Buscar

FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO texto 1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
PROFESSOR SEBASTIÃO ADILSON DIONIZIO BRANDÃO
FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA (1)
			
ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA
Antropologia é uma junção das palavras gregas anthropos (homem) e logos (estudo, razão, pensamento). É a ciência que estuda o homem e a humanidade como um todo, ou seja, estuda todas as dimensões apresentadas pela presença do homem na Terra, considerando para isso a Antropologia Cultural, quando o estudo é voltado para as maneiras e culturas de sobrevivência do homem, e a Antropologia Biológica, voltada para a evolução da espécie durante a história.
A história mostra que, principalmente os filósofos, sempre se voltaram para a reflexão sobre as sociedades conhecidas, procurando saber mais sobre o homem e seu comportamento social. A Antiguidade Clássica é cheia de exemplos, através do pensamento dos grandes filósofos gregos, entre os quais podemos destacar Heródoto, que até hoje é considerado o pai da História e da Antropologia.
A antropologia, no entanto, como ciência, teve suas raízes lançadas durante o Movimento Iluminista, no século XVIII, quando aconteceram as primeiras aplicações de métodos e classificações para a raça humana. Foi exatamente nessa época que os europeus começaram a estudar o relato de viajantes, as histórias dos missionários e as bravatas dos comerciantes sobre os hábitos existentes em diversas partes do mundo, considerado então selvagem pelos europeus, criando assim os primeiros debates sobre a condição humana e propiciando o início do desenvolvimento de estudos antropológicos.
O estudo da antropologia envolve a integração de muitas disciplinas, buscando definir e refletir sobre as dimensões biologias, culturais e sociais das diversas comunidades existentes no mundo.
Assim, podemos estabelecer a Antropologia Física ou Biológica, que é exatamente aquela que estuda os aspectos genéticos e biológicos, diferenciados entre as diversas “raças” existentes no planeta.
	A Antropologia Social, por seu lado, é a que estuda o comportamento do homem enquanto ser social, procurando desvendar sua organização social e política, suas relações sociais e suas instituições, criadas para manter o grupo unido.
	A Antropologia Cultural tem o seu lado investigativo buscando as raízes humanas no tempo e no espaço, com o conhecimento sobre costumes, mitos, crenças, valores, religião, idioma e rituais. Esta Antropologia Cultural acaba se dividindo em especialidades, como a Etnografia, a Etnologia, a Arqueologia e a Linguística.
No seu início, quando nos lembramos do século XVIII e dos primórdios da Antropologia, ainda era uma ciência no seu nascedouro e o pensamento humano ainda não a concebia como uma ciência propriamente dita, e sim como estudos desenvolvidos sobre o que estava se conhecendo do gênero humano.
O século XIX marcou um espaço evolutivo para a Antropologia, com a visão de Boucher de Perthes e seus estudos do homem pré-histórico, discutindo a vida cotidiana dos primeiros homens através dos achados arqueológicos. Foi nessa época que se estabeleceu os períodos conhecidos como Idade da Pedra, classificando as diferenças culturais entre os períodos Paleolítico e Neolítico.
Foi também no século XIX que Charles Darwin começou a sua teoria da evolução, com a publicação do livro Origens das Espécies, criando as bases de uma Antropologia que só iria tornar-se verdadeiramente ciência a partir do século XX.
Como ciência, a Antropologia conquistou o seu lugar apenas no século XX. Antes, poderia ser vista apenas como História Natural e Física do ser humano e do seu processo evolutivo no tempo e no espaço. Desta maneira, o campo de estudos ainda era restrito às características do homem físico. Havia, nessa época, até mesmo a ideia da antropometria, uma pseudociência que pretendia investigar e definir o homem através das suas medidas, principalmente do cérebro, considerando que criminosos e selvagens possuíam conformação craniana diferenciada do homem evoluído.
Atualmente, a Antropologia é vista como uma ciência da humanidade e da cultura humana, com um campo de investigação muito mais vasto, abrangendo a totalidade da cultura através do tempo, do espaço e da própria história atual, com análises sobre o comportamento humano dos diversos países e de suas raízes culturais.
	 As diversas linhas de pensamento da Antropologia ainda hoje dividem muitos estudiosos, cada um procurando ater-se a um tipo de linha filosófica e doutrinária, que pode confundir quem se presta a se aprofundar nos estudos antropológicos. O que se evidencia, no entanto, é que as diversas linhas de pensamento acabarão por ter uma convergência, visto que chegamos ao ponto da grande descoberta de que somos apenas uma raça, divididos apenas pelo tempo e espaço e culturas criadas através dos séculos.
 A educação física é vista pela antropologia não só como uma disciplina qualquer, porque nela se enquadra toda a história da humanidade, desde a pré história até nos tempos modernos. Em nosso país ela começou a ser praticada pelos índios, de maneira natural, quando tinham que caçar, pescar, remar, correr e lutar; e com a vinda dos negros africanos trazendo suas práticas, também naturais, originou-se a educação física ritmada, através da capoeira, maculelê etc.
		N1 Até o final do século passado, a educação física era muito diferente da que conhecemos hoje em dia; em 1893, a Associação Cristã de Moços (ACM) se estabeleceu no Brasil e começou a incentivar a prática de ginástica e desporto como o voleibol e o basquetebol. Em 1907, uma missão militar francesa veio para o Brasil e trouxe consigo o método francês de ginástica, que foi aplicado na Força Pública do Estado de São Paulo. Daí surgiu a Escola de Educação Física da Polícia Militar, a mais antiga do país. Em 1920, o Brasil pode enviar sua primeira equipe de atletas para os Jogos Olímpicos. A necessidade da Educação Física foi se tornando mais clara, até que, na década de 30, tornou-se obrigatória nas escolas brasileiras e os estudantes passaram a ter condições de receber uma melhor qualidade de vida, através da atividade física orientada. 
 Considerada como um importante fator na vida dos indivíduos, a Educação Física apresenta aspectos que lhe conferem características para sua profissionalização e reconhecimento. Por isso, foi regulamentada no dia 1 de setembro de 1998, pela Lei Federal número 9.696/98, e foi então criado o Conselho Federal de Educação Física - CONFEF, órgão responsável pela valorização e fiscalização dos profissionais da área, através de seus Conselhos Regionais (CREF).
 Finalizando, passamos a conhecer um pouco mais sobre a perspectiva antropológica da educação física, pois ela nos remete a conhecer a evolução da educação física, desde o início da humanidade, como ela foi aplicada no ambiente escolar e seus benefícios ao indivíduo humano.

Continue navegando