Buscar

MODELAGEM DE SISTEMAS - AV PARCIAL

Prévia do material em texto

MODELAGEM DE SISTEMAS – AV. PARCIAL
1 - Na Análise Orientada a Objetos, o princípio pelo qual duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse podem invocar métodos que têm a mesma identificação (assinatura), mas comportamentos distintos, especializados para cada classe derivada, usando para tanto uma referência a um objeto do tipo da superclasse é denominado:
R: Polimorfismo.
2 - São exemplos de diagramas comportamentais:
R: Casos de Usos, Atividades, Estados e Interações.
3 - Você foi contratado para construir uma aplicação de uma clínica médica. Inicialmente você utilizará qual diagrama para modelar o sistema e validar os requisitos junto ao cliente?
R: Diagrama de caso de uso.
4 - Considere o sistema de um vídeo game moderno (como o PlayStation 4 ou Xbox One), se o mesmo fosse modelado utilizando-se UML, pode-se dizer que possíveis Atores que apareceriam no respectivo Diagrama de Casos de Uso representados seriam:
R: Player 1, Player 2 e CPU.
5 - Analise as assertivas a seguir e classifique cada uma como verdadeiro (V) e falso (F):
1 - ( ) A Descrição de caso de uso não registra a lógica do sistema.
2 - ( ) A descrição de caso de uso, é representação textual dos casos de uso e auxilia a validação do entendimento dos requisitos do sistema.
3 - ( ) Nem todos os casos de uso devem ser descritos.
4 - ( ) Quanto mais técnico forem os termos da descrição de casos de uso, melhor será para apresentar ao usuário.
Com base em sua avaliação, assinale a alternativa que apresente a correta sequencia de V e F:
R: F, V, F, F
6 - Depois que é feito o diagrama de casos de uso, o próximo passo é documentar essas funcionalidades descrevendo com detalhes suas principais características. Apesar de não existir uma padronização sobre essa especificação funcional, quais podem ser consideradas as principais informações relativas a um Caso de Uso?
R: Ator responsável, fluxo principal e fluxos secundários.
 	
7 - Em um diagrama de classes existem duas formas de expressar um relacionamento TODO-PARTE, onde os objetos da classe PARTE são instanciados pelos objetos da classe TODO. Tais relacionamentos são agregação e composição.
Assinale a única opção que apresenta a correta diferença entre esses relacionamentos.
R: Na composição, o objeto PARTE somente pode pertencer a 1 e somente 1 objeto TODO.
 	
8 - A partir dos pares de classe apresentados a seguir, indique para cada um deles o tipo de relacionamento que tenha a melhor representação no diagrama de classe. I- Navio e Compartimento, II - Pedido e Item De Pedido, III- Curso e Aluno, IV - Funcionário e Professor.
R: I - composição, II - composição, III - associação, IV – generalização.
9 - O diagrama de colaboração é apropriado para desenhar ............................, que são uma solução já estabelecida para um determinado problema. Existe uma categoria de problema para a qual já foi dada uma solução, por desenvolvedores experientes e esta deve ser adaptada para uma situação semelhante.
Assinale a UNICA alternativa que preenche corretamente a lacuna
R: Padrões de projeto
10 - A coesão é um conceito que define o quanto elementos devem permanecer juntos. Assinale a ÚNICA opção que apresenta as características corretas quando uma classe tem baixa coesão.
R: Normalmente são difíceis de compreender, difíceis de manter e de se reutilizarem.
11 - Assinale a alternativa que contém um diagrama estrutural, um comportamental e outro diagrama estrutural, todos da UML, respectivamente.
R: Diagrama de implantação; diagrama de atividade; diagrama de componentes.
12 - A UML divide os diagramas em:
R: Diagramas Estruturais e Diagramas Comportamentais
13 - Diagrama UML que por meio de uma linguagem simples possibilita a compreensão do comportamento externo do sistema (em termos de funcionalidades oferecidas por ele) por qualquer pessoa, tentando apresentar o sistema por intermédio de uma perspectiva do usuário.
R: Diagrama de Casos de Uso
14 - Em UML, os diagramas de Caso de Uso tem por objetivo
R: Obter funcionalidades e requerimentos do sistema.
15 - Análise as assertivas a seguir, referentes a técnica de especificação de casos de uso: 
I. Todo Caso de Uso possui um descrição textual, que define seu passo a passo;
II. A Descrição de Caso de Uso é uma seqüência de passos executados por um ator;
III. Uma exceção descreve a recuperação da falha de um passo de um Caso de Uso.
As assertivas corretas são:
R: I, II e III.
16 - Analise a especificação abaixo, referente ao CENÁRIO PRINCIPAL do caso de uso INCLUIR CLIENTE, referente a um Sistema de Vendas.
1. Cliente informa seu CPF
2. Sistema valida CPF
3. Sistema Busca CPF - uses BUSCAR_CPF
4. Cliente informa demais dados
5. Sistema registra dados do cliente
6. Sistemas encerra o caso de uso
Com base na especificação do caso de uso, analise as alternativas a seguir:
I. O cliente sendo um ator, significa que ele interage com o sistema informando diretamente os seus dados.
II. Nesse caso de uso, não caberia nenhum cenário alternativo.
III. O passo 3, da forma como esta descrito, mostra que no diagrama de casos de uso, haverá o caso de Uso BUSCAR_CPF, que estará relacionado com INCLUIR CLIENTE, através do relacionamento de Include
Com base em sua análise, assinale a única alternativa correta
R: Estão corretas apenas as assertivas I e III
17 - Assinale, dentre as alternativas apresentadas, a que mostra o tipo de visibilidade em que um método ou atributo só pode ser usado dentro da classe onde estão especificados.
R: Private.
18 - Assinale a opção que responde adequadamente ao que acontece quando um método é definido como protegido:
R: Ele poderá ser visto por todas as classes que estão na estrutura de herança.
19 - Um diagrama UML é uma apresentação gráfica de uma coleção de elementos do modelo de um sistema. Identifique o diagrama utilizado pela UML que apresenta a interação entre os objetos em relação ao tempo.
R: Diagrama de Sequência.
20 - A coesão é um conceito que define o quanto elementos devem permanecer juntos. Assinale a ÚNICA opção que apresenta as características corretas quando uma classe tem baixa coesão.
R: Normalmente são difíceis de compreender, difíceis de manter e de se reutilizarem.
21 - São exemplos de diagramas comportamentais:
R: Casos de Usos, Atividades, Estados e Interações.
22 - A linguagem de Modelagem Unificada (UML) emergiu como notação de diagramação de padrão, de fato e de direito, para a modelagem orientada a objetos. Desta forma, a sentença que conceitua apropriadamente a UML, segundo o OMG-Object Management Group, é:
R: Uma linguagem visual para especificar, construir e documentar os artefatos dos sistemas.
23 - No contexto da UML, os casos de uso:
R: Descrevem o comportamento do sistema de acordo com o ponto de vista dos seus usuários finais.
24 - Você foi contratado para construir uma aplicação de uma clínica médica. Inicialmente você utilizará qual diagrama para modelar o sistema e validar os requisitos junto ao cliente?
R: Diagrama de caso de uso
 	
25 - Quais informações deveram ser contempladas na descrição de um fluxo alternativo caso de uso de validar CPF.
R: Informações de procedimentos a serem feitos se o CPF for inválido.
26 - A empresa SoftPerfeitos estava desenvolvendo um aplicativo Mobile para um de seus cliente. O programador durante a fase de codificação sentiu extrema dificuldade no entendimento de uma referida regra de negócio expressa no diagrama de caso de uso. Para que o desenvolvedor compreendesse melhor o requisito, o analista de sistema fez uma atualização na documentação do software criando um diagrama com o objetivo de determinar a sequência de eventos que ocorrem em um determinado processo, ou seja, quais condições devem ser satisfeitas e quais métodos devem ser disparados entre os objetos envolvidos e em que ordem durante um processo específico. Com base na UML identifique qual o diagrama o analista de sistemas confeccionou.
R: Diagrama de Sequência.27 - Um Analista pretende desenvolver um projeto utilizando UML 2.0 e, em seus propósitos, verificou a possibilidade de uso de alguns diagramas. Um deles é o Diagrama de Sequência que representa a indicação do conjunto de objetos envolvidos em um cenário e a especificação das mensagens trocadas entre estes ao longo de linhas do tempo que são linhas tracejadas, traçadas verticalmente da base dos objetos até a parte inferior do diagrama.
R: Os períodos de ativação do objeto.

Continue navegando