Buscar

Questões Falência


Continue navegando


Prévia do material em texto

Questões 
A respeito do processo de falência, assinale a afirmativa correta.
A) As restituições em dinheiro determinadas por sentença judicial poderão ser realizadas antes do pagamento de qualquer crédito.
B) Os créditos ao serem classificados, os créditos com garantia real terão preferência sobre os créditos tributários, independentemente do valor do bem dado em garantia.
C) Os créditos decorrentes das remunerações devidas ao administrador judicial e seus auxiliares serão pagos com preferência em relação aos credores concursais.
D) Os credores remanescentes da recuperação deverão habilitar seus créditos na falência, em qualquer hipótese, quando da convolação da recuperação judicial em falência.
Resposta da questão 51 da prova da OAB: C
Comentário: Essa questão envolveu conhecimentos da Lei n. 11.101/2005 e a sua análise depende de explicar cada uma das assertivas.
A assertiva A está errada, porque, como determinado no artigo 86, parágrafo único, cumulado com o artigo 151, lei supra indicada, as restituições em dinheiro serão pagas após o pagamento dos créditos trabalhistas de natureza estritamente salarial vencidos nos 3 (três) meses anteriores à decretação da falência, até o limite de 5 (cinco) salários-mínimos por trabalhador, que serão pagos tão logo haja disponibilidade em caixa.
A letra B está errada, pois de acordo com o disposto no artigo 83, II, da lei falimentar, apesar de os créditos com garantia real terem preferência sobre os créditos tributários, o valor destes é restringido ao valor do bem gravado.
Por sua vez, a letra C está correta. Os créditos devidos ao administrador judicial e seus auxiliares são, nos termos do artigo 84 da Lei n. 11.101/2005, considerados extraconcursais e precedem aos créditos concursais.
Por fim, a assertiva D está errada porque não existe credores remanescentes na recuperação judicial, mas tão somente na falência.
Questão 2- Não tem legitimidade ativa para requerer a falência do devedor 
Resposta: C- Empresário irregular , baseado no artigo 97§ 1º
Questão 3- A sociedade Boaventura & Cia. Ltda. obteve concessão de recuperação judicial, mas por insuperáveis problemas de fluxo de caixa a recuperação foi convolada em falência. Um dos fornecedores de produtos agrícolas à devedora antes do pedido de recuperação judicial era Barra do Jacaré EIRELI ME. Contudo, com o pedido de recuperação judicial e inclusão do crédito no plano, a fornecedora interrompeu imediatamente a entrega dos produtos e resiliu o contrato. Os créditos estão representados por duplicatas de vendha, sendo o valor total de R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais), exigíveis antes da recuperação judicial e ainda não pagos.
Com base nessas informações e na regra estabelecida na Lei nº 11.101/2005, assinale a afirmativa correta.
Resposta: C- O crédito será classificado na falência como com privilégio especial.
Comentários: Aplicação do art. 83, IV, d, da Lei 11.101/2005: “a classificação dos créditos na falência obedece à seguinte ordem: (…) IV – créditos com privilégio especial, a saber: d) aqueles em favor dos microempreendedores individuais e das microempresas e empresas de pequeno porte de que trata a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2016”. Como o titular do crédito é uma ME, ele será classificado como crédito com privilégio especial
Questão 4- A sociedade empresária denominada JBC, teve a sua falência decretada. No curso do processo, restou apurado que a sociedade, pouco antes do ajuizamento do requerimento que resultou na decretação de sua quebra, havia promovido a venda de seu estabelecimento, independentemente do pagamento de todos os credores ao tempo existentes, ou do consentimento destes, de modo expresso ou tácito, e sem que lhe restassem bens suficientes para solver o seu passivo. Diante desse quadro, é correto afirmar que a alienação é
 Resposta- Ineficaz em relação a massa 
Do Procedimento para a Decretação da Falência
Art. 94. Será decretada a falência do devedor que:
III – pratica qualquer dos seguintes atos, exceto se fizer parte de plano de recuperação judicial:
a) procede à liquidação precipitada de seus ativos ou lança mão de meio ruinoso ou fraudulento para realizar pagamentos;
b) realiza ou, por atos inequívocos, tenta realizar, com o objetivo de retardar pagamentos ou fraudar credores, negócio simulado ou alienação de parte ou da totalidade de seu ativo a terceiro, credor ou não;
Seção IX
Da Ineficácia e da Revogação de Atos Praticados antes da Falência
Art. 129. São ineficazes em relação à massa falida, tenha ou não o contratante conhecimento do estado de crise econômico-financeira do devedor, seja ou não intenção deste fraudar credores:
VI – a venda ou transferência de estabelecimento feita sem o consentimento expresso ou o pagamento de todos os credores, a esse tempo existentes, não tendo restado ao devedor bens suficientes para solver o seu passivo, salvo se, no prazo de 30 (trinta) dias, não houver oposição dos credores, após serem devidamente notificados, judicialmente ou pelo oficial do registro de títulos e documentos;