Buscar

A importancia da mineração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância da Mineração
A mineração é uma das atividades econômicas mais importantes, principalmente para o setor primário da economia, pois ela é uma das principais responsáveis pela produção e distribuição de matérias-primas. Essas matérias-primas são utilizadas na fabricação e produção de mercadorias que na maioria das vezes são industrializadas.
Com o Brasil entre os três maiores produtores do mundo, com 390 milhões de toneladas em 2013, o minério de ferro, por exemplo, é matéria-prima do aço, que está nas estruturas dos prédios, em quase todos os eletrodomésticos e eletrônicos e tudo o que tem o metal em sua composição. O ouro, que tem 75 toneladas produzidas anualmente no Brasil, vai muito além das joias e adornos, com diversas aplicações críticas na indústria eletrônica e aeroespacial.
Uma de nossas estrelas, o nióbio brasileiro responde por nada menos que 98% da produção mundial. O mineral, raro e considerado altamente estratégico, é usado como liga na produção de aços especiais e é um dos metais mais resistentes à corrosão e a temperaturas extremas. O nióbio é atualmente empregado em automóveis, turbinas de avião, gasodutos, em tomógrafos de ressonância magnética, na indústria aeroespacial, bélica e nuclear, além de outras inúmeras aplicações, como lentes óticas, lâmpadas de alta intensidade, produtos eletrônicos, entre outros.
A mineração é indispensável para a manutenção do nível de vida e o avanço da modernidade e tecnologia. Desde os tempos da colonização do Brasil a mineração tem sido um dos setores básicos da economia nacional. Nos dias atuais, a mineração é responsável por 3 a 5% do PIB (Produto Interno Bruto).
O Brasil é um dos principais países quando falamos de mineração, além de possuir uma zona territorial muito grande, o subsolo brasileiro representa um importante depósito mineral. Há ouro em várias partes da região Amazônica, ferro, cobre e alumínio no Pará e em Minas Gerais, petróleo nas regiões do nordeste e sudeste e carvão mineral na região sul. Entre as substâncias mais encontradas temos: o nióbio, minério de ferro, manganês e outros.
Duas das maiores empresas de mineração do mundo encontra-se em nosso país, são elas: a Petrobras e a Vale Rio Doce. Esta última é a segunda maior empresa de mineração do mundo, mais conhecida como Vale, já foi uma empresa que pertencia ao poder público, e em 1997 foi privatizada por R$ 3 bilhões. Já a primeira empresa, a Petrobras, mesmo possuindo ações que podem ser compradas pelas pessoas, continua a pertencer ao Estado.
Enfim, podemos facilmente chegar à conclusão que, sem a mineração, a vida moderna não seria possível. Por isso, devemos sim cobrar de empresas mineradoras que realizem suas atividades de forma sustentável e que tenham contrapartidas compatíveis com o inevitável impacto ambiental causado por elas. Mas vamos fazê-lo lembrando do papel fundamental de cada mineral par ao funcionamento da nossa vida cotidiana, e valorizando as medidas de responsabilidade social que realizam e a riqueza que geram para as comunidades em que atuam. É irresponsável acusar as minas sem reconhecer sua necessidade, sem conhecer suas atividades e sem enxergar o importante papel social e econômico que ocupam em nossa sociedade.
Fonte: https://www.estudokids.com.br/mineracao http://portaldamineracao.com.br

Outros materiais