A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
APOL HISTÓRIA FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - História: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
“[Segundo as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, a] proposta de História para o ensino fundamental apresenta reflexões amplas para estimular o debate da área. Objetiva levar os educadores a refletirem sobre a presença da História no currículo e a debaterem a contribuição do estudo da História na formação dos estudantes”. 
Tendo em vista essa passagem de texto e conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História com relação aos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de História, é correto afirmar que, ao longo do Ensino Fundamental, os conteúdos relativos à disciplina de História deverão ser conduzidos de modo que, dentre outros aspectos, os alunos venham a:
D- Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles. Pg 74/75
Questão 2/5 - “No campo da pesquisa em história da educação, [...] Eliane Marta Teixeira Lopes [...] classifica as fontes documentais em três grandes grupos, a saber: fontes orais, escritas e iconográficas. [...] A classificação quanto ao tipo de material/suporte e espécie de fonte para a pesquisa histórica veio se modificando com o tempo devido, por um lado, às novas posturas teórico-metodológicas no campo da pesquisa, e, por outro, à evolução tecnológica que faz surgir novos suportes da informação”.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História sobre o trabalho com fontes documentais, relacione cada um dos tipos de fonte documental listados a seguir às suas respectivas características. 
1- Texto jornalístico, 2- Texto literário, 3- Depoimento oral, 4- Documentos oficiais, 5 - Imagens 
(3 ) Essa fonte documental dá vida aos fatos e, quando utilizada no ensino de História, deve ser complementada com o texto didático.
( 5 ) Ao usar essa fonte documental é preciso lembrar que ela não é neutra, pois demonstra o que as pessoas queriam mostrar, podendo haver nela possíveis “mentiras”.
( 2 ) Na abordagem tradicional de ensino-aprendizagem, essa fonte era usada somente para confirmar aquilo que já havia sido constatado no documento oficial.
( 1  ) Nesse tipo de fonte, encontra-se subjetividade além da objetividade.
( 4 ) São fontes documentais expedidas por órgãos públicos ou por entidades particulares com o aval do Estado.
E	3 – 5 – 2 – 1 – 4. Pg 78/87
Questão 3/5 - “Públicas ou privadas, as cartas, em alguns momentos, foram os principais registros do passado sem as quais seria impossível a construção de uma memória. Se o público leitor se mostra interessado por esses documentos, a academia também. A área da literatura utiliza-se enormemente dessas fontes, fato que se dá de maneira mais recente com a história da educação, beneficiada com as transformações que ocorrem no campo da história, em especial a história cultural. A utilização das cartas e demais arquivos pessoais como objeto de pesquisa, tem ganhado amplo destaque entre os pesquisadores da história da educação”.
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, os historiadores trabalham com dois tipos de cartas: pessoais e oficiais. Assim sendo, ao analisarem documentos desse tipo, é importante que os alunos saibam identificar o que é...
E	objetivo e subjetivo. Pg 80
Questão 4/5 - “A mesma postura crítica escorregava para a análise dos documentos, que deixavam de representar fontes inoculadas e por si só verdadeiras. ‘Documentos são vestígios’, diz Marc Bloch, contrapondo-se à versão da época, que definia o passado como um dado rígido, que ninguém altera ou modifica”.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História com relação aos documentos oficiais e a História, marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( v ) Durante muito tempo os documentos oficiais foram a fonte mais importante para os historiadores por terem o aval do Estado.
II. (  v ) Os documentos oficiais podem ocultar a verdade.
III. (f ) Cabe ao historiador seguir à risca os dados fornecidos pelos documentos oficiais, não cabendo a ele formular hipóteses sobre informações ocultas.
IV. ( v ) Certidões de nascimento, cédulas de dinheiro e declarações de Imposto de Renda são exemplos de documentos oficiais.
V. ( f  ) Cartas pessoais são consideradas como documentos oficiais.
E	V – V – F – V – F. pg. 78/79
Questão 5/5 - “As pesquisas históricas desenvolvidas a partir da diversidade de documentos e da multiplicidade de linguagens têm aberto portas para o educador explorar diferentes fontes de informação como material didático e desenvolver métodos de ensino que, no tocante ao aluno, favorecem a aprendizagem de procedimentos de pesquisa, análise, confrontação, interpretação e organização de conhecimentos históricos escolares”.
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, o uso de documentos históricos é importante para a pesquisa histórica e para o ensino de História. A esse respeito, marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas. 
I. (v ) O texto didático e o documento histórico complementam o ensino da História.
II. (v ) Depoimentos orais, fotografias, desenhos podem ser considerados mais importantes do que um registro oficial, dependendo da situação.
III. (v ) A leitura de documentos históricos produzem uma reconstrução do passado.
IV. (f ) Os documentos históricos são capazes de falar por si mesmos, sendo desnecessária sua interpretação.
V. (v ) O prazer da descoberta pode ser experimentado pelo aluno ao se aproximar de documentos que trazem vestígios do passado.
A	V – V – V – F – V pg. 76/77
Questão 1/5 - “O uso de fontes no ensino de História tem sido algo frequente no que se refere à elaboração de materiais didáticos para o Ensino Básico. Os benefícios que documentos históricos dos mais variados tipos trazem para o aprendizado e as diversas possibilidades de sua utilização em atividades escolares os tornam um mecanismo de extrema relevância para o processo de ensino- aprendizagem em sala de aula. [...] Uma forma muito rica para se trabalhar a história é por meio da análise de imagens. Existe um grande número de documentos imagéticos de diferentes tipos e abordagens, vindos de regiões e tempos também distintos, que transmitem características e situações vividas por esses grupos. De uma maneira geral, os benefícios da utilização de fontes iconográficas em sala de aula extrapolam as possibilidades do documento textual comum e concedem maior força para se atravessar o abismo que existe entre a pesquisa acadêmica e o ensino básico”.
Tendo em vista a dada citação e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História sobre o uso de imagens nas aulas de História, analise as seguintes asserções:
II. Ao usar as imagens, faz-se necessário analisá-las criticamente, pois nem sempre elas apresentam a realidade.
III. Ao se fazer uso de imagens, é preciso cuidar com possíveis equívocos ao tentar avaliar um tempo histórico em relação aos valores que não pertencem a esse mesmo tempo histórico.
E	II e III. Pg. 84/86
Questão 2/5 - História: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
 “Saber interpretar corretamente signos visuais tornou-se uma necessidade aos acadêmicos e profissionais do ensino. E por isso mesmo, o estudo associado às imagens se tornou uma das ferramentas mais utilizadas pelos professores de história para efetuar seu trabalho, tanto em pesquisas como no dia a dia em sala de aula”.
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, o uso de imagens contribui para o estudo das sociedades humanas. Por meio de imagens, é possível perceber as mudanças e permanências nas instituições políticas, na religião, na economia, no campo das ideias, nos costumes etc. A partir disso, analise as seguintes afirmativas: