Buscar

Bens imateriais protegidos pelo Direito industrial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Bens imateriais protegidos pelo Direito industrial
Para dar início a uma atividade industrial, é preciso organizar um grupo de bens que permitem desempenhar tal função. Neste processo empresarial existem os bens que o arranjam. De acordo com a Convenção de Paris, onde o Brasil participou, desenvolvendo as primeiras diretrizes e regras para a padronização internacional da Convenção.
A proteção da propriedade industrial tem seus quatro bens imateriais: a Patente de Invenção, o Modelo de Utilidade, o Registro do Desenho Industrial e a Marca.
A Patente é um documento formal, expedido por repartição pública, que se confere reconhecimento os direitos de propriedade e uso exclusivo de uma invenção. 
Trata-se de um privilégio que o Estado Concede aos detentores dos direitos de invenção de produtos ou processos de fabricação, ou aperfeiçoamento de algum já existente.
No Brasil, o pedido de reconhecimento deve ser feito ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), de ordem federal, que julgará a validade com base na Lei da Propriedade Industrial nº 9.279, de 14 de maio de 1996. 
Segundos os artigos 8° e 9°: 
Art. 8º É patenteável a invenção que atenda aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.
        Art. 9º É patenteável como modelo de utilidade o objeto de uso prático, ou parte deste, suscetível de aplicação industrial, que apresente nova forma ou disposição, envolvendo ato inventivo, que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação.
	O Modelo de Utilidade é a invenção que confere a um objeto ou parte deste, uma configuração, estrutura, mecanismo ou disposição de que resulte uma melhoria funcional no seu uso ou fabricação. Para que a proteção recaia sobre um modelo é necessário que este seja: novo, tenha atividade inventiva e aplicação industrial.
	O direito conferido pela patente é válido por 15 anos desde que as taxas referentes ao mesmo sejam pagas, segundo o art. 40º da Lei de Propriedade e Industrial:
	Art. 40. A patente de invenção vigorará pelo prazo de 20 (vinte) anos e a de modelo de utilidade pelo prazo 15 (quinze) anos contados da data de depósito.
 	Logo a proteção confere ao seu titular direito de uso exclusivo, direito que impede terceiros de usar o modelo sem o seu consentimento, direitos administrativos e judiciais, e de comercializar ou transmitir seu modelo.
	No Brasil, o Desenho Industrial é protegido através de registro, e não de patente como ocorre em outros casos. O registro de Desenho Industrial protege a configuração externa de um objeto tridimensional ou um padrão ornamental (bidimensional) que possa ser aplicado a uma superfície ou a um objeto. Ou seja, o registro protege a aparência que diferencia o produto dos demais, segundo o artigo 95°.
  	Art. 95. Considera-se desenho industrial a forma plástica ornamental de um objeto ou o conjunto ornamental de linhas e cores que possa ser aplicado a um produto, proporcionando resultado visual novo e original na sua configuração externa e que possa servir de tipo de fabricação industrial.
A legislação brasileira prevê a proteção de até 20 objetos por pedido desde que sejam variações do mesmo objeto ou outros que componham um conjunto com as mesmas características distintivas preponderantes, isto é, façam parte da mesma “família”, mantendo a identidade visual. Por exemplo: um conjunto de talher onde garfo, faca, colher, entre outros, mantenham a mesma característica ou ainda uma cadeira de escritório e a mesma cadeira com apoio para copos, vide o artigo:
Art. 104. O pedido de registro de desenho industrial terá que se referir a um único objeto, permitida uma pluralidade de variações, desde que se destinem ao mesmo propósito e guardem entre si a mesma característica distintiva preponderante, limitado cada pedido ao máximo de 20 (vinte) variações.
Uma vez concedido pelo Estado, o registro de desenho industrial é válido em território nacional e dá ao titular o direito, durante o prazo de vigência, de excluir terceiros de fabricar, comercializar, importar, usar ou vender a matéria protegida sem sua prévia autorização. O prazo de vigência é de dez anos contados da data de depósito, prorrogáveis por mais três períodos sucessivos de cinco anos. 
A Marca é usada para distinguir diretamente produto ou serviço de outro idêntico, semelhante ou afim. Pelo INPI são subdivididas em nominativas, figurativas, mistas e tridimensionais. A nominativa é formada, apenas, por palavras que não possuem uma preocupação estética ou visual. A figurativa é feita por desenhos ou logotipos, figura ou emblema. A mista apresenta as características das duas anteriores, constituindo-se de palavras escritas com letras especiais ou inseridas em logotipos. E a tridimensional constituída por forma especial não funcional e incomum dada diretamente ao produto ou a seu recipiente, sendo que a forma especial objetiva identificar diretamente o produto. O registro da marca tridimensional é uma inovação da Lei nº 9.279/96.
Para requerer o registro da marca as pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou de direito privado. As pessoas de direito privado só podem requerer registro de marca relativo à atividade que exerçam efetiva e licitamente, de forma direta ou por meio de sociedades. 
O registro de marca coletiva só poderá ser requerido por pessoa jurídica representativa de coletividade. O registro de marca de certificação só poderá ser requerido por pessoa sem interesse comercial ou industrial direto no produto ou serviço prestado.
Bibliografia: 
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9279.htm
https://jus.com.br/artigos/14385/marcas-e-patentes-os-bens-industriais-no-direito-brasileiro
https://ighorf.jusbrasil.com.br/artigos/519921068/afinal-qual-a-diferenca-entre-nome-empresarial-marca-e-patente
http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/desenho/desenho-industrial-mais-informacoes
https://www.oconsultorempatentes.com/post-unico/o-que-e-um-modelo-de-utilidade
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/definicao-de-patente,230a634e2ca62410VgnVCM100000b272010aRCRD
http://www.ifs.edu.br/nit/index.php/topicosexplicativos/modelodeutilida
https://sites.unicentro.br/wp/pi/modelo-de-utilidade/

Outros materiais