Buscar

A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA SAÚDE(trabalho)

Prévia do material em texto

A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA SAÚDE 
Nosso trabalho aborda o tema sobre a Construção Social da Saúde que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como um completo estado de bem estar físico, mental e social e não apenas como ausência de doença. A saúde passou a ser mais um valor da comunidade que do indivíduo. É um direito fundamental da pessoa humana, que deve ser assegurado sem distinção  de raça, de religião, ideologia política e outros. A saúde não é um bem individual e sim um valor coletivo, um bem de todos, devendo cada um aproveitá-la individualmente sabendo de todos seus direitos nessa área. 
No passado, a saúde era a perfeição morfológica acompanhada da harmonia funcional do corpo, da integridade dos órgãos e aparelhos, do bom desempenho das funções vitais, ou seja, era o vigor físico e o equilíbrio mental. Hoje, ela passou a ser considerada sob outro plano, saiu do indivíduo para ser vista, também, em relação  do indivíduo com o trabalho e com a comunidade.
O lado psíquico da saúde cresceu de importância na época agitada em que vive o  mundo. Inquietudes, pressa, ânsias, incertezas, indagações, aflições e tensões devido aos fatos e problemas da vida. Isso acaba gerando um desgaste constante de energias mentais, que levam o ser humano ao cansaço e a sofrimentos. 
É preciso, porém, para o perfeito equilíbrio que o homem esteja bem adaptado as condições de vida, dentro do ambiente em que esse vive, que haja entendimento, tolerância, compreensão e respeito, pois a mente e o corpo não permanecerão sadios, por muito tempo, em ambiente agitado, adverso, tumultuoso e intranquilo.
Saúde representa um bem-estar social. Esse tipo de ‘‘Saúde Social’’é aquela resposta ou ajustamento às exigências do meio, e depende fundamentalmente das condições socioeconômicas do agrupamento humano onde se vive da distribuição  da riqueza circulante, da oportunidade que se ofereça ao indivíduo para que tome parte no esforço organizado da comunidade. A "saúde social" é mais coletiva que individual. Onde há miséria, fome e ignorância; onde é grande a competição  da luta pela vida; onde há compreensão entre os homens; onde o desenvolvimento e a economia  não oferecem oportunidades a todos; onde o clima político sufoca os direitos essenciais da pessoa humana e a liberdade do homem foi suprimida para que o domínio de alguns se exerça sobre a comunidade; enfim, onde não há bem-estar social, a saúde física e a saúde mental se revelam mal e poderão ser afetadas. 
O homem é um ser social, não consegue viver só, isolado. Ele necessita de sua família, amigos e do meio em que vive. A ‘’ Saúde Social’’ revela o bem estar do ser humano, tanto economicamente como socialmente e psicologicamente. 
De uma noção antiga de saúde, estática e formal, chega-se, agora, a outra noção  de saúde, mais dinâmica e social como resposta do indivíduo as condições do meio onde vive. Resposta esta que deve ser analisada sob três planos ou dimensões: saúde física, saúde mental e saúde social. 
 
http://www.alternativamedicina.com/medicina-tropical/conceito-saude
http://www.scielo.br/pdf/rsp/v31n5/2334.pdf

Continue navegando