Buscar

AVALIAÇÃO DISCURSIVA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
O processo evolutivo de aprender a ler e escrever passa por níveis de conceituação que revelam as hipóteses a que chegou a criança, definidas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky. De acordo com esses níveis, analise a característica a seguir:
“Supõe que a escrita representa os objetos e não seus nomes: coisas grandes devem ter nomes grandes, coisas pequenas devem ter nomes pequenos”.
Esta característica refere-se ao nível:
Escolha uma:
a. Nível 1 − hipótese pré silábica.
A criança não estabelece vínculo entre a fala e a escrita; supõe que a escrita é outra forma de desenhar ou de representar coisas e usa desenhos, garatujas e rabiscos para escrever; demonstra intenção de escrever através de traçado linear com formas diferentes; supõe que a escrita representa os objetos e não seus nomes: coisas grandes devem ter nomes grandes, coisas pequenas devem ter nomes pequenos...)
b. Nível 4 − hipótese silábico alfabética ou intermediário II
c. Nível 5 – hipótese intermediária-alfabética.
d. Nível 2 − intermediário I.
e. Nível 3 − hipótese silábica.
Feedback
A resposta correta é: Nível 1 − hipótese pré silábica..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Indicador Nacional de Alfabetização Funcional (INAF) mostra na pesquisa que apenas 28% da população são plenamente alfabetizadas e que a taxa de analfabetismo absoluto é de 7%.Diante do exposto, podemos dizer que o analfabetismo absoluto é:
Escolha uma:
a. O indivíduo que não sabe ler nem escrever nada, ou seja, não consegue realizar tarefas simples que envolvem decodificação e codificação das palavras.
O analfabetismo absoluto significa o indivíduo que não sabe ler e nem escrever.
b. O indivíduo que localiza uma informação através de imagens ou números, mas não necessariamente sabe ler ou se expressar através de palavras escritas.
c. O indivíduoquelocaliza uma informação em textos curtos ou médios.
d. O indivíduo que localiza mais de um item de informação, mas não consegue ler o texto todo porque é longo, busca informações em títulos pequenos.
e. O indivíduo que localiza informação simples em enunciados de uma só frase.
Feedback
A resposta correta é: O indivíduo que não sabe ler nem escrever nada, ou seja, não consegue realizar tarefas simples que envolvem decodificação e codificação das palavras..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No livro Alfabetização: fundamentos, processos e métodos, a autora Veridiana destaca que, de acordo com Bregunci (2006, p.32), atualmente a organização das atividades em torno da alfabetização deverá levar em conta alguns aspectos. Considerando estes aspectos, assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )A progressão de níveis do trabalho pedagógico, em função dos níveis de aprendizagem dos alunos e da natureza das atividades, envolvendo conceitos e procedimentos pertinentes aos diversos componentes do aprendizado da leitura escrita.
( )A compreensão e a valorização da cultura escrita, a apropriação do sistema de escrita, a oralidade, a leitura e a produção de textos escritos. Dependendo do nível atingido pela classe, por grupos ou duplas de alunos, todo o planejamento poderá ser reorientado, em busca de alternativas de métodos, de materiais didáticos e de reagrupamento de alunos, sempre tendo como meta mais ampla, sua progressiva autonomia em relação aos usos da língua escrita.
( )A exposição de livros, dicionários, revistas, rótulos, publicidade, notícias do ambiente escolar, periódicos da comunidade ou do município, cartazes, relatórios, registros de eleições e muitas outras possibilidades excluem a inserção dos alunos em práticas sociais de letramento, ultrapassando formas artificiais de etiquetagem ou de treinamento da escrita em contextos estritamente escolares.
( )Durante a alfabetização, não há a necessidade do estabelecimento de rotinas diárias e semanais capazes de oferecer ao professor um princípio organizador de seu trabalho, desde que atenda a dois critérios essenciais: a variedade e a sistematização.
( )A criação de um ambiente alfabetizador, ou de um contexto de cultura escrita oferecido pelas formas de organização da sala e de toda a escola, capaz de disponibilizar aos alunos a familiarização com a escrita e a interação com diferentes tipos, gêneros, portadores e suportes, nas mais diversas formas de circulação social de textos.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Escolha uma:
a. F F F F F.
b. F V V F F.
c. V F V V F.
d. V V F F V.
A autora destaca que para Bregunci (2006, p.10), atualmente a organização das atividades em torno da alfabetização deverá levar em conta alguns aspectos, sendo eles: A progressão de níveis do trabalho pedagógico em função dos níveis de aprendizagem dos alunos e da natureza das atividades envolvendo conceitos e procedimentos pertinentes aos diversos componentes do aprendizado da leitura escrita. A compreensão e a valorização da cultura escrita, a apropriação do sistema de escrita, a oralidade, a leitura e a produção de textos escritos. Dependendo do nível atingido pela classe, por grupos ou duplas de alunos, todo o planejamento poderá ser reorientado, em busca de alternativas de métodos, de materiais didáticos e de reagrupamento de alunos, sempre tendo como meta mais ampla, sua progressiva autonomia em relação aos usos da língua escrita. A criação de um ambiente alfabetizador, ou de um contexto de cultura escrita oferecido pelas formas de organização da sala e de toda a escola, capaz de disponibilizar aos alunos a familiarização com a escrita e a interação com diferentes tipos, gêneros, portadores e suportes, nas mais diversas formas de circulação social de textos. A exposição de livros, dicionários, revistas, rótulos, publicidade, notícias do ambiente escolar, periódicos da comunidade ou do município, cartazes, relatórios, registros de eleições e muitas outras possibilidades permitem a inserção dos alunos em práticas sociais de letramento, ultrapassando formas artificiais de etiquetagem ou de treinamento da escrita em contextos estritamente escolares. O estabelecimento de rotinas diárias e semanais, capazes de oferecer ao professor um princípio organizador de seu trabalho, desde que atenda a dois critérios essenciais: a variedade e a sistematização. Uma rotina necessita, em primeiro lugar, propiciar diversificação de experiências e ampliação de contextos de aplicação. Em segundo lugar, precisa oferecer um contexto de previsibilidade de atividades, para que os próprios alunos se organizem, consolidem aprendizagens e avancem em seus espaços de autonomia. Sendo assim, a terceira e quarta alternativas são falsas.
e. V V V F V.
Feedback
A resposta correta é: V V F F V..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Diante dos fundamentos sobre alfabetização e letramento, sabe-se que as duas entidades possuem significados diferentes e de grande importância. Assim,o professor deve tomar alguns cuidados para envolver os alunos no processo de construção da escrita, tais como:
Escolha uma:
a. Acesso à escola do ensino fundamental, a partir dos 7 anos de idade com atividades pedagógicas educativas.
b. Proporcionar apenas na educação infantil atividades educativas como leitura de histórias, atividades lúdicas para desenvolver o processo de aprendizagem.
c. Disponibilizar papel, revistas, materiais diversos, tesoura, cola e cartolina e deixar o aluno se expressar livremente, pois aos poucos e dentro de seu ritmo se dará a aprendizagem.
d. Criar um ambiente letrado, que a leitura e a escrita estejam presentes, mesmo antes que a criança saiba ler e escrever convencionalmente.
Uma das melhores condições no processo do letramento é proporcionar um ambiente letrado, em que a leitura e escrita estejam sempre presentes.
e. Disponibilizar lápis, papel e livros para crianças produzirem seus textos durante o processo de aprendizagem.
Feedback
A resposta correta é: Criar um ambiente letrado, que a leitura e a escrita estejam presentes, mesmoantes que a criança saiba ler e escrever convencionalmente..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo, JoséJuvencio Barbosa (1991, p. 44), uma nova proposta pedagógica para desenvolver a aprendizagem da leitura e da escrita não nasce do nada, de um dia para o outro. Ela e sempre resultado de uma tentativa de ruptura com o já estabelecido e, ao mesmo tempo, a procura de uma continuidade, de uma ligação com o passado. Com a evolução e o crescimento do mundo moderno, houve a necessidade da expansão. Desta forma, a necessidade de expansão é:
Escolha uma:
a. Do desenvolvimento de uma leitura mecânica que não leva a compreensão do que e lido.
b. De superar os obstáculos apontados no método fonético.
c. Da necessidade de serem memorizadas silabas sem sentido.
d. Do conceito de alfabetização e das expectativas da sociedade em relação a seus resultados.
Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2001, p. 150), a palavra “alfabetização” significa algo como “ato ouefeito de alfabetizar; de ensinar as primeiras letras”. Assim, uma pessoaalfabetizada é entendida como aquela que domina as “primeiras letras”,que domina as habilidades básicas ou iniciais de ler e escrever.
e. Aumentar a alfabetização no Brasil a partir de significações no letramento.
Feedback
A resposta correta é: Do conceito de alfabetização e das expectativas da sociedade em relação a seus resultados..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão

Continue navegando