Buscar

Sistema Endócrino e Hormônios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

hormonologia 
O sistema endócrino e o sistema nervoso trabalham em conjunto, um complementa o outro. O sistema endócrino trabalha liberando hormônios na corrente sanguínea, os efeitos podem demorar para aparecer.
As células endócrinas são aquelas que liberam hormônios nos líquidos intersticiais, no sangue ou no sistema linfático.
Principais glândulas: hipotálamo, hipófise, tireoide, suprarrenais.
Quanto a estrutura química dos hormônios, eles podem ser classificados em três: os aminados, os esteroides e os peptídeos. Quanto a sua solubilidade, eles podem ser hidrossolúveis e lipossolúveis.
A atividade endócrina é regulada por reflexos endócrinos, são eles: estímulos humorais, estímulos hormonais e estímulos neurais. E esses reflexos endócrinos são controlados pelo feedback positivo e feedback negativo.
Feedback negativo: é quando há uma quebra da homeostase, e o hormônio é liberado para retoma-la, quando volta a homeostase esse hormônio é reduzido novamente. (Retroalimentação) Ex.: controle de cálcio.
Feedback positivo: é quando um hormônio é liberado e causa a aceleração de algum processo, essa aceleração causa uma estimulação fazendo com seja liberado mais hormônios. Ex.: contrações do útero.
Os hormônios hidrossolúveis se dissolvem no plasma, sua ação é mais rápida pois seus receptores se localizam na membrana plasmática. Os lipossolúveis são pouco dissolvíveis, e estão ligados a proteínas, sai ação é mais lenta, seus receptores ficam no citoplasma. 
Células-alvo são as células que recebem o hormônio. É a célula com o receptor certo para tal hormônio. 
Os hormônios podem regular os receptores de hormônios. Podendo ser a suprarregulação (aumenta a quantidade de receptores), e a infrarregulação (diminui a quantidade de receptores). 
Vias de transdução do sinal: peptídeos, hormônios esteroides e tireóideos. 
Hipotálamo e hipófise
O hipotálamo é responsável por secretar hormônios regulatórios e manda-los para adeno-hipófise, produz o ADH e a ocitocina e libera na neuro-hipófise. E regula o comando simpático da medula suprarrenal.
A hipófise é dividida em duas partes, a parte anterior chama de adeno-hipófise e a parte posterior chamada de neuro-hipófise.
A neuro-hipófise é responsável apenas por dois hormônios o ADH e a ocitocina. Já a adeno-hipófise é responsável pela produção de 6 hormônios: FSH, LH, prolactina, GH, TSH, ACTH.

Continue navegando