Buscar

PLANO DE AULA FORUM I

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA
TURMA: 6º ANO FUNDAMENTAL
CONTEÚDO: NOÇÕES DE FRAÇÕES EQUIVALENTES
TEMPO DE EXECUÇÃO: 02 AULAS DE 45 MINUTOS
OBJETIVO
Fazer com que os alunos compreendam, reconheçam e identifiquem as diversas representações de um numero racional como equivalentes que podem significar a mesma quantidade dentro de um todo. 
Provocar o desenvolvimento deles a fim de que consigam usar de estratégias próprias para identificar esses tipos de frações e resolvam os problemas que surgirem.
MÉTODO
Para o desenvolviemtno dessa atividade usaremos vários tipos de materiais para que os alunos possam assimiliar bem aquilo que se propõe a ensinar, como discos de papelão, retângulos de papel, cartolina, lápis de cor e pincel. 
Abordaremos situações com divisões de inteiros para que possam perceber as diferentes formas de se identificar as frações equivalentes. Usaremos de exercícios baseados no cotidiano para que a abordagem seja a mais próxima possível da realidade deles. 
Se houver possibilidade e equipamento disponível, podemos passar um filme que conte a histoória dos números racionais, como surgiram e sua aplicação. Caso não seja possível, será necessário fazê-lo através de material impresso, bem ilustrado para que facilite a compreensão e alcance o objetivo que o filme alcançaria.
ATIVIDADE
Primeiramente com os discos de papelão e o pincel, pediremos para que os alunos dividam dividam como se fossem várias pizzas sendo uma dividia ao meio, a outra em 4 partes ou fatias e a última em oito e colorir a metade dos pedaços/fatias conforme o exemplo abaixo.
Após isso eles compreenderão que cada um doss desenhos representam exatamente a metada de cada pizza ou seja, 1/2 = 2/4 = 4/8.
Passada essa fase, utilizaremos a cartolina para cortar retângulos e, assim como foi com a simulação da pizza, pediremos que os alunos dividam esses retângulos de formas diferentes mas que representem a mesma quantidade dentro do todo. Nessa parte é importante que o professor não intervenha diretamente, observe como se dará o desenvolvimento dos alunos.
	
Passadas essas duas fases, os alunos já estarão prontos a começar ter um contato direto com as frações, sendo assim, agora dividiremos a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Utilizaremos de papel ou cartolina com retângulos divididos em duas partes, simulando peças de dominó. Em cada parte deve se colocar aleatoriamente uma fração. É preciso que se faça várias peças, por exemplo, que cada grupo crie 10 peças. 
Depois da criação dessas peças pediremos aos alunos que sorteiem e dividam as peças igualitariamente por grupo.
Em seguida um integrante de um dos grupos fará a leitura das frações que estão na sua peça e o outro grupo deverá procurar dentre as suas peças se existe alguma peça que contenha uma fração equivalente a que o grupo anterior acabou de pegar e assim sucessivamente entre os grupos até que não sobrem mais frações equivalentes entre os grupos.
ENCERRAMENTO
	Após o fim da atividade, o professor deverá ler o encerramento da aula de forma que traduza em palavras tudo aquilo que foi abordado, pedindo para que os alunos sintetizem em um parágrafo, aquilo que aprenderam durante os trabalhos.
AVALIAÇÃO
Depois de realizar as atividades o professor poderá realizar uma avaliação envolvendo tudo aquilo que foi abordado. Nela deverá conter figuras ilustrativas para identificação das frações equivalentes e também, questões envolvendo as frações propriamente ditas de modo que os alunos sejam provocados a pensar no que foi trabalhado e traduzir isso em resultado na avaliação.

Continue navegando