Buscar

Trabalho N31 penal

Prévia do material em texto

1. Julio mediante uma só ação (um golpe de espada), cometeu três crimes (dois homicídios e uma lesão corporal), na conduta de Julio houve múltipla vontade, agiu com dolo o autor.
Que espécie de concurso de crimes ocorreu neste caso? Com base na espécie encontrada, qual será o critério utilizado para calcular a pena dos três crimes praticados por Julio? 
2. Quando uma circunstância ao mesmo tempo figura como qualificadora do crime e como agravante genérica como poderá ser resolvida tal questão? 
3. Quando ocorre a conversão da pena restritiva de direitos em privativa de liberdade? Operada a conversão da pena restritiva de direitos em privativa de liberdade, como se procede em relação ao tempo de pena até então cumprido? 
4. Sobre a pena de multa explique a diferença entre a pena de multa como pena principal e a multa como pena acessória. Fundamente.
5. Sanção Penal é:
A) Elemento do crime
B) Elemento do fato típico
C) Elemento da ilicitude.
D) Elemento da culpabilidade.
E) Punição. 
6. Exige-se autodisciplina e senso de responsabilidade do condenado (art. 36, do CP), somente podendo ingressar nesse regime se estiver trabalhando ou comprovar a impossibilidade de fazê-lo, apresentar mérito e, principalmente, aceitar seu programa e as condições impostas pelo Juiz." Os requisitos apontados na frase destacada dizem respeito:
A) ao regime fechado
B) ao regime aberto 
C) ao regime semi-aberto
D) a todos os regimes de cumprimento de pena privativa de liberdade
E) a nenhum dos regimes de cumprimento de pena privativa de liberdade
7. Acerca do concurso de crimes, marque a alternativa correta:
A) ocorre o concurso formal quando for o caso, dentre outras hipóteses, de prática de dois ou mais crimes idênticos ou não, mediante uma só ação ou omissão;
B) aplica-se a regra relativa à pena (pena mais grave das cabíveis, ou se iguais, somente uma delas, mas aumentada em qualquer caso de um sexto até metade) no concurso formal de crimes quando, dentre outros casos, o agente pratica dois ou mais crimes, mediante uma só ação ou omissão dolosa, resultante de desígnios autônomos;
C) é caso de concurso material de crimes quando o agente, mediante uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não;
D) considera-se crime continuado quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, de espécie diversa, nas mesmas condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes;
8. Existe o chamado concurso formal imperfeito ou impróprio: 
A) quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica crimes idênticos e subsequentes contra a mesma vítima.
B) quando o agente, mediante uma única ação ou omissão culposa, pratica crimes não resultantes de desígnios autônomos.
C) quando o agente, mediante uma única ação ou omissão dolosa, pratica crimes não resultantes de desígnios autônomos.
D) quando o agente, mediante uma única ação ou omissão dolosa, pratica crimes resultantes de desígnios autônomos.
9. É certo afirmar: 
I. São requisitos do concurso formal: pluralidade de condutas, pluralidade de crimes da mesma espécie e unidade de desígnio.
II. Por ser uma ficção criminal, o crime continuado não é considerado como espécie de concurso de crimes.
III. Ocorre o concurso material quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não.
Analisando as proposições, pode-se afirmar: 
A) Somente as proposições II e III estão corretas.
B) Somente as proposições II e IV estão corretas.
C) Somente as proposições I e III estão corretas.
D) Somente a proposição IV está correta.
10. O cálculo da pena observa o critério trifásico, de acordo com o art. 68 do Código Penal. Nesta forma de individualização: 
A) as circunstâncias judiciais e legais são consideradas na primeira fase, seguidas das agravantes e atenuantes e, por fim, as causas de aumento e diminuição da reprimenda.
B) as qualificadoras incidem na primeira fase de fixação da reprimenda, onde se fixará a pena-base, ao contrário das causas especiais de aumento de pena.
C) a pena-base será fixada conforme o art. 59 do CP, seguida das circunstâncias judiciais e, por último, das causas de aumento e diminuição da reprimenda.
D) os efeitos do reconhecimento dos concursos formal e material de delitos não são considerados neste critério.
11. Entre as circunstâncias que sempre atenuam a pena, não está incluído o fato de o agente
A) desconhecer a lei.
B) ter cometido o crime sob coação a que pudesse resistir.
C) ter cometido o crime sob a influência de multidão em tumulto, se não o tiver provocado.
D) ter cometido o crime em ocasião de incêndio, inundação ou qualquer calamidade pública.
12. João obrigou Leila, mediante ameaça exercida com arma de fogo, a com ele praticar sexo anal. Após isso, João matou-a, para assegurar que ela não noticiaria o fato à autoridade policial. Nessa situação hipotética, João cometeu o crime de:
A) estupro seguido de morte (crime preterdoloso).
B) homicídio qualificado e estupro, em continuidade delitiva.
C) homicídio qualificado e estupro, em concurso formal
D) homicídio qualificado e estupro, em concurso material.
13. No que se refere às penas restritivas de direitos e à de multa, assinale a opção correta:
A) A prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas consiste na atribuição de tarefas gratuitas ao condenado, sendo aplicáveis às condenações superiores a seis meses de privação da liberdade, atendidos os demais requisitos legais.
B) A limitação de fim de semana consiste na obrigação de permanência, aos sábados, domingos e feriados, por oito horas diárias, em casa de albergado ou em outro estabelecimento adequado.
C) A pena de multa consiste no pagamento, ao fundo penitenciário, da quantia determinada na sentença e calculada em dias-multa, sendo, no mínimo, de dez e, no máximo, de trezentos e sessenta e cinco dias-multa, a ser fixada pelo juiz, não podendo ser inferior a um trigésimo do maior salário mínimo mensal vigente ao tempo do fato, nem superior a cinco vezes esse salário.
D) Se o condenado for reincidente, o juiz não poderá aplicar a substituição da pena privativa de liberdade, apesar de, em face de condenação anterior, a medida ser socialmente recomendável e a reincidência não se ter operado em virtude da prática do mesmo crime.
14. Sobre as penas privativas de liberdade, assinale a alternativa INCORRETA: 
A) A pena de detenção deve ser cumprida em regime fechado, semi-aberto ou aberto, fixado pelo juiz no momento da prolação da sentença.
B) A execução da pena em regime semi-aberto será feita em colônia agrícola, industrial ou estabelecimento similar.
C) O condenado por crime contra a administração pública terá a progressão de regime do cumprimento de pena condicionada à reparação do dano que causou, ou à devolução do produto do ilícito praticado.
D) O trabalho externo é admissível, no regime fechado, em serviços ou obras públicas.
15. Com relação aos critérios para a substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direito, assinale a alternativa correta. 
A) Somente fará jus à substituição o réu que for condenado a pena não superior a 4 (quatro) anos.
B) Se superior a um ano, a pena privativa de liberdade pode ser substituída por uma restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direitos.
C) A substituição nunca poderá ocorrer ao réu reincidente em crime doloso.
D) em caso de descumprimento injustificado da pena restritiva de direitos, esta será convertida em privativa de liberdade, reiniciando-se o cumprimento da integralidade da pena fixada na sentença.
16. Em caso de condenação à pena privativa de liberdade de 03 (três) anos de reclusão, o condenado:
A) tem direito, necessariamente, de iniciar o cumprimento da pena em regime semi-aberto.
B) tem direito, necessariamente, de iniciar o cumprimento da pena em regime fechado.C) não tem direito, se for condenado por crime cometido mediante violência ou grave ameaça, a que a pena privativa seja substituída por penas restritivas de direito.
D) todas estão incorretas.
17. “A pena-base será fixada atendendo-se ao critério do artigo 59 deste Código, em seguida serão consideradas as circunstancias atenunantes e agravantes, por último as causas de aumento e diminuição de pena.” Por conseqüência, é certo dizer que o sistema trifásico previsto no estatuto penal pátrio consagra:
A) a pena jamais poderá ultrapassar os limites previstos no preceito secundário do tipo
B) a pena poderá ultrapassar os limites previstos no preceito secundário do tipo na terceira fase 
C) a pena poderá ultrapassar os limites previstos no preceito secundário do tipo na segunda fase
D) a pena poderá ultrapassar os limites previstos no preceito secundário do tipo na primeira fase
18. No processo de aplicação da pena, os maus antecedentes do agente incluem-se dentre as: 
A) circunstâncias agravantes. 
B) qualificadoras. 
C) causas especiais de aumento de pena.
D) circunstâncias judiciais.
19. Acerca da reincidência assinale a opção correta. 
A) Para efeitos de reincidência, são considerados os crimes eleitorais, os crimes militares próprios e os crimes políticos.
B) O agente que, na fase de recurso de sentença condenatória pela prática de crime, comete contravenção penal, deve ser considerado reincidente não-específico.
C) Para se caracterizar a reincidência na prática de crime, é necessário que haja trânsito em julgado de sentença condenatória por prática de crime anterior.
D) Para efeito de reincidência específica, prevalece a condenação anterior, se, entre a data do cumprimento da pena e a infração posterior, tiver decorrido tempo superior a 5 anos.
20. No cálculo da pena, o juiz deverá considerar o arrependimento posterior, a culpabilidade e a confissão espontânea nas seguintes etapas, respectivamente:
A) primeira, segunda e terceira. 
B) terceira, segunda e primeira 
C) terceira, primeira e segunda
D) primeira, terceira e segunda.
E) segunda, primeira e terceira. 
21. Giordano, ao dirigir seu automóvel de maneira negligente, perdeu o controle do carro, e num único acidente, matou cinco pessoas e lesionou gravemente outras cinco. Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a alternativa correta.
AA) Giordano agiu em continuidade delitiva, devendo ser-lhe aplicada a pena mais grave, aumentada de um sexto até a metade. 
B) Atualmente, considera-se que tais situações devem ser entendidas como crime único, aplicando-se apenas uma das penas, ou seja, a mais leve. 
C) Giordano praticou crimes em concurso material e responderá pela pena de cada um deles. 
D) Giordano praticou crimes em concurso formal, devendo ser–lhe aplicada a pena mais grave, aumentada de um sexto até a metade.

Continue navegando