ex4 1 Psicologia Interacionalista
5 pág.

ex4 1 Psicologia Interacionalista


DisciplinaPsicologia Interacionalista128 materiais102 seguidores
Pré-visualização1 página
PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
CEL0378_A4_201102166405_V1
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: ISABEL CRISTINA MARQUES PIRAJA 
	Matrícula: 201102166405
	Disciplina: CEL0378 - PSICOLOGIA INSTITUCI  
	Período Acad.: 2017.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		I-De acordo com a Análise Interacionista o desvio de comportamento e a rotulação de indivíduos depende da maneira que o fenômeno é vivido em cada sociedade, num dado momento histórico e social. Na realidade, é um conjunto de operações materiais e simbólicas que dá sentido às práticas e governa as ações dos atores, no plano individual e social; II-A Análise Institucional compreende o desvio comportamental como um ato transgressor, individual, com a finalidade de modificar as normas instituídas. III-Para a Análise Institucional o comportamento desviante funciona como um sintoma social. 
		
	
	
	
	
	(c) Somente a II está correta;
	
	
	(b) Somente a I está correta;
	
	
	(a) As afirmativas I, II e III estão corretas;
	
	
	(d) Somente a III está correta;
	
	
	(e) As afirmativas I, II e III estão erradas.
	Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Lapassade considera a análise institucional como um movimento, esse possuindo dois lados. De um lado constrói teorias para se analisá-las, de outro forma conceitos de práticas e de intervenções institucionais. Pensando assim a análise institucional visa inferir uma possibilidade de recriar e repensar a realidade social instituída. Analise os itens a seguir: I -Para Lapassade existem três níveis de realidade institucional, primeira é em nível de grupo, segundo é o nível de organização e terceiro a própria representação da instituição,o Estado. II- Os grupos consistem em formas mais simples de ajuntamentos, mas mesmos simples carregam marcas institucionais para organizar e regulamentar o aprendizado e a produção, dessa maneira vive-se instituído a todo lugar. III- O institucionalismo vê a sociedade como uma rede, uma teia, um tecido institucional e distingue duas vertentes ou processos: o instituinte - tido como um processo dinâmico capaz de criar, inovar e transformar a instituição e o instituído - visto como cristalizado, como estático sem possibilidades de mudanças. Estão Corretas as afirmativas: 
		
	
	
	
	
	somente I e III 
	
	
	somente II e III 
	
	
	I, II e III 
	
	
	somente I
	
	
	Somente II
	Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Segundo Lapassade, na visão do paradigma institucionalista clássico, a primeira definição de desvio remete a três formas: ideológico, organizacional e libidinal.A Psicopedagogia Institucional contemporânea é reflexo do desenvolvimento do Movimento Institucionalista, que se ampliou para além do campo da Psicologia, e passou a se configurar, na área educacional, como uma busca de concepção das relações instituídas entre os atores de um mesmo cenário - a Educação. I- A análise interacionista descreve o desvio como sendo resultado de uma construção interativa e localizada, consequentemente o produto de um verdadeiro trabalho microssocial de instituição. II- Ao comparar a análise institucional com a análise interacionista, Lapassade mostra que para a análise institucional, os desviantes, quando definidos, por um desvio em relação a uma norma, contribuem para revelar a ordem estabelecida descrita, frequentemente denunciada, como coercitiva e arbitrária. III- O Movimento Instituinte é uma rede de saberes e fazeres que se propõe a desenvolver nos indivíduos, grupos e coletivos, processos mais autoanalíticos, autogestivos e inventivos. Estão CORRETAS as afirmativas 
		
	
	
	
	
	somente II e III 
	
	
	somente I
	
	
	somente I e II
	
	
	I, II e III 
	
	
	somente I e III 
	Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Lapassade analisa o desvio escolar sob o ponto de vista institucional. Ele aponta que na visão do paradigma institucionalista clássico, a primeira definição de desvio remete a três formas, são elas:
		
	
	
	
	
	Ideológico, organizacional e institucional. 
	
	
	Ideológico, organizacional e desviante. 
	
	
	Libidinal, ideológioco e organizacional.
	
	
	Libidinal, institucional e desviante. 
	
	
	Libidinal, ideológico e institucional. 
	
	
	
		5.
		É muito perigoso quando os professores rotulam um aluno de alguma forma, pois estão contribuindo para: 
		
	
	
	
	
	O aluno ir contra as aulas.
	
	
	Reforçar que o aluno se conforme com essa nova identidade e atue de acordo com ela.
	
	
	O aluno ir contra à Direção da escola.
	
	
	O aluno ir contra os colegas e professores.
	
	
	 Abolir os desvios escolares.
	
	
	
		6.
		O desvio escolar sob o ponto de vista institucional deve ser compreendido como: 
I-sintoma social, como um sinal de que algo está errado no contexto social. 
II-atribuído somente ao indivíduo que apresenta um comportamento que foge aos padrões sociais, pois apresenta um problema de ajuste. 
III-uma definição social, com a forma que certos rótulos são colados em algumas pessoas, com as conseqüências que tal fato pode engendrar neles e nos que os rotularam assim. 
Das considerações sobre o desvio, pode-se considerar que: 
		
	
	
	
	
	Todas estão corretas. 
	
	
	Apenas a afirmativa I está correta. 
	
	
	Apenas a afirmativa I e II estão corretas.
	
	
	Apenas a afirmativa III está correta. 
	
	
	Apenas a I e III estão corretas.
	Gabarito Comentado
	
	
		7.
		A análise institucional ou sócio-análise tem como proposta os seguintes pontos, EXCETO: 
		
	
	
	
	
	visa compreender a experiência cotidiana como determinada pelas instituições de uma sociedade e cujo objetivo é libertar o grupo da determinação institucional.
	
	
	ser uma fonte de resistência à mudança, reação às críticas, desconsideração dos fatores temporais e históricos, rigidez ideológica, oposição e conflito. 
	
	
	o rompimento das relações de poder rígidas e hierarquizadas das instituições.
	
	
	assume um caráter político imediato ¿ o trabalho organizativo dos grupos, sua libertação pela palavra, sua passagem da heteronomia para a auto-análise, auto-gestão, autonomia.
	
	
	visa revelar nos grupos, o nível oculto de sua vida e funcionamento ¿ a dimensão institucional.
	Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Lapassade aponta que na visão do paradigma institucionalista clássico, a primeira definição de desvio remete a três formas, são elas: Libidinal, ideológico e organizacional. A forma organizacional se refere:
		
	
	
	
	
	às consequências da desorganização social.
	
	
	à própria organização escolar que responsabiliza o indivíduo pela sua má conduta, ao invés de criar meios de atender às necessidades da diversidade cultural existente nas salas de aula.
	
	
	às questões sócio-econômicas, que leva ao aumento dos fenômenos de desigualdade, em que se reforçam os mecanismos de diferenciação dos melhores em detrimento dos mais fracos.
	
	
	às classes sociais desfavorecidas como responsáveis pelos comportamentos desviantes.
	
	
	à expressão dos impulsos do indivíduo.
	Gabarito Comentado