Buscar

Capoeira: Luta, Dança e Cultura Popular


Prévia do material em texto

CAPOEIRA
origem
A CAPOEIRA é uma expressão cultural brasileira que mistura luta, esporte, cultura popular, musica e dança. Foi criada por escravos fugitivos.
A capoeira se divide em angola e regional.
A Angola é o estilo original praticado pelos escravos, caracterizada por ser mais lenta, composta de movimentos furtivos executados de modo rasteiro.
O Regional é o estilo contemporâneo de capoeira, com atributos de outras artes-marciais em sua prática.
Esse estilo foi criado pelo Mestre Bimba e difundiu-se rapidamente pelo mundo. Isso contribuiu para melhorar a imagem do capoeirista ao mesmo tempo que favoreceu o aumento de seus adeptos.
Características
Uma característica que distingue a capoeira de outras lutas é o fato de a mesma ser acompanhada por música.
É a música que decide o ritmo e o estilo do jogo, que é praticado no decorrer da roda de capoeira, um círculo de pessoas onde a capoeira é jogada.
Assim, os capoeiristas se alinham na roda de capoeira batendo palmas no ritmo do berimbau enquanto cantam a música de capoeira para os dois praticantes jogarem.
O berimbau é um instrumento musical de corda feito de madeira, bambu, arame e uma cabaça.
O jogo pode terminar ao comando do capoeirista no berimbau (normalmente um capoeirista mais experiente) ou com o início de um novo combate entre uma nova dupla.
A música, por sua vez, é composta de instrumentos e canções, onde o ritmo varia de acordo com o 'toque de capoeira' de lento (Angola) ao bastante acelerado.
JOGOS LUDICOS:
Capitão do Mato
Será determinado um ou mais alunos (Dependendo da quantidade) para ser o “Capitão do Mato”. Este deverá pegar os demais alunos, os denominados “Escravos” que fugirão pelo espaço da brincadeira. Quando o “Capitão” pegar um aluno, este deverá permanecer de cócoras até que outro aluno vá salvá-lo, porém o salvamento só ocorre quando o aluno livre realiza o movimento da capoeira (aú, meia lua ou armada quem determina é o professor).
Queimada Diferente
Cada time recebeu a orientação de eleger um “líder” (o líder da equipe dos escravos seria o “Zumbi dos Palmares” e o líder dos feitores, o “Capitão do Mato”), sem permitir que a outra equipe soubesse quem era o escolhido. A quadra foi devidamente marcada e as regras do jogo eram semelhantes às de um jogo de Queimada tradicional, porém, com algumas mudanças: a) O “cemitério” dos escravos seria a “fazenda”, enquanto o cemitério dos feitores seria o “quilombo”; b) Os 2 times deveriam tentar “se queimar”, mas quando o líder de uma equipe fosse queimado, a vitória seria automaticamente do outro time, independendo do número de participantes restantes; c) Se todos os jogadores de uma equipe fossem queimados, menos o seu líder, este receberia uma “vida extra” (para que este saísse do jogo, era necessário “queimá-lo” duas vezes).

Continue navegando