Buscar

DOEN+çA PULMONAR INFECCIOSA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
DOENÇA PULMONAR INFECCIOSA
*
*
*
PNEUMONIA BACTERIANA 
Definição:
 Inflamação dos pulmões causada por uma infecção
*
*
*
A pneumonia é causada por vários organismos diferentes e sua gravidade pode abranger desde a pneumonia leve até a pneumonia que coloca a vida do paciente em risco 
*
*
*
Existem dois dos tipos de pneumonia existentes são a pneumonia adquirida dentro de um hospital e a adquirida na própria comunidade. 
*
*
*
Os tipos mais comuns de pneumonia adquirida na comunidade são a pneumonia pneumocócica e a pneumonia por micoplasma. Em idosos e pessoas debilitadas, a pneumonia pode aparecer após um surto de gripe. 
*
*
*
A pneumonia adquirida em hospital tende a ser mais grave porque os mecanismos de defesa contra a infecção estão, geralmente, comprometidos. 
*
*
*
*
*
*
SINTOMAS 
Tosse
Calafrios com tremores 
Febre
Fadiga fácil 
Dor no tórax 
Dor de cabeça 
Perda do apetite
Náuseas e vômitos
*
*
*
DIAGNÓSTICO
Ausculta
Raio X do tórax 
Coloração de gram da expectoração 
Hemograma completo
*
*
*
TRATAMENTO
O objetivo do tratamento é curar a doença com antibióticos 
O tratamento de suporte consiste nos tratamentos com oxigênio e Fisioterapia respiratória para remover as secreções.
*
*
*
Os pacientes idosos ou debilitados que não respondem ao tratamento podem vir a óbito por causa da insuficiência respiratória. 
*
*
*
PREVENÇÃO 
A vacinação (vacina contra gripe) é útil para evitar alguns tipos de pneumonia. A tosse e a respiração profunda podem ajudar a prevenir algumas formas da pneumonia adquirida em hospital. 
*
*
*
TUBERCULOSE PULMONAR 
Infecção bacteriana contagiosa causada pelo organismo Mycobacterium tuberculosis (TB) e que envolve principalmente os pulmões, embora possa se disseminar para outros órgãos. 
*
*
*
A tuberculose pode se desenvolver a partir da inalação de gotículas de saliva expelida pela tosse ou espirro de um indivíduo infectado com o Mycobacterium tuberculosis. 
A doença costuma aparecer algumas semanas após a infecção primária, ou ficar latente durante anos antes de causar a doença. 
*
*
*
Os bebês, os idosos, e os indivíduos imunodeprimidos (aqueles com AIDS, os que estão fazendo tratamento de quimioterapia, ou receptores de transplantes que tomam medicamentos contra rejeição), apresentam risco mais alto de contrair a doença. 
*
*
*
O risco de se contrair TB aumenta em decorrência do contato freqüente com portadores da doença, e também em locais de grandes aglomerações ou de condições de vida insalubres e alimentação precária. 
*
*
*
Sintomas
Tosse fraca e pouca febre
Fadiga 
Perda de peso 
Tossindo sangue 
Febre leve e sudorese noturna 
*
*
*
DIAGNÓSTICO
Ausculta
raio X de tórax 
cultura da expectoração 
teste de tuberculina 
broncoscopia 
biópsia de pulmão 
*
*
*
*
*
*
TRATAMENTO 
A finalidade do tratamento é curar a infecção com medicamentos antituberculosos. Recomendam-se doses diárias de rifampina, isoniazida e pirazinamida (ou eventualmente outros) e continuadas durante um ano.
*
*
*
A hospitalização do paciente é recomendada para prevenir a disseminação da doença a outras pessoas
As atividades normais podem ser retomadas após superado o período infeccioso. 
*
*
*
O repouso, um ambiente saudável (com ar seco e puro), redução do estresse e uma boa dieta rica em vitamina C são fatores normalmente considerados apropriados para recuperação da saúde

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando