Buscar

simulado av1 trabalho

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201604716651)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FCC 2018) O advogado Hermes pretende utilizar uma medida processual que não está prevista na Consolidação das Leis do Trabalho para defender os interesses da empresa reclamada em uma reclamação trabalhista. Nessa situação,
		
	
	não poderá utilizar desta medida porque a Consolidação das Leis do Trabalho apresenta todas as regras do processo do trabalho.
	 
	nos casos omissos, o direito processual comum será fonte subsidiária do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatível com as normas do processo judiciário do trabalho.
	
	poderá utilizar de qualquer regra do direito processual comum, porque este tem preferência em sua aplicação sobre as normas processuais trabalhistas, por serem normas de maior amplitude.
	
	poderia utilizar de medida processual prevista no Código de Processo Civil apenas na fase de execução da sentença, porque na fase de conhecimento deve se valer apenas das regras contidas na lei processual trabalhista.
	
	somente poderia se valer de medida processual estranha à Consolidação das Leis do Trabalho se estivesse na defesa dos interesses do empregado, em face do princípio da proteção ao trabalhador
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604716646)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Situação Hipotética: Maurício ajuizou reclamação trabalhista contra a empresa Panos e Pratos Ltda, pleiteando o pagamento de horas extras e dano moral. Foi expedida citação para a empresa reclamada, pelo correio, porém a entrega foi em endereço errado e distinto da sede da Panos e Pratos Ltda. Contudo, a reclamada, em audiência, apresentou defesa e juntou documentos. Após regular instrução do processo, o magistrado condenou a empresa a pagar todos os pedidos contidos na Petição Inicial.
 
Acerca do caso, pode-se considerar:
		
	
	Pelo princípio do contraditório, a falha na citação é sanada pelo comparecimento espontâneo da reclamada.
	
	 
Pelo princípio da instrumentalidade das formas, a citação no processo acima é nula e, portanto, a sentença também.
	
	Pelo princípio do contraditório, a falha na citação da reclamada torna nula a sentença.
	
	Pelo princípio do devido processo legal, a citação no processo acima contém uma nulidade de natureza absoluta e, portanto, deveria ser declarada ex-officio pelo Juiz.
	 
	Pelo princípio da instrumentalidade das formas a citação no processo acima não é nula e, portanto, a sentença é válida.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604716650)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(VUNESP 2018) Em conformidade com o texto expresso na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é correto afirmar que
		
	
	não havendo acordo, é facultado ao juiz converter o processo em juízo arbitral.
	
	é ilícito às partes celebrar acordo que ponha termo ao processo, antes de encerrado o juízo conciliatório.
	
	o direito processual comum não será fonte subsidiária do direito processual do trabalho.
	 
	os Juízos e Tribunais do Trabalho terão ampla liberdade na direção do processo e velarão pelo andamento rápido das causas, podendo determinar qualquer diligência necessária ao esclarecimento delas.
	
	a compensação, ou retenção, poderá ser arguida em qualquer momento processual.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604716654)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FCC 2018) Conforme previsão constitucional, o Tribunal Superior do Trabalho será composto por,
		
	 
	27 ministros, com mais de 35 anos e menos de 65 anos, sendo 1/5 dentre advogados com mais de 10 anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de 10 anos de efetivo exercício.
	
	27 ministros, com mais de 35 anos e menos de 70 anos, sendo 1/3 dentre advogados com mais de 10 anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de 10 anos de efetivo exercício.
	
	17 ministros, com mais de 35 anos e menos de 65 anos, sendo 1/5 dentre advogados com mais de 10 anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de 10 anos de efetivo exercício.
	
	11 ministros, com mais de 30 anos e menos de 70 anos, sendo 1/3 dentre advogados com mais de 5 anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de 5 anos de efetivo exercício.
	
	27 ministros, com mais de 30 anos e menos de 65 anos, sendo 1/5 dentre advogados com mais de 5 anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de 5 anos de efetivo exercício.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604716672)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	FGV 2018 (adapatado) Jerônimo Fernandes Silva foi admitido pela sociedade empresária Usina Açúcar Feliz S.A. em 12 de fevereiro de 2018 para exercer a função de gerente regional, recebendo salário de R$ 22.000,00 mensais. Jerônimo cuida de toda a Usina, analisando os contratos de venda dos produtos fabricados, comprando insumos e materiais, além de gerenciar os 80 empregados que a sociedade empresária possui. A sociedade empresária pretende inserir cláusula compromissória de arbitragem no contrato de trabalho. Diante da situação retratada e dos preceitos da CLT, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Não cabe arbitragem nas lides trabalhistas individuais, pelo que nula eventual estipulação nesse sentido.
	
	É possível a estipulação de cláusula compromissória de arbitragem, desde que isso seja homologado pelo Juiz de Direito. 
	
	A cláusula compromissória de arbitragem é viável, se o empregado for portador de diploma de nível superior.
	 
	A cláusula compromissória de arbitragem pode ser estipulada no momento da contratação, desde que o empregado manifeste concordância expressa.
	
	É possível a estipulação de cláusula compromissória de arbitragem, desde que isso seja homologado pelo sindicato de classe
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201604751277)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Greve, Negociação Coletiva e Arbitragem são, respectivamente,
		
	
	Formas de autocomposição, autotutela e heterocomposição dos conflitos trabalhistas;
	
	Formas de autotutela, heterocomposição e autocomposição dos conflitos trabalhistas;
	
	Formas de heterocomposição, autotutela e autocomposição dos conflitos trabalhistas;
	
	Todas as demais respostas estão incorretas;
	 
	Formas de autotutela, autocomposição e heterocomposição dos conflitos trabalhistas;
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201604751297)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Nos termos da legislação trabalhista, tratando-se de empregador que promova realização de atividades fora do lugar do contrato de trabalho, é assegurado ao empregado apresentar reclamação
		
	
	No foro da celebração do contrato ou no de sua residência;
	
	No foro da prestação dos respectivos serviços ou no de sua residência;
	
	No foro do domicílio, prestação de serviços ou celebração do contrato, a livre escolha do autor. 
	
	Apenas no foro de sua residência;
	 
	No foro da celebração do contrato ou no da prestação dos respectivos serviços;
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201604716666)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FCC 2018) Em relação à competência material da Justiça do Trabalho, esta 
		
	
	não é competente para determinar o recolhimento das contribuições fiscais. 
	
	é competente para processar e julgar ações de indenização por dano moral e material, decorrentes da relação de trabalho, inclusive as oriundas de acidente de trabalho e doenças a ele equiparadas, mas não para as propostas pelos dependentes ou sucessores do trabalhador falecido.
	 
	é competente para processar e julgar ação possessória ajuizada em decorrência do exercício do direito de greve pelos trabalhadores da iniciativa privada.  
	
	não é competente para a execução, de ofício, da contribuição referente ao Seguro de Acidente de Trabalho (SAT), que temnatureza de contribuição para a seguridade social, ainda que se destine ao financiamento de benefícios relativos à incapacidade do empregado decorrente de infortúnio no trabalho. 
	
	não é competente para processar e julgar ações ajuizadas por empregados em face de empregadores relativas ao cadastramento no Programa de Integração Social (PIS). 
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201604716663)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(AOCP 2018) João tem domicílio na cidade do Rio de Janeiro/RJ e foi chamado para uma entrevista de emprego pela empresa Colchões Ortopédicos Ltda., com sede na cidade de Campinas/SP, ocasião em que foi contratado no próprio local. Já no momento da contratação, a empresa informou ao novo empregado que o mesmo iria trabalhar na filial da empresa na cidade de São José do Rio Preto/ SP. Depois de três anos de trabalho na empresa em questão, João foi dispensado sem justa causa, não recebendo as verbas rescisórias, dentre outros pleitos que considera devidos, razão pela qual almeja buscar a efetivação de seus direitos na Justiça do Trabalho. Nesse seguimento, João deve pleitear seus direitos
		
	
	em Campinas/SP, pois é o local em que o empregado foi contratado.
	
	em qualquer uma das cidades mencionadas, pois o foro de ingresso da ação trabalhista é opcional ao empregado.
	
	em Campinas/SP, pois é o local da sede da empresa, pressupondo, assim, o dever de ingressar com ação nesta localidade.
	
	no Rio de Janeiro/RJ, pois é a cidade de seu domicílio, oferecendo maiores facilidades ao empregado
	 
	em São José do Rio Preto/SP, pois é o local da prestação de serviços. 
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201604751306)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Juranildo Joventino, que atualmente reside em Euclides da Cunha-Ba, trabalhou no Circo de Seu Léo. Foi contratado em Itaberaba-Ba e no mesmo dia transferiu-se com a companhia circense para Eunápolis-Ba, onde três meses depois foi despedido por justa causa quando, ao se descuidar numa exibição de arremesso de facas, arranhou o braço de sua assistente de palco, coincidentemente filha do dono do circo. Pretende ajuizar reclamação contra a empresa. Nos termos da legislação trabalhista, é competente territorialmente para apreciar sua reclamação trabalhista a Vara do Trabalho de:
		
	
	Itaberaba, cidade onde foi contratado;
	
	Eunápolis, única cidade onde prestou serviços;
	 
	Eunápolis ou Itaberaba, à livre escolha do empregado;
	
	Euclides da Cunha, porque é onde ele reside;
	
	Euclides da Cunha ou Itaberaba, à livre escolha do empregado

Continue navegando