Buscar

OBJETIVOS DE APRENDIZADO PROVA DE EMBRIOLOGIA HUMANA PARA REPRODUÇÃO ASSISTIDA BIOMEDICOS 2015.1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BJETIVOS TEÓRICOS/FERTILIZAÇÃO
0) Definir fecundação e citar o local de sua ocorrência nos mamíferos,Descrever o transporte e a viabilidade dos gametas ??
A Fecundação e a união entre os gametas masculinos e femininos, espermatozoides e ovulo que resulta na formação de cada ovo ou zigoto a primeira celula do novo ser humano. O local de ocorrencia da fecundação humana ocorre na ampola da tuba uterina ou trompa de falópio. Após a ovulação, o ovocito e carregado por uma corrente de liquido peritoneal e capacitado pelas fimbrias que executam um movimento sutil. Sendo produzido pelos cilios e pela contração muscular da tuba uterina, o ovocito passa pelo infundibulo e chega a ampola, região de encontro do ovulo com o espermatozoides. Os espermatozoides por sua vez são depositados no fornix posterior da vagina durante a ejaculão, atravez de um processo de capacitação os espermatozoides passam pelo canal vaginal de capacitação e pelo utero até alcançar as tubas uterinas usando como fator principal a locomoção os movimentos de seus flagelos. O ovocito dura em media 24h e não sendo fecundado morrerar já os espermatozoides podem durar em media 3 a 4 dias no interior do utero. Primeiramento os espermatozoides precisam passar por um processo de ativação que dura em media 7h de condicionamento conhecido como capacitação. Em geral eles são capacitados no utero e nas tubas uterinas por substancias contidas nas secreções destas partes do corpo do trato genital feminino por que eles devem suporta PH acido e a temperatura o corpo feminino os espermatozoides são ajudados pelos componetes do sêmen como por exemplo a frutose, postalgina e visiculinas. Após a capacitação os espermatozoides não mostra mudanças morfologias apenas se mostram mais ativos. 
0) Descrever as fases da fecundação ??
Hialuronidade : liberada pelo acapuz acrossomico para vencer a barreira da coroa radiata
Acrosina : esterase e neuroaminidade contribuem para a passagem pela zona pelucida 
Fusão propriamente dita as membranas do ovocito e espermatozoide 
Formação dos pronucleos feminino e masculino. Conclusão da 2* meiose e formação do 2* corpo polar feminino que se degenera 
Formação do zigoto com a união do pronucleos e mistura do material genético
0) Citar as consequências ou resultados da fecundação.
Determinação do sexo do futuro se humano ,reestabelecimento da diploidia celular.
0) Definir fertilização in vitro e citar suas etapas.
1 Tecnica de reprodução medica, assistida que consiste em colocação em ambiente laboratorial um N* determinado de espermatozoides ao redor do ovulo ll procurando obter embriões de qualidade transferidos posteriormente a cavidade uterina.
Etapa 1 indução da drogas injetaves para estimular o crescimento dos foliculos e provocar a ovulação
2 monitoramento do crescimento dos foliculos ovarianos atraves de ultra-sonografia trans-vaginal.
3 injeção de HGG gonadofrina carionica humana, para marca a maturação.
4 coleta dos ovulos pelo medico de 2 a 4 ovulos são coletados, fecundação em LAB e implantação no utero feminino e acompanhamento do desenvolvimento do embrião.
6) Citar as anomalias da fecundação.
O sistema feminino tem varias ferramentas capazes de impedir a poliespermia em uma anomalia que pode ocorrer. Assim como a poligenia quando dois nucleos pronucleos femininos participa da fecundação geralmente ocorre aborto espontaneo.
Casos de anomalias no zigoto quando o número de cromossomos possíves na meiose durante a produção de gametas teve alguma falha acarreta em um espermatozoide defeituoso, contendo N* irregulares cromossomos, como são exemplos sindrome de dwol no cromossomo 21, sindrome de tuner 45x0 e a sindrome de klesiter 47xxy sintuações nas quais se e permitido o desenvolvimento do embrião.
0) Definir segmentação ou clivagem.
A segmentação ou clivagem consiste de repetidas divisões do zigoto , A divisão mitótica do zigoto em 2 celulas filhas chamadas de blastomeros começa pouco dias depois da fertilização ao atingir um numero de 16 blastomeros recebe o nome de morula.
0) Citar as fases da segmentação.
1 morula, 2 Blástula, 3 Gastrula 4 Neurula
0)Citar os tipos de segmentação quanto à dimensão dos blastômeros e quanto aos planos de clivagem.
A segmentação holoblástica ocorre nos alécitos, nos isolécitos (ou oligolécitos) e nos heterolécitos, e pode ser subdividida em três tipos, com base no tamanho das células que se formam a partir da terceira clivagem (quando muda o plano de divisão celular) 
holoblástica igual, na qual se formam, com a terceira clivagem, oito blastômeros iguais; ocorre nos ovos alécitos e em alguns oligolécitos 
holoblástica desigual, na qual se formam, com a terceira clivagem, blastômeros de tamanhos diferentes (quatro menores: micrômeros; e quatro maiores: macrômeros); Ocorre em todos os ovos heterolécitos e em alguns oligolécitos 
holoblásticas subigual, um tipo de segmentação desigual em que os blastômeros não diferem muito entre si quanto ao tamanho, ocorre em alguns ovos isolécitos.
OBJETIVOS TEÓRICOS/IMPLANTAÇÃO
	Definir blastocisto e citar suas partes
Blastocisto e o nome dado a blastura dos mamiferos blastula fase embrionaria que sucede a morula e precede a implantação 
Nessa fase o embrião tem de 32 a 64 celulas as quais se organizam numa camada celular superficial externa trofoblasto que forma um anel circundado um pequeno grupo interno as celulas denominadas embrioblastos sendo este posicionamento em posição exetrica ha por fim um espaço conhecido como blastocele ou cavidade blastocistica.
	Definir implantação e citar a principal função deste processo.
Implantação ou nidação e o momento em que o embrião consegue penetrar no revestimento endometrial do utero secretando enzimas que causa um erosão nas celulas do endometrio. Onde vai completando o seu desenvolvimento. A principal função da implantação e a de promover a transformações cruciais para a se ter uma boa formação do embrião e permitir que a gestação seja tranquila e evitar que o corpo da mãe reconheça o embrião como um corpo estranho.
	Citar os locais da implantação.
A implantação deve ocorrer no utero normalmente acontece na parte superior do corpo uterino pouco mais frequentemente na parede posterior do que na anterior. 
	Descrever sumariamente a estrutura do endométrio no período da implantação.
No período da implantação, a camada externa do endométrio se encontra na fase secretora, e está bem espessa graças à ação conjunta dos hormônios progesterona e estrógeno. O endométrio, no período da implantação, é protegido pelo epitélio da mucosa uterina e preenchido por glândulas endometriais. O estroma da mucosa uterina é formado por tecido conjuntivo que recebe, o blastocisto graças à reação decidual. 
	Definir e descrever reação decidual e citar os tipos de decídua.
É a reação que acontece quando o embrião mergulha no endométrio e consiste na formação de células de estroma endometrial em células inchadas carregadas de glicogênio e lipídeos. Além disso, essa reação impede que o embrião seja reconhecido pelo sistema imunológico da mãe como um corpo estranho. Os tipos de decídua são: parietal, capsular e basal. 
	Descrever a diferenciação do trofoblasto.
O trofoblasto se desenvolve e se divide em duas partes: o citotrofoblasto, camada interna e mononucleada de células mitoticamente ativas e o sinciciotrofoblasto que é externo e multinucleado, não apresenta os limites celulares e é o responsável pela invasão e penetração no endométrio. 
	Descrever a diferenciação do embrioblasto.
O embrioblasto (porção que formará os órgãos e tecidos do organismo) se divide em duas partes: o epiblasto que é superior e mais espesso (células colunares altas) e o hipoblasto ou endoderma primitivo que é inferior e é composto por pequenas células cubóides. 
	Citar os locais ectópicos de implantação.
Costuma ocorrer na trompa do falopio, na cavidade abdominal, ou “braço” da trompa
	Descrevera
formação dos dois folhetos embrionários.
O desenvolvimento se da de aspecto semelhante para todas as classes de animais depois da fecundação divide-se em inumeras vezes que e uma fase denominada de segmentação ou clivagem dessa forma o ovulo ativa o estado de morula tem aspecto pactomorfa depois transforma-se em blastoderme ao lado interno leva o nome de blastocele. A formação da gastrula, nessa fase apresenta duas camadas de revestimento a camada mais externa e mesoderme constituindo os reconhecidos folhetos embrionarios. As células que formarão os órgãos endodérmicos e mesodérmicos são trazidas para dentro do embrião, na medida em que as precursoras da pele e do sistema nervoso são distribuídas na superfície externa. Assim, as três camadas germinativas são produzidas inicialmente durante a gastrulação. Em todos os vertebrados, essas células progenitoras se diferenciarão em tecidos adultos e órgãos. 
	Descrever a formação do âmnio e do saco vitelino.
Durante a implantação do blastocisto, aparece uma pequena cavidade na massa celular interna, que constitui o primórdio da cavidade amniótica. Logo células amniogênicas, os amnioblastos, se separam do epiblasto e formam uma membrana delgada, o âmnio que envolve a cavidade amniótica. Sendo assim o epiblasto forma o assoalho da cavidade amniótica. Enquanto o hipoblasto forma o teto da cavidade exocelômica e é contínuo com a delgada membrana exocelômica. A membrana e a cavidade exocelômica modificam-se rapidamente, formando o saco vitelino primitivo. 
	Descrever a formação do mesoderma extra-embrionário e do celoma extra-embrionário.
Células do endoderma do saco vitelino dão origem a uma camada de tecido conjuntivo frouxo, o mesoderma extra-embrionário, que envolve o âmnio e o saco vitelino. O mesoderma extra-embrionário cresce e aparecem espaços isolados dentro dele. Estes espaços fundem-se rapidamente, formando uma grande cavidade isolada, o celoma extra-embrionário. 
	Descrever a formação do pedúnculo embrionário.
Com a formação do córion, na cavidade celômica extra-embrionária é formada uma estrutura que prende as duas “bexigas pressionadas” uma contra a outra (local do disco embrionário) ao córion. Ela é chamada de pedúnculo do embrião formado pelo mesoderma extra-embrionário. 
	Descrever a formação da placa pré-cordal.
O embrião de 14 dias ainda tem a forma de um disco embrionário bilaminar achatado, mas, numa área localizada as células do hipoblasto tornam-se colunares, formando uma área circular espessada, aplaca pré- cordal. 
OBJETIVOS TEÓRICOS/GASTRULAÇÃO
	Definir gastrulação e citar suas características.
Primeiro sinal da gastrulação aparecimento da linha primitiva 
A gastrulação é o processo de formação de dois dos três folhetos embrionários .Os movimentos celulares que ocorrem durante a gastrulação são gerados por alterações do citoesqueleto e da afinidade de cada célula com a lâmina basal e com células adjacentes. 
A gastrulação se inicia com a formação da linha primitiva na superfície do epiblasto do disco embrionário, e formação da placa orofaríngea.
	Definir linha primitiva e citar sua origem, evolução e destino.
A linha primitiva aparece no início da terceira semana como um espessamento na linha média do epiblasto embrionário na extremidade caudal do disco embrionário. Ela dá origem a células mesenquimais que migram ventralmente, lateralmente e cranialmente entre o epiblasto e o hipoblasto. Tão logo a linha primitiva começa a produzir células mesenquimais, a camada epiblástica passa a chamar-se ectoderma embrionário, e o hipoblasto, endoderma embrionário. As células mesenquimais produzidas pela linha primitiva logo se organizam numa terceira camada germinativa, o mesoderma intra-embrionário. 
As células migram da linha primitiva para as bordas do disco embrionário, onde se juntam ao mesoderma extra-embrionário que recobre o âmnio e o saco vitelino. Ao final da terceira semana, existe mesoderma entre o ectoderma e o endoderma em toda a extensão, exceto na membrana orofaríngea, na linha média ocupada pela notocorda (derivada do processo notocordal) e da membrana cloacal. 
	Definir nó de Hensen e citar sua origem, evolução e destino.
Nó de Hansen - proliferação celular do epiblasto
 2ª fase- Mesodermogênese e Notocordogênese:
Por invaginação em sulco linear.
 Ocorre um convergência de células do epiblasto para a linha mediana da área embrionária.
 Invaginação destas células por um movimento de enrolamento, mergulhando na área embrionária entre o endoderma e o ectoderma.
 Na convergência para a linha mediana formam um aglomerado linear, denominado estria primitiva, que termina numa pequena dilatação chamado NÓ DE HANSEN (Nódulo Primitivo).
 O movimento de invaginação formam o sulco primitivo - linha primitiva e o nódulo primitivo com fosseta primitiva - que nada mais são que um Blastóporo Retilíneo por onde migram as células.
 Pela linha primitiva e pelas bordas laterais do nó de Hansen migram as células que vão formar o mesoderma.
 Pelo bordo anterior do nó de Hansen migram as células que vai formar a Notocorda. As células que não invaginam vão formar o ectoderma. 
	Descrever a formação e a organização do mesoderma intra-embrionário.
Origina as camadas musculares lisas viscerais e todos os músculos esqueléticos; é fonte de células do sangue, da medula óssea e ao revestimento dos vasos sanguíneos; dá origem aos revestimentos serosos de todas as cavidades do corpo; ductos e órgãos dos sistemas reprodutor e excretor e a maior parte do sistema cardiovascular. No tronco, é fonte de todos os tecidos conjuntivos, incluindo a cartilagem, os ossos, os tendões, os ligamentos, a derme e o estroma dos órgãos internos. 
	Definir notocorda e descrever sua formação, evolução e destino.
Estrutura celular em forma de bastão, e que dá origem ao eixo primitivo do embrião 
Ainda no começo da terceira semana, o nó primitivo produz células mesenquimais que formam o processo notocordal. Este se estende cefalicamente, a partir do nó- primitivo, como um bastão de células entre o ectoderma e o endoderma. A fosseta primitiva penetra no processo notocordal para formar o canal notocordal. Quando totalmente formado, o processo notocordal vai do nó primitivo à placa procordal. Surgem aberturas no soalho do canal notocordal que logo coalescem, deixando uma placa notocordal. A placa notocordal dobra-se para formar a notocorda. A notocorda:
- Define o eixo primitivo do embrião dando-lhe uma certa rigidez;
- Fornece os sinais necessários para o desenvolvimento do embrião axial (ossos da cabeça e da coluna vertebral) e do sistema nervoso central;
- Contribui na formação dos discos intervertebrais.
	Definir celoma intra-embrionário e descrever sua formação.
O celoma intra-embrionário surge como espaços isolados no mesoderma lateral e no mesoderma cardiogénico. Estes espaços celômicos coalescem em seguida para formarem uma cavidade única em forma de ferradura, que, no final, dará origem às cavidades corporais (e.g.,a cavidade
peritoneal).
	Descrever o desenvolvimento dos somitos e citar seus derivados.
O mesoderma de cada lado da notocorda se espessa para formar as colunas longitudinais do mesoderma paraxial. A divisão dessas colunas mesodérmicas paraxiais em pares de somitos começa cefalicamente, no final da terceira semana. Os somitos são agregados compactos de células mesenquimais, de onde migram células que darão origem às vértebras, costelas e musculatura axial.
	Definir e descrever a neurulação.
Chamamos de neurulação o processo em que a placa neural e as pregas neurais são formadas, e o fechamento que forma o tubo neural. Neste processo, o embrião pode ser chamado de nêurula. 
A placa neural desenvolve-se a partir do ectoderma embrionário e quem induz este processe é a notocorda. O sistema nervoso então é derivado de ectoderma da placa neural. A placa neural origina-se próxima ao nó primitivo, e se alonga até a membrana orofaríngea
e se invagina, formando o sulco neural com as pregas neurais. Estas pregas fundem-se, originando o tubo neural, que se separa da ectoderme. A ectoderme superficial irá se diferenciar na epiderme.
	Descrever a formação das cristas neurais e seus derivados.
Com a fusão das pregas neurais para formar o tubo neural, células neuro ectodérmicas migram ventrolateralmente para constituírem a crista neural, entre o ectoderma superficial e o tubo neural. A crista neural logo se divide em duas massas que dão origem aos gânglios sensitivos dos nervos cranianos e espinhais. Derivados Tecido conjuntivo, ondoblastos,derme da face e do pescoço.celulas da glia,melanocitos,septo conodrutal do coração.
	Descrever o desenvolvimento inicial do sistema cardiovascular.
Durante a gastrulação o mesoderma cardiogênico sofre um processo que o divide em dois folhetos: um visceral e outro parietal que delimitam a futura cavidade pericárdica. O primórdio do coração é observado no 18º dia de desenvolvimento na área cardiogênica. O acúmulo de células mesenquimais esplâncnicas ventrais ao celoma pericárdico leva à formação dos cordões angioblásticos, que se canalizam e formam os dois tubos endocárdicos. Com o dobramento lateral do embrião, esses tubos se fundem para formar um único tubo cardíaco. Essa fusão começa na extremidade cranial e se estender caudalmente, entre o 22º e 28º dia de desenvolvimento. Simultaneamente a esplancnopleura (lâmina visceral do mesoderma intra-embrionário e endoderma) forma um espessamento que originará o miocárdio e o folheto visceral de pericárdio. À medida que ocorre a formação do tubo cardíaco tem início o processo de formação dos vasos. Eles surgem basicamente da mesma maneira que os vasos existentes no território extra-embrionário. Células mesenquimais se diferenciam adquirindo forma de tubos cilíndricos apresentando uma luz. Esses tubos se fundem originando os vários vasos do feto. No fim da 3ª semana o sangue já circula e o coração começa a bater no 21° ou 22° dia. O sistema cardiovascular é o primeiro a alcançar um estado funcional. 
	Descrever os derivados dos folhetos embrionários.
Ectoderma:
- Epiderme e anexos cutâneos (pêlos e glândulas mucosas).
- Todas as estruturas do sistema nervoso (encéfalo, nervos, gânglios nervosos e medula espinhal)
- epitélio de revestimento das cavidades nasais, bucal e anal.
Mesoderma: - Forma a camada interna da pele (derme).
- Músculos lisos e esqueléticos;
- Sistema circulatório (coração, vasos sangüíneos, tecido linfático, tecido conjuntivo)
- Sistema esquelético (ossos e cartilagem)
-Sistema excretor e reprodutor (órgãos genitais, rins, uretra, bexiga e gônadas).
Endoderma:.
- Epitélio de revestimento e glândulas do trato digestivo. Exeto boca e anus .
- Sistema respiratório (pulmão).
- Fígado e pâncreas.
OBJETIVOS TEÓRICOS/ANEXOS EMBRIONÁRIOS
1)Definir anexos embrionários e enumerar as membranas fetais ou embrionárias.
Anexos embrionários são apêndices encontrados junto ao embrião em formação, que têm como função suprir necessidades e realizar tarefas de manutenção do organismo durante seu desenvolvimento. Âmnio,Vesícula vitelina ou Saco vitelínico,Alantoide,Córion,Cordão umbilical e Placenta
2) Definir âmnio e citar os componentes e o destino da vesícula amniótica.
Apêndice que também tem origem na somatopleura. Células do epiblasto, separadas do epiblasto embrionário por pequenas fendas coalescentes geram o revestimento desse tecido, que então se enche com o fluido amniótico responsável pela absorção de choques mecânicos que o embrião pode sofrer, além de manter um ambiente aquoso para a embriogênese, características chave para a conquista do meio terrestre pelos amniota. O âmnio tem como função manutenção da temperatura, além da já citada proteção contra choques mecânicos e contra a desidratação, provendo um meio fluido no qual o embrião se desenvolve. 
Primeiro anexo embrionário a ser formado, e originário da esplancnopleura. Há participação de células hipoblásticas na formação do seu tecido. Fica acoplado ao intestino médio por meio de um tubo aberto, denominado tubo vitelínico. O saco vitelínico tem ainda vasos sanguíneos acoplados entre ele e o embrião, responsáveis pelo transporte de nutrientes vindos do vitelo que foram previamente quebrados em aminoácidos solúveis por células endodermais. Tem como função o armazenamento de nutrientes que será usado pelo embrião durante seu desenvolvimento. O saco vitelínico também seria a fonte de origem de uma porção mesodérmica extra-embrionária,que junto a um conjunto de células trofoblásticas gera os vasos sanguíneos externos do cório, responsáveis pela captação de nutrientes para o embrião, vindos da mãe. Ainda, em aves e anfíbios é o órgão de onde derivam as primeiras células sanguíneas, ainda que essas sejam transitórias. 
3) Citar a origem, a composição e a função do líquido amniótico.
fluido amniótico responsável pela absorção de choques mecânicos que o embrião pode sofrer, age como uma barreira contra infecções, permite o desenvolvimento normal dos pulmões fetais.
Composição do Líquido Amniótico. O líquido dentro da cavidade amniótica é uma solução com material não dissolvido em suspensão. Ele consiste de células epiteliais fetais descamadas e quantidades aproximadamente iguais de sais orgânicos e inorgânicos em cerca de 99% de água. Metade dos constituintes orgânicos é proteína; a outra metade dos consiste em carboidratos, gorduras, enzimas, hormônios e pigmentos. 
4) Citar os componentes, o destino e a fundação da vesícula vitelina.
Vesícula vitelina ou vitelínica, ou ainda 'saco vitelino' é o anexo embrionário dos vertebrados, formado a partir da endoderme e da mesoderme, que armazena substâncias nutritivas para o embrião.
5) Citar a formação, a função e o destino do alantóide
Vesícula vitelina ou vitelínica, ou ainda 'saco vitelino' é o anexo embrionário dos vertebrados, formado a partir da endoderme e da mesoderme, que armazena substâncias nutritivas para o embrião , Nos mamíferos, os vasos sanguíneos do alantoide auxiliam na formação da placenta , O alantóide é um anexo embrionário que surge por volta do 16° dia na parede caudal do saco vitelino. Durante a maior parte do desenvolvimento, o alantóide persiste como uma linha que se estende da bexiga urinária até a região umbilical, chamada de úraco, a qual nos adultos corresponderá ao ligamento umbilical mediano.
6) Citar a formação e os componentes do cório.
Ele é formado pela mesoderme extra-embrionário e duas camadas de trofoblasto que envolvem o embrião e as outras membranas. As vilosidades coriônicas invadem o endométrio para permitir a transferência de nutrientes do sangue materno para o feto. Formar a placenta (Córion frondoso – mamíferos). O Cório tem como função a absorção de choques e impactos direcionados ao embrião, como órgão de troca de gases e nutrientes, meio de transporte de cálcio e secreção hormonal. O cório é responsável pela liberação de três principais hormônios: gonadotrofina coriônica, que induz produção de progesterona pelas células da placenta, somatotrofina coriônica, que promove o desenvolvimento do seio materno durante a gestação, e esteroides capazes de manter a gestação estável mesmo com a remoção dos ovários(esse último encontrado em primatas apenas).
7) Citar os componentes, a formação e o destino da placentária.
A placenta é um anexo embrionário existente apenas na infraclasse Eutheria, onde estão os mamíferos placentários, através da qual ocorrem as trocas entre a mãe e seu filho. É formada pelos tecidos do óvulo, embriologicamente derivada do córion. Através da placenta o concepto "respira" (ocorrem as trocas de oxigênio e gás carbônico), "alimenta-se" (recebendo diretamente os nutrientes por difusão do sangue materno) e excreta produtos de seu metabolismo (excretas nitrogenadas). A placenta é também órgão endócrino importante na gravidez, envolvida na produção de diversos hormônios: progesterona, gonadotrofina coriônica
(hCG), hormônio lactogênio placentário, estrogênio (principalmente o estriol). A placenta humana implanta-se na camada intermediária da decídua (nome dado ao endométrio durante a gravidez), denominada de camada esponjosa. Depois do parto, quando o útero reduz de tamanho significativamente, forma-se área de clivagem (descolamento) que, gradativamente, descola a placenta. A placenta humana impede moléculas de alto peso molecular de entrarem em contato com o feto. O sangue da mãe nunca se mistura com o do feto, uma vez que os vasos sanguíneos de ambos não são contínuos, ou seja, a continuidade é assegurada pelo sistema artério-venoso da placenta, por si só um filtro importante. 
8) Definir e descrever a membrana placentária.
A placenta é um órgão presente na classe de mamíferos vivíparos (placentários), cuja função é realizar o intercâmbio de substâncias (nutrientes, gases e secreções), entre a circulação materna e a circulação do feto, atuando temporariamente como: pulmão, intestino, rim, fígado e adrenal.
Esse anexo embrionário tem aspecto esponjoso, formado por partes fetais e maternas, estabelecida primariamente pelo contato da membrana da célula ovo ou zigoto com a mucosa uterina, e posteriormente por tecidos derivados do córion.
9) Descrever a circulação placentária.
Circulação fetal é o sistema circulatório dos fetos, especialmente dos fetos humanos. A circulação fetal é bastante diferente da circulação após o nascimento, pois, no feto, a troca do gás carbônico pelo oxigênio na hemoglobina ocorre na placenta. O sangue oxigenado vem da placenta pela veia umbilical, onde ele se divide em dois: parte vai para o fígado, e daí pera a circulação hepática, e outra parte, pelo duto venoso, vai até a veia cava inferior. Este sangue rico em oxigênio entra no átrio direito, e passa para o átrio esquerdo através do forame oval.
	Citar as funções da placenta.
A troca de substâncias de mãe para bebê. 
A produção de hormonas.
A transferência de calor.
	Descrever a estrutura da placenta a termo. Descrever a formação, a estrutura, a função e o destino do cordão umbilical. 
o cordão umbilical trata-se de um anexo exclusivo dos mamíferos, o qual permite a comunicação entre o embrião e a placenta, O cordão umbilical é um longo cordão constituído por 3 canais, os vasos sanguíneos: duas artérias e uma veia, bem como material gelatinoso, a geleia de Wharton, que os envolve. O cordão forma-se a partir do saco amniótico – que forma o epitélio do cordão -, do alantoide – que forma a veia e as artérias umbilicais – e da vesícula vitelínica. No endotélio e subendotélio da veia do cordão umbilical. podem encontrar-se células-tronco mesenquimais

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando