Buscar

estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.Conforme os artigos lidos, cite e explique pelo menos duas dificuldades que atualmente os professores enfrentam em sala de aula para explicar aos alunos a importância e autoridade dos profissionais de História e dos métodos historiográficos para o estudo do passado.
R= Dentre todas as dificuldades pelas quais passa a educação no Brasil, destaca-se, atualmente, um grande desinteresse por parte de muitos alunos, por qualquer atividade escolar. Freqüentam as aulas por obrigação, sem, contudo, participar das atividades básicas. Ficam apáticos diante de qualquer iniciativa dos professores, que se confessam frustrados por não conseguirem atingir totalmente seus objetivos
Para afirmar a sua autoridade o pouco hábito dos alunos brasileiros de ler e as características sociais da contemporaneidade.
Como muitos dos alunos não leem, ou leem muito pouco, o conhecimento dos documentos e a sua análise crítica é, muitas vezes, pouco desenvolvida, de modo que o professor se vê muitas vezes sem ferramentas para afirmar a validade daquilo que afirma.
 As características sociais atuais tornam a ideia de uma autoridade do professor algo parcialmente problemático, de modo que não há uma concepção pedagógica e social claro de qual seria o nível "adequado" de autoridade do professor.
2. Como o professor de História pode trabalhar com seus alunos a formação dessa consciência crítica sobre a História e o ofício do historiador?
 "O método de checagem é o mesmo para todas: buscar informações de fontes confiáveis. método científico, de busca de informações seguras que possam ser demonstradas, até para eles entenderem que não é simples provar as coisas." discutir as notícias e em encontrar formas de checar as informações online - buscando as fontes originais dos fatos ou pesquisando em artigos acadêmicos, periódicos científicos, e sites de tribunais eleitorais, por exemplo, Ao professor cabe ensinar a técnica e, sobretudo, desenvolver o espírito crítico do jovem em relação ao que lê e ao que publica em redes sociais. Considerar a fonte da informação: tentar entender sua missão e propósito olhando para outras publicações do site,Procurar fontes de apoio que confirmem as notícias, procurar uma confirmação de pessoas independentes com conhecimento. Checar a data da publicação: veja se a história ainda é está atualizada,

Continue navegando