Buscar

Caso Concreto 11 - Direito do Trabalho II

Prévia do material em texto

Caso Concreto XI
1- Cristina Maria foi dispensada por justa causa, sob a alegação de prática de ato de indisciplina e insubordinação, por ter se recusado a despir-se diante de sua superiora hierárquica. Tal fato ocorreu porque a empresa resolver submeter todos os empregados, inclusive mulheres, à revista íntima.
A empresa alegou que os empregados estariam desviando mercadorias e por isso a adoção da revista íntima seria medida eficaz para a preservação e continuidade de suas atividades. Cristina Maria nada recebeu na extinção do contrato de trabalho e pretende propor ação trabalhista para defender seus interesses.
Diante da situação hipotética apresentada, na qualidade de advogado contratado por
Cristina Maria indique a fundamentação jurídica que deverá ser adotada para a defesa dos interesses de sua cliente, discriminando as verbas rescisórias que devem ser postuladas.
R: Art. 373-A: Ressalvadas as disposições legais destinadas a corrigir as distorções que afetam o acesso da mulher ao mercado de trabalho e certas especificidades estabelecidas nos acordos trabalhistas, é vedado:
VI- Proceder o empregador ou preposto a revistas intimas nas empregadas ou funcionárias.
O advogado pode anular a demissão por justa causa de acordo com o Art. 373-A, VI/CLT. Com a anulação da justa causa Cristina pode dispor de décimo-terceiro, férias, terço constitucional e a indenização de 40% dos depósitos do FGTS.
2- Sobre o contrato de aprendizagem, assinale a alternativa INCORRETA:
R: A) não necessita ser escrito, podendo ser tácito.

Continue navegando