Buscar

CIn BIO

Prévia do material em texto

CIn BIO
	
	 
		
	
		1.
		Durante uma corrida na pista, o pesquisador utilizou 2 câmeras de 60hz; 2 plataformas de força sob o piso; um par de palmilhas especiais nos tênis, para verificar a distribuição da pressão plantar e eletrodos nos músculos da região anterior e posterior da coxa, acoplados a um circuito de telemetria.
A partir do texto acima identifique a área de estudo da biomecânica que é citada duas vezes.
	
	
	
	Dinamometria
	
	
	Termometria.
	
	
	Cinemetria
	
	
	Antropometria
	
	
	Eletromiografia
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A biomecânica está dividida em quatro áreas de estudo, e cada uma contribui de forma distinta para compreensão do movimento humano, sendo correto afirmar que:
	
	
	
	A resistência frontal do ar é estudada pela eletromiografia.
	
	
	O comportamento dos meniscos é estudado pela eletromiografia.
	
	
	As forças internas musculares são estudadas pela dinamometria.
	
	
	O comprimento dos segmentos corporais é estudado pela cinemetria.
	
	
	A ação da gravidade é estudada pela antropometria.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		É um conjunto de métodos que busca medir os parâmetros cinemáticos do movimento, isto é, posição, orientação, velocidade e aceleração. Considera o registro de imagens do movimento humano. Reconstruções com auxilio de pontos marcados no corpo humano (conforme modelo antropométrico). A definição supracitada está relacionada ao conceito da:
	
	
	
	Dinamometria
	
	
	Eletromiografia
	
	
	Cinemetria
	
	
	Biomecânica interna
	
	
	Antropometria
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A biomecânica está dividida em quatro áreas de estudo, cada uma contribui de forma distinta para o estudo do movimento humano, sendo incorreta a seguinte afirmativa:
	
	
	
	A eletromiografia permite analisar fadiga muscular.
	
	
	A maior atividade eletromiográfica tem relação linear (direta) com a maior quantidade de força muscular.
	
	
	Os conhecimentos de cinética são tratados pela dinamometria.
	
	
	Na antropometria os dados coletados servem para criar o modelo biomecânico do sujeito a ser estudado.
	
	
	A cinemetria é o registro de imagens para análise do movimento.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Sobre cinemetria é possível entender que: ¿É um conjunto de métodos que permitem a determinação da posição e orientação dos segmentos corporais, buscando medir os parâmetros cinemáticos do movimento, isto é, posição, orientação, velocidade e aceleração.¿ (Primeira Afirmação) PORQUE ¿O instrumento básico para medidas cinemáticas é o baseado em câmeras de vídeo que registram a imagem do movimento ou as coordenadas de pontos de interesse e então através de software específico calculam as variáveis cinemáticas de interesse.¿ (Segunda Afirmação)
	
	
	
	Ambas as afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma explicação da primeira.
	
	
	Ambas as afirmativas são verdadeiras e a primeira é uma explicação da segunda.
	
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	Ambas as afirmativas são falsas.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A eletromiografia(EMG) é citada por Sacco(2004) como o registro das atividades elétricas associadas às contrações musculares. EMG capta a somatória dos potenciais de ação do músculo. Sendo correto afirmar que:
	
	
	
	Quando ocorre a fadiga há um aumento na frequência do sinal.
	
	
	A intensidade do sinal no músculo antagonista é maior do que no agonista.
	
	
	A melhor posição para colocação dos eletrodos é a junção miotendínea
	
	
	Indica o estímulo neural para o sistema muscular.
	
	
	Permite verificar a quantidade de força muscular.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A Biomecânica possui quatro métodos de medição para analisar as diversas formas de movimento. São elas a Dinamometria, a Cinemetria, a Eletromiografia e a Antropometria. Com base nos seus conhecimentos analise as afirmativas abaixo a assinale a alternativa INCORRETA
	
	
	
	As técnicas podem ser utilizadas em conjunto. A dinamometria faz as medidas da pressão plantar com o objetivo de avaliar a passada durante a caminhada e a eletromiografia mede os potencias elétricos desses músculos.
	
	
	As técnicas podem ser utilizadas em conjunto. A cinemetria pode ser utilizada para avaliação da qualidade de movimento através de vídeos, enquanto a eletromiografia verifica o padrão de recrutamento neuromuscular neste mesmo movimento e as sinergias entre os músculos.
	
	
	As técnicas podem ser utilizadas em conjunto. A eletromiografia faz as medidas dos potenciais elétricos com o objetivo de avaliar o recrutamento de um grupo de músculos em determinado movimento e a força muscular e a dinamometria pode ser utilizada para avaliação da força isométrica e torque isocinético.
	
	
	As técnicas podem ser utilizadas em conjunto. A antropometria pode ser utilizada para avaliação inercial do indivíduo através da quantificação da massa corporal e da estatura e a dinamometria pode ser utilizada para verificação do torque em um equipamento isocinético.
	
	
	As técnicas podem ser utilizadas em conjunto. A cinemetria registra através de imagens, as trajetórias, velocidade e tempo dos gestos humanos e pode ser utilizada em conjunto com a antropometria que utiliza medidas massa corporal, estatura, envergadura e IMC.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Considere as afirmativas abaixo: I. São áreas de estudo da biomecânica: antropometria, cinemetria, dinamometria, sistemas isocinéticos e eletromiografia. II. A antropometria envolve medidas inerciais do corpo humano. Suas medidas são necessárias para a normalização dos dados. III. Força, massa, inércia, peso, pressão, torque, impulso, planos e eixos de movimento são alguns conceitos básicos relacionados a cinética. IV. A dinamometria avalia a quantidade de força (interna e externa) que atua sobre um corpo. Marque a alternativa correta:
	
	
	
	Todas são verdadeiras.
	
	
	I, II e III  verdadeiras.
	
	
	II e IV verdadeiras.
	
	
	I Verdadeira
	
	
	II, III e IV verdadeiras

Continue navegando