Buscar

2 ENTREGA - ESTUDO DOS CONTEXTOS HISTÓRICO E TERRITORIAL DA ÁREA CENTRAL DE SOUSA PARAÍBA

Prévia do material em texto

FACULDADE SANTA MARIA
CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO
LAYANE PEREIRA OLIVEIRA SARMENTO
MATHEUS DIAS MELO
ESTUDO DOS CONTEXTOS HISTÓRICO E TERRITORIAL DA ÁREA CENTRAL DE SOUSA – PARAÍBA.
CAJAZEIRAS – PB
MARÇO/2019
LAYANE PEREIRA OLIVEIRA SARMENTO
MATHEUS DIAS MELO
ESTUDO DOS CONTEXTOS HISTÓRICO E TERRITORIAL DA ÁREA CENTRAL DE SOUSA – PARAÍBA.
Trabalho desenvolvido para a Disciplina de Estágio Intramuros, sob a orientação do Prof. Me. Joalisson Dias Cunha
CAJAZEIRAS - PB
MARÇO/2019
INTRODUÇÃO:
 
 A cidade de Sousa, na Paraíba, assim como muitas cidades brasileiras, possui como forte característica a formação e consolidação de seus núcleos urbanos na área que hoje consideramos como seu centro. Entretanto, com o passar das décadas, com a expansão e transformações urbanas ocorridas na cidade, tal área central foi alvo de diversas modificações, trazendo consequências concernentes tanto ao seu perfil social, com relação a moradias e fluxo de pessoas, quanto às atividades alí situadas e a economia do local.
Figura 01: Delimitação do atual bairro Centro, em Sousa/PB.
Fonte: Google Maps / Editada pelo autor.
A partir da apreensão desses acontecimentos, o presente trabalho tem como foco principal o estudo das transformações territoriais do centro de Sousa, apresentando um panorama geral de sua consolidação, a partir século XVIII, mas com destaque às modificações sofridas no século XX, a partir da década de 80, decorrentes do crescimento urbano da cidade, por serem de extrema relevância no entendimento de como se deram as alterações de seu uso e fluxo. Para isso, serão trabalhados conceitos desenvolvidos por diversos autores sobre problemáticas urbanísticas das áreas centrais, para poder identificá-las e entendê-las a partir dos resultados obtidos na pesquisa.
Para melhor compreender as alterações ocorridas na referida área de estudo, é imprescindível obter um apanhado histórico sobre a formação das cidades brasileiras. Segundo BERNARDINO e LACERDA (2007, p. 67), os núcleos urbanos originais da maioria das cidades do país vieram a se tornar, com a expansão das mesmas ao longo dos anos, seus atuais centros. Pode-se dizer que tais consolidações foram determinadas por alguns contextos de atração, entre eles o comercial – com a ocorrência de mercados e feiras - , o administrativo – com a presença de edifícios públicos – e o religioso, por meio da construção de igrejas.
A influência desses contextos pode ser claramente observada quando se nota o processo de formação das cidades paraibanas, a exemplo de Campina Grande, Cajazeiras e Sousa, por serem cidades pertencentes ao mesmo estado, com características semelhantes com relação às questões de consolidação urbana, contingente populacional e o papel das mesmas como polos de influência para a Paraíba.
 Sendo assim, Campina Grande, de acordo com OLIVEIRA (2007, p. 17), consolidou-se com a construção de uma igreja, em cujo entorno surgiu um conjunto de habitações, e com a posterior instalação de edifícios públicos, feira local e mercado de cereais (sendo esses dois últimos fatores primordiais no impulsionamento econômico do povoado), no espaço que hoje denomina-se como bairro Centro. O segundo exemplo, Cajazeiras, segundo ROCHA e ALMEIDA (2009, p. 5), iniciou sua formação urbana no século XIX, a partir da presença da Escolinha da Serraria e de uma capela destinado ao culto à Nossa Senhora da Piedade, ambas localizadas no atual centro da cidade. 
Por sua vez, com a cidade de Sousa não foi diferente. Afirma SARMENTO (2007, p. 81) que a mesma, embora tenha se originado, em meados de 1600, nas margens do Rio do Peixe, tendo como impulsionadores a fertilidade agrícola e a facilidade de criação de gado, teve como berço original do desenvolvimento urbano a sua primeira igreja, a do Rosário de Nossa Senhora dos Remédios, em sua Praça Matriz, no século XVIII, na região em que veio a se consolidar como seu centro.
Com o tempo, sobretudo na segunda metade do século XX, essas cidades sofreram diversas transformações, como descreve CORRÊA (2003). Entre elas, destacam-se, nos centros, a mudança na concentração de atividades econômicas e no uso do solo, do perfil de suas áreas residenciais, o surgimento de outros fatores de atração em áreas não-centrais, etc. Foram tais modificações as responsáveis pela diminuição considerável da diversidade dos usos de suas áreas centrais, gerando desdobramentos como os vazios urbanos, segregação social, uso do solo sem diversidade, edifícios abandonados, precariedade de infraestrutura, entre outros aspectos importantes.
Portanto, no presente trabalho será abordada a investigação dos aspectos determinantes na formação do centro de Sousa – estudando, comparativamente, as cidades abordadas acima pelas semelhanças de seus perfis iniciais -, de modo a entender os processos de transformações de sua antiga área central, intensificados na década de 80 do século passado, e o quão determinante foram seus polos atrativos no processo de estruturação da cidade.
JUSTIFICATIVA: 
	Sendo as áreas centrais importantes ambientes na formação histórica, econômica. cultural e social das cidades, o trabalho pretende analisar o processo de alterações nas mesmas, remontando o histórico de transformações urbanas alí sofridas, para decorrente apreensão das problemáticas derivadas desses processos transitórios e de como se comportam a partir das modificações ocorridas no espaço. 
OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL:
	Realizar a análise urbanística do centro de Sousa-PB, de acordo com as transformações acontecidas nas últimas décadas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Facilitar a compreensão dos processos pelos quais as áreas centrais são submetidas, com foco no centro da cidade de Sousa;
Constatar o perfil atual do espaço em análise para identificar mudanças e desdobramentos dos processos supracitados;
Explorar os conceitos do urbanismo gerados pelas problemáticas atuais concernentes ao tema, no que dizem respeito às esferas sociais, econômicas e espaciais;	
DESENVOLVIMENTO:
METODOLOGIA:
Com a finalidade de obter resultados satisfatórios, será feito a revisão bibliográfica para entender o desenvolvimento das áreas centrais de algumas cidades paraibanas, utilizando, como exemplos para comparação histórica, Campina Grande e Cajazeiras. 
O estudo de caso será desenvolvido em escala local, onde será explorada a atual área central da cidade de Sousa-PB. A análise se decorrerá de forma a constatar, nos dias de hoje, as transformações que esses espaços sofreram, além de reconhecer os conceitos relacionados à temática urbanística, reunindo fotografias e descrições feitos em campo.
Para tal, a realização do estudo local será desenvolvido pela delimitação dos logradouros que determinam o centro original da cidade, ou seja, no entorno da Praça Matriz (mais especificamente nas ruas: Cônego Bernardino Vieira, Pedro Vieira da Costa, Fausto Meira e Almeida Barreto, como demarcado na figura 1), por ser um espaço representativo e indispensável no que diz respeito à formação de Sousa, localizada no bairro Centro.
Figura 01: Delimitação da área de trabalho: entorno da Praça Matriz, Centro – Sousa/PB.
Fonte: Google Maps. / Editada pelo autor.
REFERENCIAL TEÓRICO:
BERNARDINO, I. L; LACERDA, N. CENTROS HISTÓRICOS BRASILEIROS: TENSÕES ENTRE A OBSOLESCÊNCIA IMOBILIÁRIA E A CONSTRUÇÃO DE NOVAS ESPACIALIDADES. R . B. Estudos Urbanos e Regionais, V.17, N.1, p.61-74, Abril 2015.
CORREA, R. L. O ESPAÇO URBANO. Serie Princípios. São Paulo. Ed Ática, 2003. 
OLIVEIRA, J. C. M.de. CAMPINA GRANDE - A CIDADE SE CONSOLIDA NO SÉCULO XX. Tese (obtenção do grau de bacharel em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2007. 
ROCHA, J. P. da; ALMEIDA, G. F. de; POPULAÇÃO E ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA CIDADE DE CAJAZEIRAS – PB. VI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, 2009.
SARMENTO, C. F. POVOAÇÕES, FREGUESIAS E VILAS NA PARAÍBA COLONIAL: POMBAL E SOUSA, 1697-1800. Tese (obtenção do grau de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2007.
CARVALHO, P. F. DE S. O CRESCIMENTO URBANO DA CIDADE DE SOUSA – PB E SUA CONTRIBUIÇÃO NA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL DO RIO DO PEIXE. Tese (obtenção do grau de licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande. Cajazeiras, 2007. 
SANTOS, M. d. L.; GOMES, D. L. B.; SILVA, T. B. d;. SILVA, M. R. A. ESTUDO DE CARACTERIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO E DA URBANIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SOUSA-PB NO PERÍODO DE 1984 A 2016. III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências.Campina Grande, 2018.
FERRAZ, A. ALÉM DO RIO: UMA FOTOGRAFIA DA PAISAGEM URBANA – EDIÇÃO COMEMORATIVA AO SESQUICENTENÁRIO – SOUSA – PARAÍBA. Augusto Ferraz – Sousa: AGT Produções, 2004.
https://cajazeiras.pb.gov.br/o-municipio/historia/
Sumário de imagens:
Figura 01: Delimitação do atual bairro Centro, em Sousa/PB. 
Fonte: Google Maps. Acesso em Março de 2019.
Figura 02: Delimitação da área de trabalho: entorno da Praça Matriz, Centro – Sousa/PB. Fonte: Google Maps. Acesso em Março de 2019.

Mais conteúdos dessa disciplina