TRABALHO LUIZ FABIANO LEME MACHADO QUARTO SEMESTRE
10 pág.

TRABALHO LUIZ FABIANO LEME MACHADO QUARTO SEMESTRE


DisciplinaGestão Pública10.911 materiais51.353 seguidores
Pré-visualização2 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO PÚBLICA
ABERTURA DE UMA EMPRESA DE CALÇADOS SUSTENTÁVEIS
Bebedouro/SP
2019
LUIZ FABIANO LEME MACHADO
ABERTURA DE UMA EMPRESA DE CALÇADOS SUSTENTÁVEIS
Trabalho apresentado ao Curso de Gestão Pública da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Empreendedorismo, Gestão de Projetos, Homem Cultura e Socidedade, Modelos de Gestão, Legisção Social e Trabalhista e Seminario de Projeto Integrado l.
Professores: Indiara Beltrame, Alessandra Petrechi de Oliveira, Marcio Gutuzo Saviani, Henry Tetsuji Nonaka, Janaina Carla da Silva Vargas 
Testa.
Bebedouro/SP
2019
SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
RESUMO: A sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações de uma empresa visando o respeito com o meio ambiente como também a busca por um desenvolvimento sustentável da sociedade.
Essa sustentabilidade tem assumido um papel cada vez mais importante no mundo dos negócios, pensando nessa nova fase industrial algumas empresas tem investido no reaproveitamento de matérias, no descarte correto de resíduos, esta demanda partiu dos consumidores e aos poucos tem sido compreendida pelos fabricantes.
Em 2005 no Brasil foi criado pela Bolsa de Valores de São Paulo juntos com outras empresas o índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) que busca criar um ambiente de investimento compatível com o desenvolvimento sustentável das empresas. 
O ISE visa oferecer aos investidores opções de empresas que apresentam comprometimento com a responsabilidade social e sustentável, além das dimensões econômico-financeiras dessas empresas.
CORPORATE SUSTAINABILITY
ABSTRACT: Corporate sustainability is a set of actions of a company aiming at respect for the environment as well as the search for a sustainable development of society.
This sustainability has assumed an increasingly important role in the business world, thinking about this new industrial phase some companies have invested in the reuse of materials, in the correct disposal of waste, this demand started from consumers and gradually has been understood by manufacturers.
In 2005 in Brazil, the São Paulo Stock Exchange (Bolsa de Valores de São Paulo) together with other companies created the Corporate Sustainability Index (ISE), which seeks to create an investment environment compatible with the sustainable development of companies.
ISE aims to offer investors options of companies that are committed to social and sustainable responsibility, in addition to the economic and financial dimensions of these companies.
1. EMPREENDEDORISMO
O Business Model Canvas é uma ferramenta de gerenciamento que permite desenvolver modelos de negócios novos ou existentes. É um mapa pré-formado contendo nove blocos, são eles: 
 1) Segmentos de Consumidores (Customer Segments)
Clientes que além de buscar calçados confortáveis se preocupam com a sustentabilidade.
O seguimento de consumidores que busco atingir são os de Mercado de Nicho e de Segmentos, vou oferecer um produto especifico que busca atender as necessidades de uma sociedade sustentável.
2) Proposta de Valor (Value Propositions)
Vou oferecer um calçado totalmente reciclável, produzido através de matérias prima que geralmente são descartadas por fabricas de curtume por exemplo, trazendo conforte, inovação, redução de custos e buscando contribuir com o meio ambiente.
Canais (Channels)
Vou buscar parcerias com empresas que já atuam no segmento de calçados e criar além da loja física uma loja virtual também onde os clientes poderão adquirir seus produtos através de um aplicativo.
Relacionamento com o Consumidor (Customer Relationships)
Redes sociais para trabalhar a imagem e divulgar os produtos, SAC via redes sociais e assistência pessoal durante a venda e no pós-venda.
Fontes de Receita (Revenue Streams)
Vendas efetivas pela loja virtual e loja física, parceria com rede de lojas que já atuam no segmento para compra de grandes lotes.
Recursos-Chave (Key Resources)
Hospedagem de site e plataforma virtual, computadores, um designer, capital de giro, linhas de credito e materiais recicláveis.
Atividades Chave (Key  Activities)
Serviço de customização online para o cliente criar seu próprio tênis, fornecendo além da inovação soluções para um desenvolvimento sustentável. 
Parcerias Chave (Key Partnerships)
Fábrica de curtume, fornecedores de matéria prima, transportadora, lojas de calçados.
Estrutura de Custos (Cost Structure)
Recursos humanos, investimento em marketing e divulgação, fornecedores de produção e entrega. 
2. HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE
O principal benefício de uma empresa comprometida com a sustentabilidade é a preservação ambiental que ela provoca através de algumas medidas, como exemplo economia de energia, o uso de energia alternativas, reaproveitamento de agua. Esta empresa atenta para os pilares econômicos, ambientais, sociais e culturais daquela comunidade.
Os impactos positivos que uma empresa de calçados sustentável provoca em uma comunidade local são:
Geração de renda e fortalecimento do comercio local.
Geração de empregos (carteira assinada).
Tratamento do lixo, dando uma destinação correta para resíduos.
Controlo do consumo de agua.
Reciclagem de materiais, reaproveitando parte do lixo provocando assim uma economia para o setor público.
Dentre os impactos negativos os principais são:
Dependendo do valor dos calçados a loja pode contribuir para a segregação social, afinal nem todos terão acesso aos produtos desta empresa.
Assim como ocorre em vários lugares do mundo a contratação de mão de obra pode ser feita de acordo com a cor da pele.
Aumento da poluição.
A necessidade de remoção de algumas residências para ampliação da empresa.
Com a revolução industrial as produções foram multiplicadas, em consequência disso aumentou também a produção de resíduos que ao longo dos anos não tem sido tratado ou reciclado efetivamente, a revolução ao mesmo tempo que trouxe crescimento também foi um marco negativo com os problemas ambientais. Houve uma degradação ambiental desenfreada.
Hoje algumas empresas investem pesado nos valores de sustentabilidade, está havendo uma conscientização da sociedade a respeito das questões ambientais. Essa conscientização tem mostrado a importância que o tema trás para nossa sociedade, além de gerar novas oportunidades de negócios, trazendo melhorias para aquela comunidade.
A gestão ambiental está ligada diretamente na imagem da empresa, a responsabilidade social assume várias formas, entre elas proteção ambiental, planejamento da comunidade, projetos filantrópicos, projetos educacionais, mais equidade na geração de empregos, essas empresas têm se preocupado e agir de acordo com o interesse público, até porque podem ter seus produtos boicotados.
3. GESTÃO DE PROJETOS
Licitação Deserta é quando a licitação é convocada e não aparece nenhum interessado, nesse caso é dispensavel a licitação e a administração pública pode contratar diretamente.
Licitação Fracassada é quando mesmo aparecendo interessados, nenhum deles é selecionado, por inabilitação ou declassificação das propostas, nesse caso a administraçao pública pode fixar o prazo de 8 dias úteis para as empresas apresentarem nova documentação ou outras propostas.
4.MODELOS DE GESTÃO
Com o passar dos anos a sociedade se deu conta da importância do desenvolvimento sustentável e pra isso tem se buscado o equilíbrio do crescimento econômico e o meio ambiente.
Avançamos muito em relação aos problemas sociais mas precisamos melhor ainda mais, as ideias precisam sair do papel e se tornar realidade, pois somente assim teremos um mundo melhor.
5.LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA
O uso da Tecnologia da informação na gestão pública vem sendo aplicada desde a década de 1960,