Buscar

Reflexão filme A Caça

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REFERÊNCIA: Da Educação para a Saúde: o processo de construção da identidade do psicólogo – Revisão de literatura
 Marisa Irene Siqueira Castanho
	Texto 01
Nome: Rodolfo William Soares Godinho
RA: C667HE-0
Data: 10/02/2019
O material contextualiza duas pesquisas para explicar o processo de construção da identidade do psicólogo, no caso dos psicólogos escolares. Na primeira pesquisa se situa num momento marcante da trajetória da inserção dos psicólogos escolares no serviço público municipal de São Paulo, no caso, uma transição da atuação desses profissionais na rede de ensino para a rede municipal de saúde. No grupo de profissionais da primeira pesquisa, como decorrência de sua transferência, as psicólogas perderam um espaço de atuação nas escolas, o que lhes causa visível desconforto. 
A segunda pesquisa vai situar-se um momento do serviço público do município que ainda permanece, cerca de duas décadas depois, sem o cargo público oficial de psicólogo escolar, embora existam atualizações dessas discussões e apoios das entidades de classe em projetos políticos em tramitação. A pesquisa também é feita com psicólogos escolares atuantes na rede de ensino particular, que ocupam um contexto de profissionais prestadores de serviço e sem ocuparem fixamente no quadro de funcionários das unidades escolares.
Compreende-se com os resultados das duas pesquisas, que o longo processo de constituição de uma identidade profissional, no caso dos psicólogos escolares, está ainda em construção. A Psicologia Escolar tem, entre os seus desafios, ampliar seu foco de atuação, pesquisa e produção de conhecimento para além da escola, pois diferentes contextos como creches e ONGs, por exemplo, e outros níveis do sistema educacional podem enriquecer-se do trabalho desenvolvido por profissionais e pesquisadores voltados à interface Psicologia-Educação.
Em suma, o profissional de psicologia escolar está percorrendo o caminho de construção da sua identidade profissional no contexto escolar e para isso deve se embasar nos estudos específicos de sua área e também das outras que se relacionam com o segmento da qual atua, e também conhecer as políticas públicas que permeiam a sua área profissional de maneira direta ou não.

Continue navegando