Buscar

Sintomas ponta branca arroz

Prévia do material em texto

Sintomas
A clorose se manifesta no ápice das folhas, que se torna esbranquiçada, normalmente estendendo-se por 5 cm (denominado ponta branca do arroz).
Danos
A clorose sobre as folhas irá ocasionar diminuição da área fotossintetizante da planta. Com o tempo, a região que sofreu clorose pode apresentar rasgamento do tecido, reduzindo a um filamento de tecido necrosado. O enrolamento acontece na extremidade apical da folha, dificultando a emissão de panículas.
O nematoide também pode alimentar-se dos órgãos florais e, em muitos casos, estes acabam ficando estéreis, resultando, assim, em panículas menores e mal formadas e, consequentemente, em grãos de menor tamanho e menor peso, reduzindo a produtividade. As perdas são muito variáveis e irão depender de alguns fatores, tais como: a suscetibilidade da cultivar, o manejo de irrigação na área e a densidade populacional elevada do nematoide, que atinge em determinadas situações 10-30% (nas sementes ou no solo).
Epidemiologia
Condições favoráveis para o desenvolvimento da doença:
A temperatura ótima para o desenvolvimento do nematoide varia entre 23 °C e 32 °C, porém se mantém ativo entre 13 °C e 43 °C, inativando-se acima de 43 °C. Lavouras fertilizadas com altos teores de sulfato de amônio, nitrato de amônio, superfosfato de cálcio e cloreto de potássio, aumentam a severidade da doença.
Fonte de inóculo: 
O nematoide sobrevive principalmente nas sementes infectadas e secas por até três anos e, em menor grau, em plantas daninhas e nos colmos e resíduos da cultura deixados no campo. A principal via de disseminação a longa distância são as sementes infectadas. Dentro da lavoura, são disseminados pela água de irrigação. Na planta, os nematoides alcançam as folhas superiores, levados pelo próprio crescimento da planta, embora quando exista uma lâmina de
água na superfície das folhas, possam se deslocar para outras folhas ou para a panícula.
Controle:
Recomenda-se o uso de cultivares com resistência e a eliminação dos resíduos culturais infectados, das ervas daninhas e das plantas voluntárias.
O tratamento das sementes tem se constituído num método de controle altamente viável e prático. O uso de produtos com ação nematicidas, incluindo alguns inseticidas e fungicidas, tem sido suficiente para controlar eficientemente o agente causal da doença.

Continue navegando