Buscar

Fungos e Parasitas: Características e Doenças

Prévia do material em texto

Fungos
	Pertence ao reino fungi e tem característica própria.
	Micologia estuda os fungos. Se reproduzem por esporos.
	São ubíquos- encontrado em todos os lugares.
	Fungos: Uni- leveduras, se reproduzem por divisão binária e por brotamento e não se separam da mãe, formando uma pseudo hifa conjunto pseudo micélio.
	 	 Pluri- Filamentosos, bolor, filamentos de células hifas, conjunto de hifas formam o micélio, dentro do substrato há o micélio vegetativo e fora o reprodutor. 
	Não fazem fotossíntese, armazena glicogênio.
	Fungo- No pão quando há bolor, cogumelo.
	Para crescer precisa de temperatura adequada, umidade, substrato necessita de alimento já pronto.
	Hifas- São eucariontes.
	Fungos podem ser benéficos para complemento alimentar, fabricação de pães e bebidas, maturação de queijo, produção de antibiótico, degradação de substrato vegetais, controle biológico, genética bioquímica.
	Micetismo- Envenenamento por fungo.
	Micotoxicoses- Toxina do bolor do pão, alergias. 
	Fitopatógenos- Deterioração de alimentos e bebidas ataques a dormentes de estrada de ferro.
	Leveduras- Algodão
	Filamentosos- Bolor
	Blastoconídio são parasitas que podem causar doenças, quando apresenta pseudo hifa, quando acontece isso a levedura pode causar doença.
	Fungos filamentosos- Maior ser vivo. 
	Hifas hialina ou claras- Septadas com obstrução.
Hifas demasias ou escuras- Septadas sem obsturação.
Fungos dimórficos- Depende da temperatura para se apresentar.
Uni/ levedura são patogênicos tem fator de virulência.
Pluri/ filamentos não são patogênicos, sem fator de virulência.
Micoses
Micose superficial- Atinge pelo e a camada de queratina, somente estética.
Principais micoses superficiais:
Tínea niegra-mancha escura na mão, causado por fungo, apenas queratina.
Piedra negra- Nódulos no pelo, principalmente na cabeça. 
Piedra branca- Atinge qualquer cabelo, faz capa em cima de todo o pelo.
Piedra: única que atinge pelos do corpo.
Pitiríase versicolor- mancha branca, se alimenta da queratina e do óleo liberado pelas glândulas sebáceas, causada por levedura, apenas queratina.
Transmissão: contato direto 
Micose cutânea- envolve as tíneas e as onicomicose, transmissão direta, atinge a epiderme e unhas.
Tínea cruris- Acomete regiões genitais nádegas, manchas vermelhas com bordas avermelhada.
Tínea pedis (frieira)- Se estabelece no pé entre os dedos, fungos, faz manchas, fungo se estabelece, mas pode se espalhar por toda a solo do pé.
Tínea manuns- Se estabelece mas nas mãos, entre os dedos da mão.
Para saber se há, exame laboratorial.
Tínea Capitis- Se estabelece na cabeça e os cabelos vão caindo, fungo.
Fungo é difícil de tratar.
Tínea Corporis- Vários lugar no corpo, manchas vermelhas.
Onicomicose- Fungo se estabelece na unha.
Contato direto.
Micose subcutâneas- Atinge a derme, transmissão por inoculação de esporos (cravar algo na nossa pele). 
Principais: 
Esporotricose- fungo se reproduz nas fezes de tatu, podemos nos machucar com alguma coisa que tenha o esporo. Bem características feridas nas linhas do nervos linfáticos. 
Doença de Jorge Lobo- não muito comum, se estabelece por inoculação. Aspecto grosseiros de bolhas.
Micelomas- Estabelece na pele, tratamento normalmente é cortar fora o pé.
Fungicida- Morre o fungo.
Fungistático- Paralisa o crescimento e o sistema imunológico elimina o fungo.
Anfocina B- Tóxico no para o ser humano.
	Micose sistêmicas- Fungos idiomórficos, transmissão inalação de esporos.
Principais: 
Paracoccidiomicose- Invade os tecidos, feridas da boca, reproduz nas fezes de tatu, viram leveduras no corpo.
Histoplasmose- Fezes de morcego, dentro do pulmão viram levedura pode se manifestar na pele.
Blastomicose- Não tem no Brasil, inflamação de pele, podendo destruir ossos.
Micose oportunista- Em pessoas com o sistema imunológico debilitado.
Candidíase- Agride o organismo inteiro.
Criptocose, Rodotorulose, Aspergilose- Fungo do pão.
Pencilose- Faz a penicilina.
Parasitologia
	Parasitologia estuda o parasita e relação com hospedeiro.
	Parasita precisa do hospedeiro.
	Parasitologia: Protozoário, Plasmintos, Nematilm.
Protozoário: Amebíase (Entamoeba histolytica)/ Giardíase (Giárdia lamblia)- Ciclo de vida: Pessoa com o protozoário libera juntamente com as fezes os esporozoitos (ovos), vivem no intestino, se não tiver saneamento básico pode contaminar águas e alimentos e podem ser ingerido por outras pessoas causando Amebíase ou Giardíase. Pessoa hospedeiro definitivo.
Sintomas: Desconforto abdominal, fezes com sangue, náuseas, diarreia mucoide, vômitos, pode levar a morte quando fica mais grave. Transmissão direta.
Leishmaniose- Doença causada por protozoário Leishmania, transmitida por um vetor (mosquito), transmissão indireta. Se apresenta de duas formas cutânea e visceral. Ciclo de vida: Uma pessoa tem a Leishmania no corpo é picada por um mosquito, mosquito pica outra pessoa e essa pessoa fica com a doença. Cutânea: Os protozoários fazem uma ulcera no local em que o mosquito picou. Visceral: Vai para os órgãos do corpo.
Malária- Causada por plasmodium e transmitida pelo mosquito do gênero Anófeles. Transmissão indireta. Ciclo de vida: Pessoa com malária épicada por um mosquito, dentro do mosquito completa uma fase de desenvolvimento, pica outra pessoa e o plasmodium passa para a outra pessoa, quando entra no sangue vai direto para o fígado, faz a sua reprodução, sai do fígado e volta para o sangue entra nas hemácias e causa destruição, pessoa fica com grave anemia.
3 Tipos de malária: Plasmodium Falciparum: mais grave e se reproduz muito rápido.
Plasmodium Vivax: Menos grave, mas difícil de ser tratada, fica quieto nas células do fígado dificultando a função do medicamento.
Plasmodium malária: Menos grave, podem ressurgir depois de anos.
Toxoplasmose: Se reproduz nos felídeos (gatos), ciclo de vida: Gato come o rato, protozoário se reproduz no intestino do gato, junto com as fezes sai o ovo com o protozoário, o protozoário eclode com umidade e calor, vira um cisto, uma pessoa ou outro animal entra em contato com o vírus e fica com toxoplasmose. Pode ser congênita (passa na placenta).
Doença de Chagas: Causada por um protozoário, ciclo de vida: pessoa com doença de chagas é picada por um inseto (barbeiro) que fica contaminado pelo protozoário completa uma fase de desenvolvimento, pica outra pessoa liberando protozoários com as fezes, vai para a corrente sanguínea depois para o fígado onde se reproduzem ocasionando a fase aguda da doença se não curada passa para a fase crônica quando se estabelece nos músculos do coração e do fígado.
Vermes
	Platelmintos: Vermes chatos (achatado).
Teníase: “Solitária”, ela se autofecunda.
Tênia Solium: Carne de porco.
Tênia Saginata: Carne de gado.
Se adere no intestino, final do corpo progótides. Ciclo de vida: Uma pessoa com a tênia no intestino defeca eliminando junto as progótides grávidas, quando encontram solo vão se romper e liberam os ovos, se não tiver saneamento básico, esses ovos vão contaminar águas e alimentos que podem ser ingeridos por um porco ou por um gado, dentro do intestino desses animais os ovos viram cistos, cisto se estabelece nos músculos, quando uma pessoa come a carne contaminada, cisto vai para o intestino e vira uma tênia. Humano- definitivo, porco e gado- intermediário. Quando o homem ingere o ovo direto ela faz o papel de hospedeiro intermediário o ovo eclode e se estabelece no cérebro, no músculo causando cisticercose (ingestão de ovos). 
Esquistossomose: “Shistossoma mansoni”, ciclo de vida: Pessoa contaminada libera ovos nas fezes, vão parar na água, na água eclodem e viram uma larva chamada miracidio, essa larva precisa encontrar um caramujo (vetor) para completar uma fase de desenvolvimento, completando uma fase de desenvolvimento, sai como uma larva cercaria, se encontrar um pé, mão penetra na pele nos vasos sanguíneos do homem e se instala no fígado, causando hepatomegalia, no fígado se reproduz e se estabelece no intestino. 
	Nematelmintos: Vermesredondos.
Ascaridíase: “Ascaris lumbricoides” Ciclo de vida: Pessoa contaminada, ovos sai juntamente com as fezes, pode contaminar água e alimentos, se outra pessoa ingerir água ou alimento contaminados, os ovos vão para o intestino, no intestino eclodem e vira uma larva, essa larva entra na corrente circulatória, no sangue vai para o coração, do coração ela segue para o pulmão, chagando no pulmão, essa larva vai se transformar em um verme, ela sai do pulmão sobe pelos brônquios, traqueia, e vai para a epiglote, pula para o esôfago e se estabelece no intestino. Transmissão direta.
Tricuríase ou tricocefalíase: Eles se aderem na mucosa intestinal se alimentando do nosso sangue, pode causar anemia ou apendicite, perda de peso. Ciclo de vida é transmissão direta.
Ancilostomose ou amarelão: Verme vive no intestino e absorve sangue, pessoa fica com anemia. Ciclo de vida: pessoa com ancilostomose tem esse verme no intestino, se reproduz e coloca ovos, esses ovos saem juntamente com as fezes e contamina água ou lugares úmidos, eclodem e viram uma larva, essa larva penetra pela pele de pessoas.	Não envolve vetor.
Enterobiose: Muito característica, principal sintoma prurido anal “coceira no ânus”. Ciclo de vida: Transmissão é direta, pessoa ingere os ovos, os ovos vão para o intestino, no intestino vive o macho e a fêmea, eles copulam e o macho morre e a fêmea fica cheia de ovos, ela procura um lugar fresco, vai até o ânus para colocar seus ovos. Exame da fita. 
Filariose: “Elefantíase”. Ciclo de vida: Pessoa contaminada, precisa de vetor, é picada por um mosquito, leva os vermes para dentro dele, completa uma fase de desenvolvimento, pica outra pessoa e injeta os vermes, os vermes vão para dentro do organismo e causam infecção nos vasos linfáticos, o organismo não consegue mais drenar a linfa, causando febre, mal-estar, o verme continua lá dentro obstruindo, anos depois a elefantíase se apresenta como crônica com inchaços de membros.
Artrópodes parasitas: Contato direto, causa feridas. “Sarna”.
Sarna entra em baixo da pele, pega contato direto com as pessoas, dá muita coceira. 
Piolho fica na cabeça

Continue navegando