Buscar

PROCESSO DO TRABALHO 1 - AULA 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

PROCESSO DO TRABALHO 1 – AULA 8 (11/04/2019)
CUSTAS – ART. 789, CLT (cont. aula 7)
As custas no processo do trabalho são pagos a razão de 2%, observando o valor mínimo de R$10,64 e o máximo de 4x o limite máximo dos benefícios do regime geral da previdência social e serão pagos pelo vencido ao final do processo, mas havendo interposição de recurso dentro prazo aludido recurso.
Também são calculados na formas dos incisos e parágrafos do art. 789 da CLT.
Na hipótese da homologação de acordo, havendo parcela indenizatória a União será intimada caso não concorde com o que é devido ao INSS poderá interpor recurso, conforme o §4° do art. 832 da CLT, já que o acordo homologado é decisão irrecorrível para as partes, salvo para a previdência social, na forma do parágrafo único do art. 831 da CLT, tendo em vista que o juiz do trabalho executa de oficio as contribuições previdenciárias, relativas as parcelas salariais quando houver condenação da sentença ou na hipótese de homologação de acordo (art. 114, VIII, CF/88) e sumula 368-I do TST.
CASO 06
A) Apesar do valor da causa constar 20 salários mínimos não cabe o procedimento sumaríssimo em face da administração pública direta, autárquica e fundacional, assim como a ação foi ajuizada também em face de uma autarquia federal o rito a ser adota é o ordinário, nos termos do art. 857-A, p.u da CLT.
B) Sim, pela mera sucumbência mesmo que a parte esteja assistida pelo sindico da sua categoria, conforme art. 791-A, §1° da CLT.
Questão objetiva: 1- C (não se aplica a penalidade do art. 732 da CLT, pois o reclamante não deu causa a 2 arquivamentos seguidos).
 2- B (art. 852-H, §3°, CLT)
AUDIÊNCIA (art. 813 a 817, CLT)
PÚBLICAS (ART. 813, CLT): Sede juízo ou tribunal | Horário: Entre 8hrs e 18hrs
COMPARECIMENTO DAS PARTES – Representação – Art. 843, §§1°, 2° e 3° da CLT
Observação: O limite de tolerância previsto no parágrafo único do art. 815 da CLT de até 15 minutos em decorrência da ausência do juiz não se aplica as partes, somente ao julgador, conforme também a OJ 245° da SDI-1 do TST. 
FALTA DE COMPARECIMENTO DAS PARTES:
1° HIPÓTESE: ACIJ (una) ou Audiência de conciliação
Reclamante –––––––––––– FALTOU ––––––––––––> Arquivamento
Reclamado –––––––––––– FALTOU ––––––––––––> Revelia e Confissão
Na audiência uma ou de conciliação, estando ausente a reclamada à revelia não cera aplicada se for comprovada a ausência com ajunta de atestado médico que declare expressamente que o representante esteve impedido de se locomover no dia ada audiência, conforme a sumula 122 do TST.
A revelia também será aplicada constar no polo passivo pessoa jurídica de direito público que não comparece audiência uma de conciliação (OJ 152 da SDI-1 do TST).
Havendo o arquivamento da reclamação trabalhista, o reclamante ainda que beneficiário da justiça gratuita será condenado a pagar as custas do processo, a razão de 2% sobre o valor da causa, salvo se comprovar no prazo de 15 dias que a ausência ocorreu por motivo legalmente justificável (as hipóteses do art. 473 da CLT).
Sendo condição, a comprovação dos pagamento das custa para propositura nova ação trabalhistas (art. 844, §3° da CLT).
2: HIPÓTESE: Audiência de prosseguimento ou instrução
Reclamante –––––––––––– FALTOU ––––––––––––> Confissão
Reclamado –––––––––––– FALTOU ––––––––––––> Confissão
Na audiência de prosseguimento a parte que não comparecer será aplica a confissão, conforme as sumulas n°9 do TST e n° 74-I do TST.