Buscar

Trabalho_Sobre_Habilitacao_De_Credito_2018_2

Prévia do material em texto

UNIUBE - UNIVERSIDADE DE UBERABA
HABILITAÇÃO DE CRÉDITO
UBERABA
2018
 UNIVERSIDADE DE UBERABA – 5° AVALIAÇÃO 
TEMA : VERIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CRÉDITO 
OBJETIVO : estudo do procedimento de habilitação de crédito e de suscitação de divergência a partir da Lei 11.101/05 que traça, passo a passo, a forma pela qual deve o credor agir, após seu devedor ter tido sua falência decretada. Também, a partir de casos práticos, o aluno deverá estudar as situações postas de classificação dos créditos. Busca-se por meio desta atividade estimular a prática de estudo independente e possibilitar ao aluno a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências fora da sala de aula. O texto, ora disponibilizado no disco virtual, dará suporte para responder as perguntas referentes a verificação dos créditos, sendo certo que, o art. 83 da Lei 11.101/05 os auxiliará, juntamente com a bibliografia indicada, a responder as questões relativas a classificação dos créditos.
FORMA : a atividade a ser desenvolvida deve ser entregue à professora digitada, sob a forma de pergunta e resposta (com o respectivo valor da questão). 
GRUPO: até 5 alunos (no mínimo 3)
DATA DE ENTREGA : impreterivelmente, na semana de 03 a 07 dezembro/2018, nas datas das respectivas aulas. Os trabalhos entregues após o prazo perderão 50% dos seus pontos. Prazo limite de atraso: 1dia
VALOR : 10 pontos 
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO : 1) Trabalhos iguais, ainda que parcialmente, ou mesmo, muito semelhantes, serão desconsiderados integralmente e aos componentes dos grupos será atribuída a pontuação 0 ( zero), independentemente de se descobrir quem copiou o trabalho de quem; 2) responder as questões, evitando cópias de artigo de lei, ou mesmo de doutrina ; 3) a matéria, objeto da presente atividade, será objeto de avaliação a ser realizada ao final do semestre.
INTRODUÇÃO
Após o estudo dos pressupostos do estado de falência e, portanto, dos procedimentos pré-falenciais, a sentença que decreta a falência inicia a execução concursal. Vocês devem se lembrar do conteúdo genérico que toda a sentença deve observar. Pois bem, além dos requisitos genéricos, a sentença de falência deve observar - relatório, fundamento e parte dispositiva - também, os requisitos específicos, prescritos na lei de falência. Outro aspecto importante é a publicidade que se deve dar a sentença, porquanto inicia o concurso de credores, mediante a execução concursal. 
Os conteúdos comuns da sentença são aqueles que todas as sentenças contem: relatório, fundamento e parte dispositiva. Os conteúdos específicos são aqueles enumerados no artigo 99 da Lei 11.101/05. 
Dentre os conteúdos específicos, especificadamente no inciso III, o juiz determina 
Art. 99. A sentença que decretar a falência do devedor, dentre outras determinações:
III - ordenará ao falido que apresente, no prazo máximo de 5 (cinco) dias, relação nominal dos credores, indicando endereço, importância, natureza e classificação dos respectivos créditos, se esta já não se encontrar nos autos, sob pena de desobediência;
	A decisão que decreta a falência, juntamente com o rol de credores é publicada por edital (Parágrafo único do art. 99) exatamente para que os credores tenham ciência do rol e possam, a partir do que consta no rol, verificar como participarão do concurso de credores. 
	Com base nesses fatos e consulta a Lei, doutrina e ao texto suporte que acompanha este trabalho, respondam as questões que seguem:
 
 QUESTÕES
A sociedade empresária Sol Ltda teve sua falência decretada em 12 de novembro de 2018, por força de um pedido de falência proposto pela sociedade Chuva Ltda, credora de uma nota promissória, vencida e não paga. Na sentença que decretou a falência, o juiz determinou a apresentação do rol de credores, no prazo de 5 dias. A falida apresentou seu rol, que foi publicado, juntamente com a sentença em 23 de novembro de 2018.
Com base na situação acima narrada, respondam as questões abaixo, indicando, quando houver, a fundamentação legal:
1). Os credores que estiverem com a correta inclusão de seus créditos no rol apresentado pelo falido precisarão habilitar seu crédito? Justificar ( 0,5 pontos)
Não será necessário nenhum ato, visto que o crédito já consta integralmente admitido.
2) Para os credores que não tiveram seu crédito corretamente incluídos no rol apresentado pelo falido, pergunta-se:
a) se quiserem participar do concurso de credores, qual a peça que devem apresentar? ( 0,5 pontos )
Deverão apresentar ao administrador judicial DIVERGÊNCIA ao crédito relacionado, devendo o mesmo decidir favorável ou desfavoravelmente, apresentando sua decisão na segunda publicação do edital do rol de credores.
b) em que prazo e a quem devem apresenta-la? (0,5 pontos)
No prazo de 15 (quinze) dias após primeira publicação, devendo ser apresentado ao administrador judicial, conforme art. 7º § 1º da lei 11.101 de 2005.
3) Para os credores que não tiveram seu crédito relacionado no rol do falido, pergunta-se:
a) se quiserem participar do concurso de credores, qual a peça que devem apresentar? ( 0,5 pontos)
Deverão apresentar HABILITAÇÃO de crédito, contendo a identificação (nome, endereço pessoal e endereço para comunicação), o valor referente a habilitação devendo ser atualizado até a data de quando foi decretado a falência ou do pedido de recuperação judicial, qual sua origem e sua classificação, os documentos que comprovem o crédito, sendo estes originais ou por cópias autenticadas e se caso for necessário indicar meios de provas a serem produzidos, indicar se houve garantia por parte do devedor devidamente comprovado através de instrumento e especificando o objeto da garantia que estiver em posse do credor, conforme indica o art. 9º da lei de nº 11.101 de 2005.
b) em que prazo e a quem devem apresenta-la? (0,5 pontos)
No prazo de 15 dias, devendo ser apresentado ao administrador judicial, art. 7º, § 1º da lei 11.101/2005.
4) Os credores que, porventura, não tiverem seu pedido acatado judicial, tanto na hipótese da questão nº 2 como na questão nº 3, pergunta-se:
a) como deverão agir? Indicar o nome da peça que deverão elaborar (0,5pontos)
b) em que prazo? (0,5 pontos)
c) a quem deve ser dirigida a peça? (0,5 pontos)
d) e se o pedido acima mencionado não for acatado, qual o recurso cabível? (0,5 pontos)
5) Como deverá agir o credor que não concordar com a inclusão, no 1° edital (publicado 22/11/18) - rol apresentado pelo falido - de algum crédito que foi nele incluído (pelo falido) de forma indevida, relativamente a outro credor? (1,0 ponto)
6) E se a discordância recair sobre crédito lançado pelo administrador judicial no 2° edital (rol de credores), relativamente a outro credor, que teve seu nome nele incluído? (1,0 ponto)
7) Como deverá agir o credor que, por um lapso, deixar transcorrer o prazo legal para arguir a omissão ou equívoco relativamente ao seu crédito relativamente ao rol apresentado pelo falido ( 1° edital), antes da homologação do Quadro Geral de Credores? Informar: 
a) a quem deverá dirigir seu pedido? ( 0,5 pontos)
Deverá dirigir ao juízo através de petição, com fulcro no art. 13 da lei nº 11.101 de 2005.
b) e se não for ele acatado que recurso deverá interpor? ( 0,5 pontos) 
Deverá interpor recurso de IMPUGNAÇÃO, com fulcro no art. 19 da lei supracitada.
c) ele precisará estar representado por advogado? ( 0,5 pontos)
No caso de interpor Impugnação será necessário ser representado por um advogado, ao contrario da habilitação e divergência que não são necessários, visto que a impugnação é interposta no âmbito judicial e a habilitação e divergência para o administrador judicial.
8) Após a homologação do Quadro Geral de Credores na falência, como poderá algum credor ingressar no processo, buscando receber seucrédito não habilitado anteriormente? Nessa hipótese, se seu pedido não for acatado, que recurso poderá ser interposto? Explicar ( 1 ponto)
 A habilitação de crédito, seja tempestiva ou não, deve conter alguns requisitos específicos, que estão enumerados no art. 9º da Lei. Entre eles, o mais importante, é indicar a origem do crédito. Isso significa que não basta informar que o crédito é representado por um título executivo (como na maioria das vezes basta para a execução), mas deve-se informar e provar a sua origem, ou seja, o negócio que gerou o título. Também é importante indicar na habilitação de crédito a classificação do crédito, e para tanto, deve-se conhecer o art. 83, que estabelece a ordem dos créditos concursais.
9) Desse modo, com base no art. 83, indique nas situações abaixo, a classificação dos créditos, indicando os incisos/alíneas pertinentes, levando, ainda em consideração o caso narrado no início deste trabalho:
a) D” é credor da sociedade empresária Sol Ltda, cuja a origem é uma sentença trabalhista transitada em julgado, que reconheceu um crédito no valor de R$ 160.000,00 a “X”, em 05 de junho de 2018, crédito esse cedido a “D” em 30 de setembro de 2018, em pagamento de uma dívida que “X” tinha com “D” ( 0,25 pontos)
b) H” sócio da sociedade empresária Sol Ltda é credor de sua própria sociedade por força de pró labores não recebidos nos últimos 6 meses ( 0,25 pontos)
c) A sociedade empresária Sol Ltda é devedora das seguintes dívidas :
FGTS devido aos seus empregados, nos últimos 9 meses; ( 0,25 pontos)
Instrumento de confissão de dívida, com garantia hipotecária, vencido em 9/10/18, crédito ainda não executado ( 0,25 pontos)
												
BIBLIOGRAFIA
COELHO, Fabio Ulhoa . .Curso de direito comercial – Direito de Empresa. 14.ed. São Paulo: Saraiva, 2013, v.3
______Comentários à nova lei de falências e de recuperação judicial. 9°. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
FAZZIO JUNIOR, Waldo. Nova lei de falência e recuperação de empresas. 6º ed São Paulo: Atlas, 2012 Lei 11.101/05

Continue navegando