Buscar

TD3 -REPRESENTAÇÔES DE IDENTIDADE NACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROPOSTA 1: REPRESENTAÇÔES DE IDENTIDADE NACIONAL
Bruno Henrique Hostin Dutra[1: Estudante do curso de Bacharelado em Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; e-mail: hostin.bru@gmail.com]
Profa. Marinês Ribeiro dos Santos
Teoria do Design 3 – s31 
Muitas vezes encontramos situações onde representações de um determinado país acabam sendo resumidas a um conjunto de características muito pequenas, porém visualmente memorizadas através de sua repetição. Conforme vão sendo reproduzidos estes aspectos criam visões estereotipadas reduzindo a um nicho muito limitado sobre o que se pode querer definir como características de toda uma nação.
No ano de 2014 o Brasil foi sede do Campeonato Mundial de Futebol 2014 (Copa do Mundo), e suas representações nos mais variados produtos e peças gráficas usou de vários recursos para tornar o país mais convidativo para seus turistas. A empresa Adidas que é patrocinadora da FIFA e da Copa do Mundo desde 1970 lançou uma camiseta (Figura 1) com temática brasileira que pode ser analisada quanto aos aspectos utilizados para a construção de características que remetam ao Brasil.
Figura 1 – Camisetas da Adidas para a Copa do Mundo de 2014
Fonte: http://www.whoateallthepies.tv/wp-content/uploads/2014/02/adidas-lookin-to-score.png
(Acesso em 25 de março de 2016)
	A personagem em primeiro plano mostra a figura de uma mulher vestindo um biquíni, de braços abertos e estampando um sorriso no rosto. A posição em que ela é colocada causa a impressão de que ela esta chamando as pessoas para virem ao Brasil se mostrando uma figura receptiva e amigável, ressaltando a ideia de que o país é um local aberto aos estrangeiros e que os mesmos sempre serão recebidos com toda atenção possível. 
	O traje da mulher representada também é escolhido como um apelo sexual ao público masculino reforçando a ideia de que o povo brasileiro é extremamente sensual e constantemente faz apelo a sua sexualidade latente. A frase Lookin’ to Score (Buscando marcar gols) quando associada a imagem também pode gerar uma relação entre gols e mulheres, criando a imagem de um convite para turismo sexual no Brasil.
	A figura ao fundo lembrando uma costa em conjunto com o sol e a mulher de biquíni a frente é visivelmente uma representação de praia, trazendo consigo a sensação de calor e festividade que compactuam bem com as cores mais vibrantes escolhidas.
	A visão global estereotipada de nosso país pode ser muito bem vista nesta camiseta onde ele pode ser reduzido a características que já estamos acostumados a ouvir de estrangeiros: praia, sol, alegria, festa, mulheres e futebol.
	Como mostrado no documentário Olhar Estrangeiro (2006) de Lucia Murat muitas pessoas acabam tendo uma visão totalmente generalista do Brasil. O cinema se mostrou um dos responsáveis por propagar as imagens estereotipadas, reduzindo um país todo a um pequeno conjunto de códigos que se mantem fortes quando tentamos falar sobre Brasil. Utilizado como mecanismo para gerar lucros não é de se surpreender que os diretores buscaram apresentar uma visão que fosse o mais atrativo possível para seu público. Cenários repletos de frutas, animais, plantas, se passando em praias ensolaradas e repletas de mulheres de topless, com todos reunidos em festas ou simplesmente aproveitando seu ócio, imagens totalmente associadas ao prazer.
	Estas representações começaram a ser feitas a um bom tempo e permanecem até hoje, sendo vistas ainda em filmes, cartazes, publicidade e os mais variados produtos, como o caso da camiseta citada anteriormente. Essa construção da alteridade da identidade brasileira se mostra muito como um desejo de Brasil, mostrando muito mais do que se era esperado que existisse do que a realidade.
	A grande problemática da reprodução de estereótipos se deve ao fato deles representarem apenas um lado das grandes culturas que existem. Ele exalta apenas um aspecto e isto é tido como única realidade afetando como são vistas as culturas que se formam nas diferentes regiões, a ponto delas não serem vistas como um potencial representativo do que é o Brasil. 
	A cultura nacional é construída conforme suas representações e não se limita a uma caraterística geográfica, fazendo usos de memorias do passado, desejos por viver em conjunto e perpetuação das heranças se tornam fontes de significados culturais e focos de identificação, gerando assim a identidade nacional. Esta por sua vez está distante de ser homogênea, o próprio Brasil apresenta as mais variadas identidades culturais que se formaram pela unificação de outras diversas culturas, mas que são lidas de formas únicas através da construção dos estereótipos. 
	Nosso país é visto na maioria das vezes apenas pelas mesmas lentes que definem a camiseta da Adidas como um símbolo de Brasil, não importa se os indivíduos se diferente em gênero, raça, ou classe a cultura nacional vai tentar unificá-los (HALL, 2005) invisibilizando as diferenças, definindo como um padrão aquilo que é considerado identidade nacional brasileira.
REFÊRENCIAS
HALL, Stuart. As culturas nacionais como comunidades imaginadas. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, p. 47-65.
MURAT, Lucia. Olhar Estrangeiro. Produção: Dudu Miranda, Lucia Murat, Luís Vidal e Paula Abou-Jaoude. Europa Filmes. Rio de Janeira – RJ, 2006. 70 min.

Outros materiais