Buscar

Perguntas e Respostas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1Considerando a previsão legislativa acerca do empresário e o respectivo exercício regular da atividade empresarial, marque a alternativa INCORRETA: 
R Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços, inclusive aquele que exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística 
2Assinale a alternativa correta: A pessoa natural que opta em abrir o seu próprio negócio individualmente, sem a constituição de sociedade com amigos ou conhecidos é chamada de: 
R Empresário Individual 
Explicação:
Podendo ser empresário individual comum, que se responsabiliza ilimitadamente por todas as obrigações da empresa ou EIRELI, que é pessoa jurídica e se responsabiliza limitadamente pelo capital investido que não pode ser inferior a 100 salários mínimos.
3 O profissional que atua com habitualidade, pessoalidade e domínio das informações sigilosas referente ao negocio, desenvolvendo qualquer atividade organizada, licita e lucrativa explorando os elementos de empresa para a produção ou circulação de bens ou serviços e denominado : 
R Empresário 
4Conforme nos ensina o Código Civil, intitula-se empresário "quem que exerce profissionalmente atividade economicamente organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços". Aponte qual das afirmativas abaixo responde adequadamente a questão: 
R Qualquer pessoa que se organiza para realizar a circulação de mercadorias com o intuito de lucro 
Explicação:
Organização e intuito de lucro, caracterizam a atividade empresária, de acordo com o artigo 966 do Código Civil
5Empresário comercial é caracterizado: 
R pelo exercício profissional de atividade econômica organizada para produção ou circulação de bens ou de serviços. 
Explicação:
Tanto o empresário comercial, como o industrial e o empresário prestador de serviços.
6 Interpelada por um de seus alunos, a professora destaca o observação de Giuseppe Ferri de que "a produção de bens ou serviços para o mercado não é consequência de atividade acidental ou improvisada, mas sim de atividade especializada profissional". Com base nessa assertiva na Teoria da Empresa, assinale a alternativa correta: 
REntende-se por empresa qualquer tipo de organização que se propõe a produzir mediante a combinação de trabalho e a venda de mercadorias; 
7As ciências econômicas classificam a atividade economicamente organizada como empresa. Então, qual o significado da expressão "atividade economicamente organizada"? 
É realizada sob o comando do seu dono, agregando valores de produção para a realização da atividade final. 
8 A respeito da capacidade para o exercício da atividade empresarial, assinale a opção correta: 
R odem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos; 
9 Não poderá ser considerado empresário: 
R O artista plástico. 
O Código Civil assim especifica o empresário: Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa¿
10 Assinale a alternativa em que o registro do contrato social pode tornar uma sociedade devidamente personificada, ou seja, dotada de personalidade jurídica 
R Sociedade Comum 
Explicação:
A sociedade em comum é aquela que não possui atos constitutivos ou aquela que possui atos constitutivos, porém não foram levados à registro.
11 Johann Sebastian Bach Eireli - ME, se refere a figura de um(a): 
R firma individual 
Explicação:
Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) é uma categoria empresarial que permite a constituição de uma empresa com apenas um sócio: o próprio empresário.  A Eireli permite a separação entre o patrimônio empresarial e privado. Ou seja, caso o negócio contraia dívidas, apenas o patrimônio social da empresa será utilizado para quitá-las, exceto em casos de fraude. Isso é garantido pela exigência de um capital mínimo de 100 vezes o valor do salário-mínimo no momento do registro da empresa.Características: Exercício da atividade empresarial por uma pessoa com responsabilidade limitada, sem comprometer o patrimônio pessoal; Não há necessidade de constituir sócio ¿fantasma¿, como ocorre em sociedades limitadas; O empresário, mesmo individual, adquire personalidade jurídica; Redução da informalidade, com a regularização da situação do empresário individual de fato, que exercia a atividade à margem da lei; Se o empresário for o único sócio em uma empresa já registrada com outro regime jurídico, ele pode convertê-la em Eireli, assumindo, portanto, a condição de Eireli derivada; O empresário tem a liberdade de escolher o modelo de tributação que melhor adapte a sua atividade ao porte da empresa, podendo optar, inclusive, pelo Simples Nacional; Os ramos de atividade econômica permitidos à Eireli são amplos e abrangem todas as atividades comerciais, industriais, rurais e de serviços.
12 Acerca do Princípio da Legalidade Tributária, analise as alternativas a seguir e marque a opção correta: I- O Princípio da Legalidade, segundo a CF de 1988 se expressa no sentido de ser vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça. II- Segundo a CF de 1988, podemos afirmar que cuidou o legislador constituinte de estabelecer exceções ao princípio da legalidade, no que tange à fixação da alíquota, nos impostos com caráter notadamente regulatório e extrafiscal, determinando que apenas as alíquotas máxima e mínima fossem previstas em Lei. III- Os Impostos: Imposto de Importação ¿ II, Imposto de Exportação ¿ IE, Imposto sobre produtos industrializados ¿ IPI, Imposto sobre operações financeiras ¿ IOF e o Imposto de Renda são exceções ao Princípio da Legalidade Tributária. IV- De acordo com o Princípio da Legalidade não basta a mera previsão abstrata da instituição ou majoração de um Tributo na Lei, é necessário que todos os elementos necessários a formação da relação jurídico-tributário entre Fisco e contribuinte estejam nela delimitados. V- Em regra a Lei apta a instituir tributo é a LEI ORDINÁRIA, contudo os Tributos: Imposto sobre Grandes Fortunas Art. 153, VII, da CF/88, Empréstimo Compulsório Art. 148 da CF/88, Impostos Residuais da União Art. 154, I da CF/88 e as Contribuições Previdenciárias Novas ou Residuais - Art. 195, § 4º da CF/88 somente podem ser criadas através de Lei Complementar. 
R São corretas as alternativas I, II IV e V e falsa a alternativa III. 
13 O Novo Código Civil , desde 2002, partilhou em dois grandes grupos as sociedades , como: sociedades não personificadas e sociedades personificadas. Sendo, assim, identifique as sociedades personificadas: 
R As Sociedades Simples: Exercem uma atividade econômica ou não, porém, não organizada e adquirem personalidade jurídica quando fazem inscrição no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de sua sede. E as Sociedades Empresárias: Têm por objeto o exercício da empresa e adquirem personalidade jurídica com o registro de seus atos constitutivos na Junta Comercial. 
14 As sociedades não personificadas se dividem em dois grandes subgrupos. Podemos dizer que esses subgrupos são: 
R V  sociedades em comum e sociedade em conta de participação. 
15 ASSINALE A ALTERNATIVA TOTALMENTE ,CORRETA: 
R É obrigatória a inscrição da sociedade empresarial no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade. 
16 No Código Civil o art. 966 ¿Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços¿. No entanto, o parágrafo único traz algumas exceções. Com base nestes dispositivos legais, quais destes
profissionais, quando o exercício da profissão não constituir elemento da empresa, NÃO podem ser classificados como empresários? 
R Cantor, professor particular, escritor e mágico. 
De acordo com  o Código Civil: Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa¿.
17 De acordo com o sistema jurídico brasileiro:
R Marido e mulher podem contratar, entre si, sociedade empresária desde que não sejam casados sob o regime de comunhão universal de bens ou no da separação obrigatória de bens. 
Explicação:
No que diz respeito à sociedade empresária (é esta a atual denominação, outrora conhecida por sociedade comercial) entre cônjuges, o novo Código Civil traz uma inovação, a qual está expressa no artigo 977:- "Faculta-se aos cônjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, desde que não tenham casado no regime da comunhão universal de bens, ou no da separação obrigatória".  Portanto, a rigor nada impede que marido e mulher constituam uma sociedade empresária. A proibição de fazê-lo, contudo, se restringe somente na hipótese dos cônjuges terem contraído matrimônio sob o regime da comunhão universal de bens ou no da separação obrigatória
18 Sobre lançamento tributário e, considerando o que estudamos e discutimos em nossa disciplina, é INCORRETO afirmar:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando