Buscar

psicologia da comunicação

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Psicologia da Comunicação (FSM02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:442926) ( peso.:4,00)
	Prova:
	10892873
	Nota da Prova:
	7,75
Parte superior do formulário
	1.
	Quando falamos em comunicação, não nos referimos apenas a fala. Se comunicar é interagir de alguma forma. Teoricamente, a comunicação não é avaliada pelo que o emissor emite, mas, sim, pelo que o receptor compreende. Neste processo, a linguagem e as palavras  assumem o papel de gerar significados errados à comunicação, formando as barreiras ou ruídos na comunicação. Disserte sobre a função da linguagem.
	Resposta Esperada:
A linguagem é uma característica humana. É a construção da comunicação, como um sistema gramatical, com sons, suficientemente normatizados para serem utilizados por duas pessoas, transmitindo informação de uma para outra. Outros animais se comunicam através de expressões corporais, latidos, grunhidos etc. A linguagem foi criada por meio de influências da natureza, com a função de permitir a comunicação humana.
�
	2.
	O estruturalismo, desenvolvido pelo psicólogo alemão Wilhelm Wundt (1832-1920), estava pautado no estudo da estrutura da mente. Este psicólogo tinha a preocupação em analisar os aspectos estruturais do sistema nervoso central, que seriam os estados elementares da consciência. Dentro de seu processo de investigação do estruturalismo, utilizaram como fundamento da teoria, o chamado método da introspecção. Disserte sobre este método e quais foram os resultados alcançados durante o período em que esta teoria ficou em estudo.
	Resposta Esperada:
A introspecção, também chamada de percepção interior, seguia condições experimentais muito rígidas, com muitas regras, em que os indivíduos eram submetidos a estímulos numa situação padronizada; pessoas chamadas de observandos descreviam a observadores treinados o que sentiam e assim permitiam a análise dos processos mentais conscientes. Este método não vingou, dada a impossibilidade de resultados estáveis e válidos. No entanto, a introspecção continua a ser largamente usada, como método auxiliar, na investigação de nosso cotidiano.
�
Parte inferior do formulário

Continue navegando