Buscar

estudo dirigido fisiologia Vegetal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Explique as principais rotas de entrada de água nas raízes
Rota apoplástica: essa rota ocorre entre os espaços intercelulares, ou seja não atravessa nenhuma membrana.
Rota transmenbrana: é aquela que a água passa entre uma celular por um lado e sai pelo outro, ela atravessa no mínimo duas membranas de cada célula.
Rota Simplastica: é uma rota muito parecida com a transmenbrana, porem não cruza a membrana, pois tem sua passagem simplificada, não atravessa qualquer membrana.
2- Quais são as etapas da fotossíntese? 
	R: fase clara ou luminosa e fase escura 
3-Quais os processo que ocorrem na fase ocorrem fase luminosa ? Faça um esquema desta fase e explique a formação do NADPH e ATP.
	R: A luz é absorvida, com a energia capitada da luz os elétrons são estimulados, e assim “caminham” pela membrana do tilacóide, e os elétrons por vários complexos como o complexo Fotossistema I e II e libera energia, o ADP se transforma em ATP e o NADP converte em NADPH quando recebe um H e elétron.
 
4- que subprodutos da fase luminosa são essenciais na reação de carboxilação? E que papel desempenham nessa etapa?
	R: São eles ATP e NADPH, e são a fonte de energia para o CO2 no ciclo de Calvin, obtendo sua transformação em glicose.
5- explique o ciclo de Calvin
No ciclo de Calvin é utilizado ATP e NADPH produzido na fase clara da fotossíntese , o dióxido de carbono (CO2) se combina com a enzima pentose ribulose bifosfato (Rubisco), assim dando origem a um composto de 6 carbonos (CO2), nesse processo são formados as 12 moléculas de fosfoglicérico, 10 são utilizadas para a regeneração da rubulose e as 2 restante são utilizada na formação de glicose entre outros compostos orgânicos.
6- explique fotossíntese C4 e CAM (enzimas, locais de ação, forma de captura e armazenamento do gás carbônico.
	R: fotossíntese C4: o CO2 é capturado pelas mesófilas que reage com a síntese PEP → c-c-c-c que é facilitada pela enzima de PEP Carboxilase, essa enzima fixa o CO2, forma malato ou aspartato, que se desloca pela para a bainha de feixe, reage para forma CO2 e PEP, dentro da bainha só há o CO2 o ciclo de Calvin se realiza e não o O2 e assim não há fotorespiração. 
	CAM: são subconjuntos de plantas C4, o processo é o mesmo a diferença é que o estômato só se abre anoite o CO2 o entra e o fixa com ajuda da enzima PEP (assim como na C4) e produz o malato, onde ficará “estocado” Na organela vacúolo. Na presença do dia o estômato fecha, e a fotossíntese se realiza com o malato armazenado durante anoite e é bombeado para o estroma, e assim o CO2 reage no ciclo de Calvin. Nesse processo não há grande perda de água. 
7- Expliquem as principais funções dos hormônios 
Auxina: estimula o crescimento do caule, raiz e dos frutos, seu crescimento é em direção a luz.
Gilberelina: promove a germinação de semente e brotos, estimula o alongamento de caule, o crescimento das flores, a floração e o desenvolvimento de frutos.
Citocinina: principal função é a divisão celular, alem de estimular a divisa celular, retardam o envelhecimento em alguns órgãos vegetais, estimula a germinação e floração.
Acido abscisico: inibi a formação de semente e o desenvolvimento das gemas.
Etileno: diferente dos outros hormônios o etileno é um gás produzido pelo metabolismo vegetal, capaz de promover o amadurecimento dos frutos.

Outros materiais