Buscar

Exceções à Lei da Demanda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com a teoria da demanda, existem duas exceções à Lei da Demanda. Descreva porque são exceções e como representá-las graficamente.
R: A Lei da Demanda diz que tudo mais mantido constante, a quantidade demandada de um bem aumenta quando o preço do bem diminui. As exceções a essa lei são os bens de Giffen e os bens de Veblen. No caso dos bens de Giffen, quando ocorre uma elevação em seus preços, seu consumo paradoxalmente tende a aumentar. Isso porque, embora seu preço tenha aumentado, são ainda mais baratos que os demais bens. Para o consumidor, após o aumento, sobra menos renda e ele não poderá adquirir outros bens (por serem mais caros) e acabará consumindo maiores quantidades do bem de Giffen. 
No caso dos bens de Veblen, são bens de consumo ostentatório, tais como obras de arte e automóveis de luxo. O consumidor desse bem tem como objetivo mostrar aos outros que é possuidor de grande renda, quanto mais caros, mais procurados. 
A representação gráfica da curva de demanda dos bens de Giffen e Veblen será crescente, evidenciando a relação direta entre preço e quantidade demandada.

Continue navegando