentes a partir da década de 1970, quando a informática se estabeleceu no cotidiano comum, expandindo as relações para outros tipos de vivências e sociabilidades. Cabe aqui ressaltar o conceito de globalização como sendo o processo de integração econômica, cultural, social e política, que atende às demandas do capitalismo contemporâneo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado. Veremos os seus desdobramentos adiante”.
 
 
 
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Qual das alternativas abaixo melhor descreve a Antropologia Pós-Moderna que surgiu no final dos anos 1980 e início dos anos 1990?
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
Preocupava-se em pensar a relação política na relação observador-observado, no sentido de se fazer uma crítica dos paradigmas teóricos e da “autoridade etnográfica” do antropólogo”.
 
	Resposta Correta:
	b.
Preocupava-se em pensar a relação política na relação observador-observado, no sentido de se fazer uma crítica dos paradigmas teóricos e da “autoridade etnográfica” do antropólogo”.
 
	Feedback da resposta:
	Segundo o material referencial (EBOOK, 2015:07): “No fim da década de 1980 e início de 1990, se fixou a chamada Antropologia Pós-Moderna, com a preocupação de explicar a politização da relação observador-observado, ou seja, faz-se uma crítica dos paradigmas teóricos e da “autoridade etnográfica” do antropólogo”.
 
 
 
	
	
	
Pergunta 7
0 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Qual das alternativas abaixo melhor descreve a Antropologia Interpretativa predominante na década de 1960?
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
Forma de análise ontológica do desenvolvimento craniométrico
 
	Resposta Correta:
	c.
Buscava a interpretação e a origem dos sentidos e significados.
 
	Feedback da resposta:
	Segundo o material referencial (EBOOK, 2015:07): “Na década de 1960, predominou a Antropologia Interpretativa, com abordagem hermenêutica, ou seja, em que se busca a interpretação, origem e a hierarquização dos sentidos e dos significados – com inspirações oriundas de Nietzsche e seu perspectivismo (quando o ponto de vista é alterável), a semiótica de Pierce (com a análise dos signos e de suas relações) e a Escola de Frankfurt (que propunha uma crítica do fazer científico e influenciou os interpretativistas a fazerem uma autocrítica), por exemplo. No fim da década de 1980 e início de 1990, se fixou a chamada Antropologia Pós-Moderna, com a preocupação de explicar a politização da relação observador-observado, ou seja, faz-se uma crítica dos paradigmas teóricos e da “autoridade etnográfica” do antropólogo”.
 
 
 
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	O processo de Globalização é bastante antigo no mundo, apesar da conceituação ser bem mais recente. Podemos dizer que a Globalização caracteriza-se pela integração econômica, cultural, social e política na lógica capitalista. Sabendo que a Cultura é dinâmica, considere a assertiva correta na relação com a Globalização.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
processo de Globalização reflete na Cultura e as trocas culturais dos diferentes grupos acaba por gerar um hibridismo, ressignificando e ressimbolizando elementos culturais dos grupos envolvidos.
 
	Resposta Correta:
	e.
processo de Globalização reflete na Cultura e as trocas culturais dos diferentes grupos acaba por gerar um hibridismo, ressignificando e ressimbolizando elementos culturais dos grupos envolvidos.
 
	Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 15): “A globalização tem impactos sem precedentes em quase todas as culturas atuais. Mesmos os povos mais distantes possuem expressividade e podem ser observados de muitas formas, ainda mais pelos novos meios de comunicação. A globalização promove as trocas culturais e as culturas híbridas, que podem ocorrer por assimilação simbólica ou pelo choque, pelas resistências entre culturas distintas. No caso das culturas tradicionais, a globalização pode oferecer ameaças, já que propõe a uniformização da cultura (monocultura global). É importante ressaltar que a globalização é um fenômeno arraigado ao modelo capitalista e que há uma hierarquização do espaço global, que se faz muitas vezes pelo modo como a mão de obra é disposta, pelo uso das tecnologias e demandas dos próprios segmentos etc., gerando infinitos problemas sociais”.
 
 
 
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	A imagem abaixo se refere a um fenômeno contemporâneo ligado ao surgimento de inúmeras narrativas que se sobrepõem à realidade. De que fenômeno estamos falando?
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
A sociedade da imagem
	Resposta Correta:
	a.
A sociedade da imagem
	Feedback da resposta:
	A ideia da imagem é mostrar a quantas novas narrativas estamos expostos coditianamente, dipondo "novas realidades sobre o real e a mídia incessante". Assim, a alternativa correta é a que traz o conceito de "socidade de imagem".
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	De acordo com nosso material referencial, qual o período no qual surgiu a antropologia funcionalista?
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
Os anos 1930
 
	Resposta Correta:
	b.
Os anos 1930
 
	Feedback da resposta:
	Segundo o material referencial (EBOOK, 2015:06): “Já na década de 1930 predominou o Culturalismo Norte-Americano, com foco na identificação de padrões culturais, ou seja, estilos de cultura. Nos anos 1940, teve origem o Estruturalismo – o mesmo de Lévi-Strauss – que dissociava a natureza e a cultura. O Estruturalismo busca compreender as inter-relações que dão origem ao significado, que é produzido dentro de uma cultura. Uma cultura não pode ser explicada pela condição genética de seus membros nem pode ser vista de forma isolada: há elementos que se relacionam entre si e com um universo maior, ou seja, há indivíduos que possuem aspectos diferentes dos demais membros, mas pertencem a uma mesma cultura, bem como há indivíduos de outros grupos que compartilham elementos de uma cultura que não é a sua de origem”.
 
 
 
	
	
	
Terça-feira, 18 de Outubro de 2016 16h33min21s BRST
Ma913jj
Jovem membro
Membros
 2
9 posts
Denunciar post
 
Postado Outubro21, 2016
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	A leitura do material referencial nos ajudou a compreender algumas das mais importantes escolas antropológicas. Uma delas denominamos o Estruturalismo, que tem Claude Lévi-Strauss como um dos mais importantes teóricos. Observe as assertivas abaixo:
O Estruturalismo busca compreender comparativamente os significados que cada cultura atribui a determinados objetos ou comportamentos. Buscando, assim, encontrar similaridades nas estruturas de diferentes grupos humanos.
O Estruturalismo é decorrente das teorias psicossociais fundadas por Karl Marx e tem como propósito analisar as ações humanas dentro de uma lógica subjetiva e individual, no contexto da sociedade pós-industrial.
MaxWeber foi o fundador da Escola Estruturalista Alemã que, por pressuposto, analisava os diferentes grupos sociais sob um prisma puramente econômico e eurocêntrico.
Estão corretas as assertivas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Apenas I
	Resposta Correta:
	a. 
Apenas I
	Feedback da resposta:
	Apenas a assertiva I está correta, afirmação que podemos fazer, baseando-nos no Material Referencial. "O Estruturalismo busca compreender as inter-relações que dão origem ao significado, que é produzido dentro de uma cultura. Uma cultura não pode ser explicada pela condição genética de seus membros nem pode vista de forma isolada: há elementos que se relacionam entre si e com um universo maior, ou seja, há indivíduos que possuem aspectos diferentes dos demais membros, mas pertencem a uma mesma cultura, bem como há indivíduos de outros grupos que compartilham elementos de uma cultura que não é a sua de origem".
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	O processo de Globalização é bastante antigo no mundo, apesar da conceituação ser bem mais recente. Podemos dizer que a Globalização caracteriza-se pela integração econômica, cultural, social e política na lógica capitalista. Sabendo que a Cultura é dinâmica, considere a assertiva correta na relação com a Globalização.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
processo de Globalização reflete na Cultura e as trocas culturais dos diferentes grupos acaba por gerar um hibridismo, ressignificando e ressimbolizando elementos culturais dos grupos envolvidos.
 
	Resposta Correta:
	d.
processo de Globalização reflete na Cultura e as trocas culturais dos diferentes grupos acaba por gerar um hibridismo, ressignificando e ressimbolizando elementos culturais dos grupos envolvidos.
 
	Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 15): “A globalização tem impactos sem precedentes em quase todas as culturas atuais. Mesmos os povos mais distantes possuem expressividade e podem ser observados de muitas formas, ainda mais pelos novos meios de comunicação. A globalização promove as trocas culturais e as culturas híbridas, que podem ocorrer por assimilação simbólica ou pelo choque, pelas resistências entre culturas distintas. No caso das culturas tradicionais, a globalização pode oferecer ameaças, já que propõe a uniformização da cultura (monocultura global). É importante ressaltar que a globalização é um fenômeno arraigado ao modelo capitalista e que há uma hierarquização do espaço global, que se faz muitas vezes pelo modo como a mão de obra é disposta, pelo uso das tecnologias e demandas dos próprios segmentos etc., gerando infinitos problemas sociais”.
 
 
 
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Nosso material referencial nos mostrou que a ciência antropológica passou por muitas mudanças no final do século XIX e início do século XX. Sobre essa quebra de paradigma podemos afirmar:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
as pesquisas que buscavam entender “o selvagem”, a partir de culturas distantes e diferentes da Europa, passam a também a querer compreender os camponeses e trabalhadores industrial europeus.
 
	Resposta Correta:
	b.
as pesquisas que buscavam entender “o selvagem”, a partir de culturas distantes e diferentes da Europa, passam a também a querer compreender os camponeses e trabalhadores industrial europeus.
 
	Feedback da resposta:
	Segundo o material referencial (EBOOK, 2015:06): “Antropologia, que vivia uma quebra de paradigma nesse período – o selvagem (como era concebido o indivíduo das culturas distantes e diferentes do europeu) deu lugar ao homem do campo, logo substituído pelo operário urbano-industrial – ainda tinha os moldes do evolucionismo do século XIX, mas o questionava e se encaminhava para a Antropologia Cultural, na Inglaterra, e Social, nos Estados Unidos, e para a Etnologia, na França (vistas a partir no início do século XX). Nas décadas de 1920 e 1930, surgiu o Funcionalismo, cujos teóricos que mais se destacaram foram Malinowski, Radcliffe-Brown, entre outros, e que viam que os valores sociais e culturais transcendiam a biologização das relações sociais”.
 
 
 
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	O Estruturalismo que dissociava a natureza e a Cultura e que busca compreender as inter-relações que dão origem ao significado que é produzido dentro de uma cultura teve como maior expoente o antropólogo:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Lévi-Strauss.
 
	Resposta Correta:
	c. 
Lévi-Strauss.
 
	Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 07): “Já na década de 1930 predominou o Culturalismo Norte-Americano, com foco na identificação de padrões culturais, ou seja, estilos de cultura. Nos anos 1940, teve origem o Estruturalismo – o mesmo de Lévi-Strauss – que dissociava a natureza e a cultura. O Estruturalismo busca compreender as inter-relações que dão origem ao significado, que é produzido dentro de uma cultura. Uma cultura não pode ser explicada pela condição genética de seus membros nem pode ser vista de forma isolada: há elementos que se relacionam entre si e com um universo maior, ou seja, há indivíduos que possuem aspectos diferentes dos demais membros, mas pertencem a uma mesma cultura, bem como há indivíduos de outros grupos que compartilham elementos de uma cultura que não é a sua de origem”.
 
 
 
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	O fato de a cultura brasileira ter-se tornado híbrida desde o seu surgimento deveu-se a influência direta: 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
Dos portugueses, que vieram para o Brasil imbuído do espírito de aventura sem querer fixar residência no Brasil, não traziam a família e acabavam por se miscigenar.
 
	Resposta Correta:
	a.
Dos portugueses, que vieram para o Brasil imbuído do espírito de aventura sem querer fixar residência no Brasil, não traziam a família e acabavam por se miscigenar.
 
	Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 08): “O termo culturas híbridas refere-se ao limite entre o tradicional e o moderno, entre o elitista, o popular e o massivo. Trata-se de uma espécie de miscigenação entre diferentes culturas, ou seja, uma heterogeneidade cultural presente no cotidiano do mundo moderno. São originárias das trocas culturais neste contexto. É possível unir traços distintos de diferentes visões de mundo, formando uma nova cultura, novos signos, novos significados e identidades. Pode-se dizer que a Pós-Modernidade é constituída de culturas híbridas, e isso pode ser visto em diferentes momentos da globalização. Mas o que desencadeou o processo de hibridação moderna? Os meios de comunicação em massa, que transmitem influências entre os diferentes grupos. É imprescindível dizer que as culturas híbridas dependeram do desenvolvimento tecnológico e dos conhecimentos científicos atuais”.
 
 
 
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Vimos no material referencial que o fenômeno da industrialização (desde fins do século XVIII) modificou profundamente a vida de grande parte das pessoas. Pra compreender tal processo diferentes autores como o Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber propuseram diferentes visões para pensar as sociedades contemporâneas. Émile Durkheim ofereceu contribuições para o que vimos que é a "Visão Positivista", o que é esta visão?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Trata-se de uma visão dos fenômenos sociais a partir de uma análise empírica biologizante.
	Resposta Correta:
	c. 
Trata-se de uma visão dos fenômenos sociais a partir de uma análise empírica biologizante.
	Feedback da resposta:
	De acordo com o material referencial "Émile Durkheim (1858-1917) é considerado o fundador da escola francesa de Sociologia e tinha uma visão positivista da sociedade. Buscou integrar o método empírico com a Sociologia, refletindotambém nas demais ciências humanas. Para ele, a sociedade que funcionava como um corpo, e cada órgão tinha uma função de interdependência com os demais".
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	O material referencial nos mostrou de que forma o fenômeno da industrialização modificou o cotidiano da vida de todos nós. Nesse contexto, qual das alternativas abaixo está correta quando se trata desse processo?
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
As formas de trabalho, de consumo e a tecnologia alteraram drasticamente a geografia das cidades
 
	Resposta Correta:
	c. 
As formas de trabalho, de consumo e a tecnologia alteraram drasticamente a geografia das cidades
 
	Feedback da resposta:
	Segundo o material referencial (EBOOK, 2015:06): “A industrialização modificou nosso cotidiano de tal modo que ainda se tenta mensurar seus efeitos na vida de uma grande parcela da população nos dias atuais. A preservação dos costumes, as relações pessoalizadas, os valores e tudo mais que se conhecia entrou rapidamente em uma espiral de contradições e mudanças. O trabalho tinha uma nova configuração, assim como o consumo, a tecnologia, os modos de produção e sustento, os meios de comunicação etc., redesenhando as cidades em grandes conglomerados urbanos de gente de todo o tipo. O progresso foi a palavra de ordem”.
 
 
 
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Qual das alternativas abaixo se refere melhor à hibridação cultural?
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Trata-se de uma quebra com os modelos das culturas tradicionais, marcada também pela fragmentação das identidades.
 
	Resposta Correta:
	a. 
Trata-se de uma quebra com os modelos das culturas tradicionais, marcada também pela fragmentação das identidades.
 
	Feedback da resposta:
	Diz o material referencial (Ebook, 2015, p. 14): “Por fim, a hibridação cultural está sempre presente na rotina de cada indivíduo e formando sempre novas identidades. Sendo um marco da sociedade globalizada, dotada de misturas, e variadas cores e estilos, formando o aspecto do homem moderno e pós-moderno, marcando uma quebra com o modelo das culturas tradicionais”.
 
 
 
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Podemos definir _____[1]_____ como os aspecto social que impulsiona a economia e ____[2]____ como o aspecto social que otimiza o compartilhamento das informações. Os termos que melhor preenchem as lacunas [1] e [2], são:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Sociedade do Conhecimento e Sociedade da Informação
	Resposta Correta:
	a. 
Sociedade do Conhecimento e Sociedade da Informação
	Feedback da resposta:
	De acordo com o material referencial "Muitas pessoas ainda confundem o termo Sociedade do Conhecimento - que tem um aspecto mais amplo, sendo o propulsor econômico de uma sociedade - com Sociedade da Informação - que se refere a uma sociedade integrada por complexas redes de comunicação e de trocas de informação; é ela que otimizaria o compartilhamento das informações".
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Nosso material referencial nos mostrou que a Pós-Modernidade e, em consequência, a Sociedade do Conhecimento, são fenômenos culturais. Qual das alternativas abaixo reflete melhor esses fenômenos culturais?
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
A cultura diz respeito a ideias e comportamentos de grupos humanos, mesmo no contexto de uma sociedade tão massiva e acelerada quanto a atual.
 
	Resposta Correta:
	e.
A cultura diz respeito a ideias e comportamentos de grupos humanos, mesmo no contexto de uma sociedade tão massiva e acelerada quanto a atual.
 
	Feedback da resposta:
	Segundo o material referencial (Ebook, 2015, p. 11): “A Pós-Modernidade e, consequentemente, a Sociedade do Conhecimento podem ser vistas como um fenômeno cultural, ou seja, é parte efetiva da experiência cultural, filosófica e política. Vê-se uma suposta estagnação ideológica e motivacional por parte do indivíduo, cada vez mais absorvido pelo cotidiano, pelo consumo, pela quantificação da vida – algo diferente da modernidade, período que o antecedeu (...) Cultura refere-se à herança social e total da Humanidade, incluindo os fenômenos ocorridos no último século. Dessa forma, a cultura é composta de um grande número de culturas, que caracterizam certo grupo de indivíduos. Refere-se a ideias, comportamentos ou simbolização de comportamento, incluindo a cultura material. Esta conceptualização de cultura aplica-se a qualquer agrupamento humano, mesmo na sociedade tão massiva e acelerada quanto a nossa – dinâmica e complexa, que possui nuances tão ricas e detalhes”.
 
 
 
	
	
	
homeminvisivel
Jovem membro
Membros
 3
4 posts
Denunciar post
 
Postado Outubro22, 2016
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	O fato de a cultura brasileira ter-se tornado híbrida desde o seu surgimento deveu-se a influência direta: 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
Dos portugueses, que vieram para o Brasil imbuído do espírito de aventura sem querer fixar residência no Brasil, não traziam a família e acabavam por se miscigenar.
 
	Resposta Correta:
	c.
Dos portugueses, que vieram para o Brasil imbuído do espírito de aventura sem querer fixar residência no Brasil, não traziam a família e acabavam por se miscigenar.
 
	Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 08): “O termo culturas híbridas refere-se ao limite entre o tradicional e o moderno, entre o elitista, o popular e o massivo. Trata-se de uma espécie de miscigenação entre diferentes culturas, ou seja, uma heterogeneidade cultural presente no cotidiano do mundo moderno. São originárias das trocas culturais neste contexto. É possível unir traços distintos de diferentes visões de mundo, formando uma nova cultura, novos signos, novos significados e identidades. Pode-se dizer que a Pós-Modernidade é constituída de culturas híbridas, e isso pode ser visto em diferentes momentos da globalização. Mas o que desencadeou o processo de hibridação moderna? Os meios de comunicação em massa, que transmitem influências entre os diferentes grupos. É imprescindível dizer que as culturas híbridas dependeram do desenvolvimento tecnológico e dos conhecimentos científicos atuais”.
 
 
 
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Podemos definir _____[1]_____ como os aspecto social que impulsiona a economia e ____[2]____ como o aspecto social que otimiza o compartilhamento das informações. Os termos que melhor preenchem as lacunas [1] e [2], são:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Sociedade do Conhecimento e Sociedade da Informação
	Resposta Correta:
	d. 
Sociedade do Conhecimento e Sociedade da Informação
	Feedback da resposta:
	De acordo com o material referencial "Muitas pessoas ainda confundem o termo Sociedade do Conhecimento - que tem um aspecto mais amplo, sendo o propulsor econômico de uma sociedade - com Sociedade da Informação - que se refere a uma sociedade integrada por complexas redes de comunicação e de trocas de informação; é ela que otimizaria o compartilhamento das informações".
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	O material referencial nos mostrou de que forma o fenômeno da industrialização modificou o cotidiano da vida de todos nós. Nesse contexto, qual das alternativas abaixo está correta quando se trata desse processo?
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
As formas de trabalho, de consumo e a tecnologia alteraram drasticamente a geografia das cidades
 
	Resposta Correta:
	a. 
As formas de trabalho, de consumo e a tecnologia alteraram drasticamente a geografia das cidades
 
	Feedback da resposta:
	Segundo o material referencial (EBOOK, 2015:06): “A industrialização modificou nosso cotidiano de tal modo que ainda se tenta mensurar seus efeitos na vida de umagrande parcela da população nos dias atuais. A preservação dos costumes, as relações pessoalizadas, os valores e tudo mais que se conhecia entrou rapidamente em uma espiral de contradições e mudanças. O trabalho tinha uma nova configuração, assim como o consumo, a tecnologia, os modos de produção e sustento, os meios de comunicação etc., redesenhando as cidades em grandes conglomerados urbanos de gente de todo o tipo. O progresso foi a palavra de ordem”.
 
 
 
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Qual das alternativas abaixo melhor descreve a Antropologia Pós-Moderna que surgiu no final dos anos 1980 e início dos anos 1990?
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
Preocupava-se em pensar a relação política na relação observador-observado, no sentido de se fazer uma crítica dos paradigmas teóricos e da “autoridade etnográfica” do antropólogo”.
 
	Resposta Correta:
	b.
Preocupava-se em pensar a relação política na relação observador-observado, no sentido de se fazer uma crítica dos paradigmas teóricos e da “autoridade etnográfica” do antropólogo”.
 
	Feedback da resposta:
	Segundo o material referencial (EBOOK, 2015:07): “No fim da década de 1980 e início de 1990, se fixou a chamada Antropologia Pós-Moderna, com a preocupação de explicar a politização da relação observador-observado, ou seja, faz-se uma crítica dos paradigmas teóricos e da “autoridade etnográfica” do antropólogo”.
 
 
 
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Deleuze em uma de suas obras discorreu: “[...] não existe sequer um acontecimento, um fenômeno, uma palavra, nem um pensamento cujo sentido não seja múltiplo”. A que conceito ele estava se referindo? 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Pós-Modernidade.
 
	Resposta Correta:
	b. 
Pós-Modernidade.
 
	Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 08): “Como diria Deleuze (1976, p. 3) “[...] não existe sequer um acontecimento, um fenômeno, uma palavra, nem um pensamento cujo seA leitura do material referencial nos ajudou a compreender algumas das mais importantes escolas antropológicas. Uma delas denominamos o Estruturalismo, que tem Claude Lévi-Strauss como um dos mais importantes teóricos. Observe as assertivas abaixo:ntido não seja múltiplo”. E o início na pós-modernidade, tal como ainda é nos nossos dias, foi plural e continua sendo de uma fluidez ainda a ser entendida, baseada no consumo, na propaganda e na aparente superficialidade: uma vida cada vez mais líquida, como diria Bauman (2001)”.
 
 
 
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Vimos no material referencial o fenômeno da industrialização (desde fins do século XVIII) modificou profundamente a vida de grande parte das pessoas. Pra compreender tal processo diferentes autores como o Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber propuseram diferentes visões para pensar as sociedades contemporânea. Segundo Max Weber, o que é a "Visão Compreensiva da Sociedade".
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Segundo Weber, o conceito de ação social envolve um comportamento subjetivo determinado pelo comportamento do outro.    
	Resposta Correta:
	e. 
Segundo Weber, o conceito de ação social envolve um comportamento subjetivo determinado pelo comportamento do outro.    
	Feedback da resposta:
	De acordo com o material referencial "Max Weber (1864-1920), que possuía uma visão compreensiva da sociedade (...) Compreendia a sociedade pela perspectiva histórica (...) Weber apresentou o conceito de ação social, ou seja, a ação é um comportamento humano e por ela os indivíduos se relacionam de modo subjetivo e determinado pelo comportamento do outro"
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	O Estruturalismo que dissociava a natureza e a Cultura e que busca compreender as inter-relações que dão origem ao significado que é produzido dentro de uma cultura teve como maior expoente o antropólogo:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Lévi-Strauss.
 
	Resposta Correta:
	c. 
Lévi-Strauss.
 
	Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 07): “Já na década de 1930 predominou o Culturalismo Norte-Americano, com foco na identificação de padrões culturais, ou seja, estilos de cultura. Nos anos 1940, teve origem o Estruturalismo – o mesmo de Lévi-Strauss – que dissociava a natureza e a cultura. O Estruturalismo busca compreender as inter-relações que dão origem ao significado, que é produzido dentro de uma cultura. Uma cultura não pode ser explicada pela condição genética de seus membros nem pode ser vista de forma isolada: há elementos que se relacionam entre si e com um universo maior, ou seja, há indivíduos que possuem aspectos diferentes dos demais membros, mas pertencem a uma mesma cultura, bem como há indivíduos de outros grupos que compartilham elementos de uma cultura que não é a sua de origem”.
 
 
 
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Vimos no material referencial que o fenômeno da industrialização (desde fins do século XVIII) modificou profundamente a vida de grande parte das pessoas. Pra compreender tal processo diferentes autores como o Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber propuseram diferentes visões para pensar as sociedades contemporâneas. Émile Durkheim ofereceu contribuições para o que vimos que é a "Visão Positivista", o que é esta visão?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Trata-se de uma visão dos fenômenos sociais a partir de uma análise empírica biologizante.
	Resposta Correta:
	c. 
Trata-se de uma visão dos fenômenos sociais a partir de uma análise empírica biologizante.
	Feedback da resposta:
	De acordo com o material referencial "Émile Durkheim (1858-1917) é considerado o fundador da escola francesa de Sociologia e tinha uma visão positivista da sociedade. Buscou integrar o método empírico com a Sociologia, refletindo também nas demais ciências humanas. Para ele, a sociedade que funcionava como um corpo, e cada órgão tinha uma função de interdependência com os demais".
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	O processo de Globalização é bastante antigo no mundo, apesar da conceituação ser bem mais recente. Podemos dizer que a Globalização caracteriza-se pela integração econômica, cultural, social e política na lógica capitalista. Sabendo que a Cultura é dinâmica, considere a assertiva correta na relação com a Globalização.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
processo de Globalização reflete na Cultura e as trocas culturais dos diferentes grupos acaba por gerar um hibridismo, ressignificando e ressimbolizando elementos culturais dos grupos envolvidos.
 
	Resposta Correta:
	a.
processo de Globalização reflete na Cultura e as trocas culturais dos diferentes grupos acaba por gerar um hibridismo, ressignificando e ressimbolizando elementos culturais dos grupos envolvidos.
 
	Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 15): “A globalização tem impactos sem precedentes em quase todas as culturas atuais. Mesmos os povos mais distantes possuem expressividade e podem ser observados de muitas formas, ainda mais pelos novos meios de comunicação. A globalização promove as trocas culturais e as culturas híbridas, que podem ocorrer por assimilação simbólica ou pelo choque, pelas resistências entre culturas distintas. No caso das culturas tradicionais, a globalização pode oferecer ameaças, já que propõe a uniformização da cultura (monocultura global). É importante ressaltar que a globalização é um fenômeno arraigado ao modelo capitalista e que há uma hierarquização do espaço global, que se faz muitas vezes pelo modo como a mão de obra é disposta, pelo uso das tecnologias e demandas dos próprios segmentos etc., gerando infinitos problemas sociais”.
 
 
 
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	 
	 
	 
	Nosso material referencial

Continue navegando