Buscar

Resumo pilhas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PILHAS E BATERIAS
	As pilhas e baterias possuem o mesmo princípio de funcionamento, geram energia a partir de reações químicas. Classificamos as pilhas como um dispositivo composto por dois eletrodos e um eletrólito que são organizados para juntos produzir energia elétrica. Já as baterias são classificadas como um conjunto de pilhas agrupadas em série ou paralelo, esse agrupamento dar-se de acordo com o maior potencial ou corrente.
	Sabemos que ambas participam do mesmo procedimento de funcionamento, ou seja, durante o processo eletrolítico ocorre a troca de elétrons entre dois agentes, um agente oxidante e um agente redutor. Assim, todos os geradores eletroquímicos formados a partir das pilhas obedecem esse processo, mesmo que possuam diferentes características. Estes, podem ser classificados em dois grupos: primários e secundários. Os primários não podem ser recarregados, ou seja, possuem apenas uma fonte de descarga, apresentando irreversíveis reações químicas internas, então, depois de um determinado período de uso, sua energia se esgotam devido a degradação de todos os componentes internos, já os secundários são recarregáveis, ou seja, possuem repetidas cargas e descargas, isso acontece devido a reversão no interior dos geradores quando aplicadas em determinadas tensões ou correntes elétricas. Os geradores primários simples são chamados de pilhas, enquanto os secundários são chamados de baterias. 
	Os principais tipos de pilhas são:
Pilha de zinco-carbono;
Pilha alcalina;
Pilha de mercúrio;
Pilha de prata;
Pilha de lítio.
Essa pilha de lítio é bastante leve, pesa apenas 25 g. Foi desenvolvida principalmente para ser utilizada em marca-passos, possui grande durabilidade podendo chegar a durar até 10 anos, ela não solta gases que poderiam ser prejudiciais para o paciente. Sua voltagem também é grande: 2,8 V, podendo chegar a aproximadamente 3,4 V.
Os principais tipos de baterias são:
Bateria de chumbo;
Bateria de niquel-cádmio.
As baterias recarregáveis de celulares e computadores portáteis. A voltagem delas varia de 3,0 a 3,5 V. É recarregável porque o seu processo de descarga é reversível, bastando aplicar uma corrente contínua por meio de um transformador.
O cátodo da bateria de chumbo é composto de óxido de lítio e cobalto, e o ânodo de carbono, esses dois eletrodos estão separados por um eletrólito não condutor. O seu funcionamento ocorre pelo movimento dos íons de lítio do ânodo em direção ao cátodo através do eletrólito:
Ânodo: LiyC6 (s) + y Li+(solv) + y e-→Lix+yCoO2(s)
Cátodo: LixCoO2 (s) + y Li+(s) + y e-→Lix+yCoO2(s)
Reação Global:  LiyC6(s) → 6 C (s) + y Li+ (solv) + y  e-
As reações Redox estão por toda parte, no ar que respiramos, em um metal enferrujado, na queima de uma chama e em muitos outros lugares. As mesmas estão envolvidas com as reações químicas, já que ocorre a troca de elétrons entre duas espécies. Assim, no processo de oxirredução sempre ocorre a perda de elétrons por uma espécie e o ganho por outra espécie, ou seja, uma corrente elétrica. Já nas pilhas e baterias esse processo dar-se ao contrário, em meio externo.
A oxirredução acontece da seguinte forma: a espécie que sofre perda de elétrons é chamada de oxidação e a espécie que ganha elétrons é chamada de redução.
Podemos citar como principais exemplos de reações Redox, o ferro que é extraído pela combinação do minério de ferro e monóxido de carbono (CO). Nessa reação, o minério perde oxigênio para formar o ferro (Fe) e o CO recebe oxigênio para formar o CO2 (dióxido de carbono). O resultado de uma reação Redox é a ferrugem, onde o ferro se oxida e o oxigênio é reduzido, formando o óxido de ferro (ferrugem).
 Outro exemplo é o bafômetro, objeto que consiste em um tubo transparente que contém solução aquosa do sal dicromato de potássio e sílica, umedecida com ácido sulfúrico, misturada com cor laranja. Quando esse sal entra em contato com o vapor do álcool contido na respiração do motorista embriagado, reage, mudando a coloração para verde. Isso significa que é causada a oxidação do etanol (álcool) à etanal.
				REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GOMES, Orlando. Pilhas e Baterias. Disponível em: <https://pilhasebaterias.wordpress.com/classificacao-dos-geradores/>. Acesso em: 20/01/2018.
NISENBAUM, Moises André. Sala de leitura. Disponível em: <http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_pilhas_e_baterias.pdf>. Acesso em: 20/01/2018.
Mundo educação. Pilhas e Baterias primárias e secundárias. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/pilhas-baterias-primarias-secundarias.htm>. Acesso em: 20/01/2018.

Continue navegando