psicologia da comunicação
6 pág.

psicologia da comunicação


DisciplinaPsicologia da Comunicação482 materiais2.147 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Disciplina:
	Psicologia da Comunicação (FSM02)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:442928) ( peso.:1,50)
	Prova:
	10631538
	Nota da Prova:
	9,00
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os fenômenos individual e coletivo são alvos de investigação científica desde o século XX. O objetivo dos pesquisadores é evidenciar a interdependência entre os dois. Sobre esses fenômenos, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Possuem uma abordagem sistêmica.
	b)
	Comunicam-se com poucas áreas da ciência de forma integrada.
	c)
	São objetos de estudo apenas da Psicologia.
	d)
	Não têm relação com a Sociologia.
\ufffd
	2.
	A Representação Social (RS) é uma temática que já foi amplamente discutida. Sua origem se deu na década de 1960 em estudos no âmbito da sociologia e psicologia. Sobre os principais ícones da Teoria da Representação Social, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Moscovici e Piaget.
	b)
	Maiakov e Piaget.
	c)
	Sigmund Freud e Durkheim.
	d)
	Aristóteles e Platão.
\ufffd
	3.
	A relação entre os diversos aspectos do comportamento humano vem sendo estudada desde a Idade Média. Os processos investigativos foram desenvolvidos e aprimorados à medida que novas teorias surgiam. O Associacionismo de Ebbinghaus contou seus próprios erros e registrou os tempos de resposta em um de seus experimentos, relacionando o campo da aprendizagem ao campo da memória. Thorndike criou a lei do efeito, ou seja, a satisfação ou a consequência favorável é a chave para a formação de associações, que tendem a se repetir. Sobre o que os cientistas da teoria do associacionismo estudavam, analise as sentenças a seguir:
I- Como as pessoas aprendem.
II- Como os eventos e as ideias podem se associar na mente, propiciando a aprendizagem.
III- Como a repetição não auxilia no aprendizado.
IV- Como a recompensa pode gerar associações de aprendizado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	d)
	Somente a sentença I está correta.
\ufffd
	4.
	O estudo do comportamento baseia-se nas reações dos organismos aos estímulos externos. Desse modo, os estudiosos buscaram, através de estudos, reflexões e experimentos, a fim de moldar e controlar o comportamento humano. Skinner buscava através da razão explicar os fenômenos comportamentais. Com base no exposto, analise as seguintes sentenças:
I- A experiência de Skinner foi feita com um rato e uma caixa.
II- A barra, ao ser pressionada pelo rato, acionava um mecanismo camuflado que lhe permitia obter uma gotinha de água.
III- A iniciativa do rato em pressionar a barra pela primeira vez foi intencional.
IV- Com o experimento da caixa de Skinner, constatou-se a existência do comportamento operante, ou seja, os movimentos de um organismo têm efeito, direta ou indiretamente, no mundo ao seu redor.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
\ufffd
	5.
	A inserção da criança no ambiente escolar objetiva aumentar a carga de estímulos para a aprendizagem. Os indivíduos jovens no contexto humano possuem sensores muito ativos nas fases iniciais da vida. Isso possibilita a apreensão das informações no cérebro, portanto, a formação psicofísica dos seres humanos deve ocorrer de modo apropriado e cercado de cautela. Sobre as necessidades da criança em fase de crescimento, analise as opções a seguir:
I- Luta pela vida.
II- Independência.
III- Aperfeiçoamento.
IV- Segurança e autoestima.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As opções I e IV estão corretas.
	b)
	As opções I, II e III estão corretas.
	c)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	d)
	As opções I e III estão corretas.
\ufffd
	6.
	O funcionalismo tem origem nos Estados Unidos a partir dos estudos de W. James, sendo a primeira organização sistemática de conhecimentos voltados para a Psicologia. Nesse sentido, James buscou responder perguntas do tipo: o que fazem os homens? E por que o fazem? Sobre o funcionalismo, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Buscou investigar o funcionamento da consciência, no sentido de como o homem a utiliza para se adaptar ao meio.
	b)
	Priorizava o papel da percepção sensorial, as funções cerebrais e a aprendizagem no decorrer do desenvolvimento, analisando as relações entre a mente e os estímulos do mundo físico.
	c)
	Utilizou o método da introspecção ou percepção interior, tal como praticada no laboratório de Wundt, em Leipzig, seguindo condições experimentais estritas.
	d)
	Estava pautado na estrutura da mente, no estudo da consciência, contudo, a preocupação estava em analisar os aspectos estruturais do sistema nervoso central, que seriam os estados elementares da consciência.
\ufffd
	7.
	O conhecimento (senso) comum não significa ser menor ou menos importante do que outras formas de conhecimento. Suas significações vão além dessa compreensão reducionista, em que precisamos percebê-lo como um conhecimento genuíno, que por sua característica de estar ao alcance da compreensão de todos os sujeitos envolvidos, tem o poder de efetivar as mudanças sociais (MOSCOVICI, 1978). Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O conhecimento (senso) comum está presente em outras formas do conhecimento.
(    ) O conhecimento científico é absoluto, pois utiliza métodos rigorosos para sua constatação.
(    ) O conhecimento científico apropria-se do senso comum para dar significância às teorias.
(    ) O conhecimento (senso) comum também possui procedimentos metodológicos para sua comprovação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
	a)
	V - F - V - F.
	b)
	V - V - F - F.
	c)
	F - V - F - F.
	d)
	V - F - F - V.
\ufffd
	8.
	Na visão dos gestaltistas, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo. Para justificar essa postura, eles se baseavam na teoria do isomorfismo, que supunha uma unidade no universo, em que a parte está sempre relacionada ao todo. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	A Psicologia da Gestalt define a aprendizagem por meio de uma separação entre o todo e as partes, sendo possível estudar as partes de forma fragmentada, sem relacioná-las ao todo.
	b)
	O objetivo desta teoria é estudar como os seres vivos percebem as coisas, os objetos, as imagens e as sensações. Por isso, essa tendência pode ser definida como a Teoria da Percepção. Desse modo, busca compreender melhor a relação entre o homem e o mundo que o cerca.
	c)
	Essa perspectiva trouxe importantes contribuições para a psicologia científica, sendo que seu foco principal refere-se aos comportamentos específicos, observáveis e mensuráveis de um determinado indivíduo. Os estudos dessa abordagem são rigorosamente controlados com base no levantamento de dados comportamentais.
	d)
	Esta teoria, constituída por Freud, refere-se a uma teoria de personalidade de caráter clínico, ou seja, estuda o homem e se preocupa com as doenças que o atingem e as possíveis formas de cura.
\ufffd
	9.
	O objetivo da Teoria Gestalt, também chamada de teoria da percepção, é estudar como os seres vivos percebem as coisas, dentre elas, objetos, imagens e sensações. A psicologia da Gestalt trouxe inúmeros benefícios devido a sua nova maneira de buscar compreender melhor a relação entre o homem e o mundo que o cerca. Os estudiosos da Gestalt estavam interessados em entender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, na qual a percepção do estímulo