Buscar

AULA 2 - PARTES E PROCURADORES

Prévia do material em texto

AULA 2 – PARTES E PROCURADORES
PARTES E PROCURADORES
RECLAMAÇÃO PLURIMA
2 ou mais empregados, no pólo ativo da demanda, litigando em face do mesmo empregador, com identidade de matéria.(litisconsórcio ativo)
Reclamante
Conceito: é a parte que ingressa com a ação na Justiça do Trabalho. Pode ser o empregado ou o empregador, a depender da natureza da ação.
 Reclamado
Conceito: representa a parte demandada ou requerida na ação trabalhista. A depender da ação também poderá ser o empregado ou o empregador.
Juiz 
Conceito: representa a parte imparcial no processo, responsável pelo julgamento das demandas judiciais na Justiça do Trabalho.
O juiz singular ou monocrático exercerá a jurisdição nas Varas do Trabalho, conforme o art. 116 da CF/88.
O juiz para exercer sua atividade com independência e imparcialidade detém as seguintes garantias funcionais:
•    Vitaliciedade: garantia prevista no art. 95, I, CF/88, adquirida após 2 anos de exercício.
•    Inamovibilidade: garantia funcional prevista no art. 95, II, CF/88. Refere-se a impossibilidade do magistrado ser removido sem consentimento de uma comarca para outra.
•    Irredutibilidade salarial: art. 95, III. O subsídio do magistrado não pode ser reduzido.
•    Imparcialidade: art. 95, § único, CF/88. Possui rol taxativo por se tratar de restrições a direito.
 Aos juízes é vedado:
•    Exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou função, salvo uma de magistério;
•    Receber, a qualquer título ou pretexto, custas ou participação em processo;
•    Dedicar-se à atividade político-partidária.
•    Receber, a qualquer título ou pretexto, auxílios ou contribuições de pessoas físicas, entidades públicas ou privadas, ressalvadas as exceções previstas em lei; 
•    Exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.
 Perempção
Na Justiça do Trabalho, a perempção pode ocorrer de duas formas:
- Hipótese em que o reclamante, tendo apresentado ao distribuidor reclamação verbal, não se apresente no prazo estabelecido no parágrafo único do artigo 786, à Junta ou Juízo para fazê-la tomar por termo. Nesse caso, incorrerá na pena de perda, pelo prazo de seis meses, do direito de reclamar perante a Justiça do Trabalho (art. 731 da CLT).
- Hipótese em que o reclamante, por duas vezes seguidas, dá causa ao arquivamento da reclamação, em razão de ausência em audiência. Aqui, o reclamante também ficará proibido de pleitear direitos na Justiça do Trabalho, pelo período de seis meses.
JUS POSTULANDI
Só se aplica as varas do trabalho.
DEIREITO DO RECLAMANTE OU RECLAMADO PARA LITIGAR EM JUIZO SEM ADV. MAS ELE É LIMITADO ATRAVES DA SUMULA 425: 
A Súmula 425 do TST determina as situações onde o advogado é obrigatório:
- Mandado de segurança
- Ação rescisória
- Ação cautelar
- Recursos para o TST
No processo do trabalho, não é obrigatória a representação por advogado em todas as situações.
As partes poderão postular em juízo, sem a representação de procurador, acompanhando todos os atos pertinentes ao processo (art. 791 da CLT).
Mandato tácito.
Ocorre nos casos em que o advogado, sem procuração, representa a parte em audiência ou pratica demais atos processuais, constando seu nome em ata.Feito de forma verbal, para o ato, feito em audiência, com poderes em foro em geral, não tem poderes específicos, como por exemplo realizar autocomposição ou substabelecer.
IMPORTANTE: Orientação Jurisprudencial 200 da SDI-1, que determina a invalidade de substabelecimento de advogado com mandato tácito.
HONORÁRIOS
São de 5% a 15%.
Obs! Honorários de sucumbência recíproca, eles não se compensam, se a ação foi julgada parcialmente procedente, o juiz deve fixar quanto cada um deve levar. Isso se chama condição suspensiva de exigibilidade.
Há honorários em reconvenção, e a fazenda publica pode ser condenada a pagar honorários.
Se foi concedida a gratuidade da justiça, os honorários ainda são devidos por 2 anos, pois sua situação de vida pode mudar e ele pode ter condição de pagar. O adv pode até pedir créditos advindos de outro processo.
No Justiça do Trabalho, são devidos honorário advocatícios de sucumbência nos seguintes casos:
- benefício da justiça gratuita e assistência por sindicato;
- ação rescisória trabalhista;
- figuração do ente sindical como substituto processual e nos processos que não derivem da relação de emprego.
JUSTIÇA GRATUITA
O Juiz pode conceder a requerimento ou de ofício, a quem receba igual ou superior a 40% do teto da previdência.
Assistência Judiciaria é prestada exclusivamente ao trabalhador pelo sindicato da categoria, é muito mais amplo que justiça gratuita, pois ela da atenção ao trabalhador mesmo que ele não seja sindicalizado.
Podem se beneficiar com a gratuidade da justiça pessoas físicas e jurídicas que não disponham de recursos suficientes para pagar custas, despesas processuais e honorários advocatícios.
“Art. 790.
(...)
§ 3º É facultado aos juízes, órgãos julgadores e presidentes dos tribunais do trabalho de qualquer instância conceder, a requerimento ou de ofício, o benefício da justiça gratuita, inclusive quanto a traslados e instrumentos, àqueles que perceberem salário igual ou inferior a 40% (quarenta por cento) do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social.
§ 4º O benefício da justiça gratuita será concedido à parte que comprovar insuficiência de recursos para o pagamento das custas do processo”.
 Justiça gratuita
Este tema sofreu alteração pela reforma promovida pela Lei 13.467/2017.
A justiça gratuita está prevista no art. 790, §§ 3º e 4º, da CLT, e garante a isenção do pagamento de custas processuais, àqueles que: 
- percebam salário inferior ou igual a 40% do limite máximo dos benefícios do Regime Geral da Previdência Social (sem necessidade de comprovação da hipossuficiência);
- percebam salário acima de 40% do limite máximo dos benefícios do Regime Geral da Previdência Social (havendo necessidade de comprovação da hipossuficiência).
PREPOSTO
Não precisa mais ser trabalhador da empresa, basta ter conhecimento dos fatos.
O empregado não pode ter preposto, excepcionalmente pode ser representado em audiência caso esteja doente ou em caso excepcional (viagem), assim o empregado pode ser representado por um colega da mesma função ou do sindicato da categoria para evitar o arquivamento.
HOJE A PARTE A TESTEMUNHA PODEM RESPONDER POR LITIGANCIA DE MÁ-FÉ, PAGAR MULTA DE OFICIO OU A REQUERIMENTO,POR DANO PROCESSUAL, SUPERIOR A 1% E INFERIOR A 10 DO VALOR ATUALIZADO DA CAUSA.
EXERCÍCÍOS
 empresa pode ter justiça gratuita, desde comprove sua necessidade.
 Na JT, a nomeação de advogado com poderes para o foro geral poderá ser efetivada mediante a simples registro na ata de audiência, a requerimento verbal do adv interessado e com a anuência da parte representada.
Jus Postulandi não se aplica à ação rescisória, cautelar, mandado de segurança e aos recursos de competência de TST.
Em caso de morte de trabalhador, somente a esposa e os filhos menores, por serem dependentes previdenciários passiveis de habilitação junto ao INSS, dividirão igualmente a verba decorrente de contrato de trabalho.

Continue navegando

Outros materiais