Buscar

Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Prévia do material em texto

1 O principal resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, foi:
a Agenda 21 que é um novo modelo para o desenvolvimento que possa modificar os padrões de consumo e de produção, buscando reduzir as pressões ambientais e atendendo as necessidades básicas das populações humanas.
2 A primeira conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, denominada Conferência de Estocolmo, que foi realizada na capital da Suécia, em 1972, trouxe a tona:
A noção de ambiente global e a importância de conscientizar a sociedade mundial sobre melhorar a relação com o meio ambiente.
3 A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia abriu as discussões sobre as questões ambientais no mundo. Está descrito no princípio 1:
O homem tem o direito fundamental à liberdade, à igualdade e ao desfrute de condições de vida adequadas em um meio ambiente de qualidade tal que lhe permita levar uma vida digna e gozar de bem estar, tendo a solene obrigação de proteger e melhorar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.
4 A enfermagem em suas práticas diárias visa assistir o paciente como um todo, devendo incluir o ________________________ em suas práticas educativas.
Meio ambiente.
5 Várias áreas são de interesse da Saúde Ambiental de acordo com OMS, EXCETO:
Manifestações culturais e políticas
6 Leia as afirmativas abaixo e assinale a opção VERDADEIRA.
Estão corretas as afirmativas I, II e III.
7 São afirmativas corretas no que se refere ao meio ambiente, EXCETO:
Espaço definido geograficamente, composto apenas pelo ar, água, solo e pedras.
8 As manchetes de jornal de junho de 2012 enfatizaram a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A Rio+20, como ficou conhecida, tinha o desafio de dar continuidade à conscientização global que teve início na Rio 92. As diretrizes propostas por essas conferências têm por finalidade o desenvolvimento sustentável, o qual se refere a um modelo de:
Consumo que vise atender às necessidades das gerações presentes, sem comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras.
9 O Conceito de meio ambiente compreende três aspectos, sendo eles:
	Natural; artificial e cultural.
10 O _________________________ em sua prática, principalmente dentro da Estratégia de Saúde da Família, de acordo com a atual Política do Ministério da Saúde, poderá atuar promovendo a saúde da população assistida.
	enfermeiro.
11 Em relação à Agenda 21, é CORRETO afirmar que:
Todos os países são importantes e devem se comprometer em cooperar na busca de soluções dos problemas socioambientais.
12 A Saúde Ambiental:
Compreende aqueles aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que são determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente.
13 A preocupação mundial com a preservação da vida tem provocado várias reuniões mundiais para se tentar propor medidas em termos globais. Uma delas reuniu representantes de grande parte dos países do mundo e nela foi elaborada a Agenda-21, definida como um plano de ação global para o século XXI. Essa reunião ficou conhecida como
Eco-92
14 A primeira Conferência que buscou conscientizar a sociedade mundial sobre a importância de melhorar a relação com o meio ambiente, buscando atender as necessidades da sociedade atual, sem comprometer as gerações futuras, foi:
 	Conferência Rio 92.
15 A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Estocolmo) realizada em 1972, levantou à necessidade de se estabelecer princípios que ofereçam aos povos do mundo inspiração e guia para preservar e melhorar o meio ambiente humano. 
I - O homem tem o direito fundamental à liberdade, à igualdade e ao desfrute de condições de vida adequadas em um meio ambiente de qualidade tal que lhe permita levar uma vida digna e gozar de bem estar, tendo a solene obrigação de proteger e melhorar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.
II - Os recursos naturais da terra, incluídos o ar, a água, a terra, a flora e a fauna e especialmente amostras representativas dos ecossistemas naturais, devem ser preservados em benefício das gerações presentes e futuras, mediante uma cuidadosa planificação ou ordenamento.
III - O desenvolvimento econômico e social é indispensável para assegurar ao homem um ambiente de vida e trabalho favorável e para criar na terra as condições necessárias de melhoria da qualidade de vida.
Estão corretas as AFIRMATIVAS:
I, II, III
16 Na ação para promoção da saúde no contexto da saúde ambiental, diversas profissões interligam-se a enfermagem, utilizando instrumentos próprios com um só propósito:
Promover saúde.
 
	17 Com relação a Carta da Terra, é CORRETO afirmar:
 É uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.
	18 De acordo com a Lei n° 6.938 de 31/08/1981, o meio ambiente deve ser entendido como:
	
	
Conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
19 Sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada em 1992, é correto afirmar, EXCETO:
Com o fim de proteger o meio ambiente, o princípio da precaução será observado pelos países mais ricos, pois possuem maiores recursos financeiros.
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
1 A dificuldade de escoamento das águas pluviais é um dos problemas causados pela urbanização das cidades sem planejamento prévio. Um sistema de drenagem de águas precário pode ocasionar além dos transtornos socioeconômicos, o aparecimento de doenças. Do ponto de vista sanitário, o sistema de drenagem urbano visa
	adotar um sistema de escoamento de água eficaz, que elimine os criadouros de vetores
2A Política Nacional do Meio Ambiente em seu 4º artigo visará:
à compatibilização do desenvolvimento econômico social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
3 Sobre o Meio Ambiente, assinale a alternativa incorreta
São disponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais
		4 ão considerados fatores de risco ambientais não biológicos: os desastres naturais e
	
	
acidente com substâncias químicas
5 Para garantirmos que as futuras gerações também possam utilizar os recursos que temos disponíveis hoje, temos que mudar nossa forma de produção e consumo com relação ao meio ambiente. Para regular estas ações o Ministério do Meio Ambiente criou:
Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA)
6 As alterações ambientais também podem se tornar fatores de risco à saúde, conhecidas como dano ambiental. Como exemplo, podemos citar:
		
	
	
lixo mal acondicionado
7 O objetivo da Política Nacional do Meio Ambiente está voltado para:
a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.
8 De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente entende-se por degradação ambiental:
a alteração adversa das características do meio ambiente.
9 Com relação a Política Nacional do Meio Ambiente, é CORRETO afirmar que:
visa a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia a vida.
10 Especialmente nas cidades grandes as enchentes causam muitos transtornos. Não só dificuldades de acesso e problemas de trânsito, mas também aumento de doenças. Lembre-se da capacidade de transporte da água: podem ser levados organismos nocivos de um local a outro da cidade. É necessáriolembrar que as enchentes são naturais e em determinadas regiões podem ser mais constantes. Abaixo procure encontrar a alternativa em que justifique e solucione essa problemática de forma coerente:
A grande quantidade de concreto e asfalto dificulta a infiltração da água no lençol freático. Uma solução às cidades grandes é propiciar ilhas de área verde (praças e jardins)
11 O __________é entendido pela epidemiologia como a probabilidade de ocorrência de uma doença, agravo, óbito, ou condição relacionada à saúde em uma população ou grupo durante um período de tempo determinado.
risco
12 Para mudar os fatores relativos aos hospedeiros, aos agentes  ou aos ambientes, realiza-se:
Avaliação de risco
13 De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente entende-se por degradação ambiental:
a alteração adversa das características do meio ambiente.
14 Em relação ao termo poluidor, é CORRETO afirmar:
É a pessoa, física ou jurídica, de direito público ou privado, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.
15 Em relação à degradação da qualidade ambiental, é CORRETO afirmar que:
É a alteração adversa das características do meio ambiente.
16 As desigualdades socioeconômicas e a destruição da natureza têm raízes no mesmo paradigma do:
desenvolvimento desenfreado.
17 A Política Nacional do Meio Ambiente visará, exceto
À compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a degradação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico
18 São componentes que podem levar à doença ou contribuir para o risco de adoecimento e manutenção dos agravos de saúde:
cadeias de transmissão
19 São fatores de risco à saúde, EXCETO:
ambiente bem ventilado
20 
		Compreendemos que o ____________ é produzido por processos ecológicos conduzidos pela sociedade por meio das tecnologias e técnicas com as quais os humanos interagem com a natureza.
	
	
ambiente
21 Diante de tantas mudanças ambientais ocorridas no mundo e no Brasil, tornou-se necessário que o país também tivesse uma política que tratasse das questões relacionadas com o meio ambiente, desta maneira em 1981 temos a criação da:
Política Nacional do Meio Ambiente
21 De acordo com a Politica Nacional do Meio Ambiente em seu artigo 3º o meio ambiente é definido como:
conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas
22 Para fins da Política Nacional de Meio Ambiente, não se encaixa na definição de poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente
atuem na evolução ou diversificação da biota

Continue navegando