Buscar

MODELO ELABORAÇÃO PLANO DE AULA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Plano de aula para 6º ano.
Conteúdo: Noção de unidade de medida para perímetro e área de figuras planas.
Métodos: Uso de materiais variados para a noção e compreensão do que uma unidade de medida, papel quadriculado para trabalhar perímetro e dedução (demonstração) das fórmulas das áreas de figuras geométricas tais como: Quadrado, triângulo e retângulo. Exercícios com situações problemas envolvendo calculo de perímetro e área. Ao final uma breve aula de historia ou um vídeo que conte um pouco sobre a geometria, como surgiu e como era e sua importância para os povos egípcios entre outros.
Objetivo: fazer com que os alunos entendam o que é uma unidade de medida, que consigam ver de forma concreta o porquê das fórmulas e como se chegou até elas, para que compreendam a importância da matemática em suas vidas.
Unidade de medida: com materiais como palitos de sorvete, fósforos e fitas métricas, formar grupos de 4 a 5 alunos, distribuir os materiais e pedir para que contornem o piso (cerâmica) da sala, ou a própria carteira. Os grupos receberão materiais diferentes para fazer isso, dai você pergunta quantos palitos de sorvete foi usado para contornar o piso? E palitos de fósforo? E vai perguntando se preciso for que os grupos troquem de material, você indaga tem diferença de tamanho de uma carteira para outra? De um piso para outro? a resposta certamente sera que não, se ninguém disser você questiona o que muda então ao fazer o contorno com palito de fosforo ou com palitos de sorvete? É provável que respondam o que se espera, que é o tamanho do palito, ou seja a unidade de medida. Apresentar as unidades de medida oficiais centímetros, metros etc. 
Hora de trabalhar o papel quadriculado de 1cm por 1cm fazer vários desenhos na lousa para que os reproduzam no papel. EX:
3cm 2 cm
 6 cm 3cm 
 8 cm 
 5 cm
Com vários exercícios você já pode apresentar o que é perímetro quando eles somarem os valores dos lados de cada figura. Perímetro 2P: É soma das mediadas dos lados.
Para a área do quadro peça para que desenhem um quadrado na folha quadriculada, de 3cm X 3cm peça para que contem quantos quadradinhos terão que pintar para pintar o quadrado todo, depois o mesmo com um quadrado de 5cm X 5cm , de 8cm X 8cm e outros para que percebam o que estão fazendo cobrindo a área do quadrado, depois pergunte quantos quadradinhos pinaríamos se fosse um quadrado de 25cm de lado, é provável que depois de vários eles percebam que é somente multiplicar um lado pelo outro, se não acontecer deverá levantar questionamentos para que consigam perceber. Enfim, apresente a formula da área do quadrado, e se fosse um retângulo de 4 cm por 8 cm ? E outro de 4 cm X 7 cm? Chegarão a conclusão que se trata de algo muito parecido com a formula do quadrado ou seja o lado maior multiplicando o lado menor.
Para o triangulo, questione e a área de um triângulo? Como desenhar um triângulo? Com que se parece? Eles tem que enxergar que um triangulo pode ser um quadrado ou retângulo dividido ao meio, ou seja a metade. Talvez consigam visualizar se dividirem qualquer um dos retângulos já feitos, verão que contando os quadradinhos inteiros e os ficaram pela metade na verdade se completam conseguirão “provar” que de fato a área do triangulo é lado maior multiplicando o lado menor, e este resultado (área do retângulo) dividido por dois, ou seja ao meio. 
As situações problemas, podem envolver historias da comunidade, como construção de hortas, jardins , cercados para galinhas, pode –se trabalhar tanto área quanto perímetro no mesmo problema. 
Importante: construir com eles, com jornal, um quadrado de 1m por 1m para que tenham noção do que é um metro quadrado tão falado em sala de aula, mas poucos conseguem visualizar o tamanho, ter a noção do tamanho do que é um metro quadrado. A partir daí da pra trabalhar problemas envolvendo situações do dia a dia, como por exemplo, uma festa que será oferecida as crianças da comunidade serão em torno de 100 crianças qual o tamanho mínimo do espaço para acomodar as crianças daí peça para que se coloquem sobre o quadrado para terem noção de quantos cabem por metro quadrado e o trabalho vai fluindo por si só, dependerá de seus questionamentos e vai variar de turma para turma.
Para a avaliação verificar a aprendizagem do aluno durante as aulas, e depois lista de exercícios e situações problemas que o aluno fará em casa, podendo tirar duvidas durante a aula, e depois uma pequena prova com exercícios e problemas semelhantes aos feitos em sala e lista de exercícios.

Outros materiais