Buscar

EXERCICIOS_PC_3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROCESSO CONSTITUCIONAL -- GRAU A			06/05/2009
Profª Dra. Ana Paula Oliveira Ávila
Aluno (a): _______________________________
I – ASSINALE A ALTERNATIVA CORRESPONDENTE AO ENUNCIADO DA QUESTÃO (0,75)
1) Liberdade de expressão. Garantia constitucional que não se tem como absoluta. Limites morais e jurídicos. O direito à livre expressão não pode abrigar, em sua abrangência, manifestações de conteúdo imoral que implicam ilicitude penal. As liberdades públicas não são incondicionais, por isso devem ser exercidas de maneira harmônica, observados os limites definidos na própria Constituição Federal (CF), artigo 5.º, § 2.º, primeira parte. O preceito fundamental de liberdade de expressão não consagra o "direito à incitação ao racismo", dado que um direito individual não pode constituir-se em salvaguarda de condutas ilícitas, como sucede com os delitos contra a honra. Prevalência dos princípios da dignidade da pessoa humana e da igualdade jurídica. (HC 82424, Relator(a): min. Moreira Alves, Relator(a) p/ Acórdão: min. Maurício Corrêa, Tribunal Pleno, julgado em 17/9/2003, DJ 19/3/2004 PP-00017)
No trecho reproduzido acima, o Supremo Tribunal Federal (STF) travou discussão sobre determinada publicação que continha manifestações de conteúdo racista. A controvérsia residia em se definir a amplitude do princípio constitucional que garante a liberdade de expressão e decidir se esse princípio estaria ou não em conflito com o princípio da dignidade da pessoa humana e da igualdade. Como se percebe da leitura desse trecho, o STF, buscando harmonizar os princípios em jogo, deu prevalência ao princípio da dignidade da pessoa humana e da igualdade jurídica em detrimento do princípio de liberdade de expressão. Com base nessas informações, assinale a opção correspondente ao princípio de interpretação constitucional utilizado pelo STF para dirimir a questão. 
a) princípio da conformidade funcional 
b) princípio da máxima efetividade 
c) princípio da força normativa à CF 
d) princípio da concordância prática
2) No que toca ao processo legislativo, é correto afirmar: 
a) Prorrogar-se-á uma única vez por igual período a vigência de medida provisória que, no prazo de noventa dias, contado de sua publicação, não tiver a sua votação encerrada nas duas Casas do Congresso Nacional. 
b) É permitida a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.
c) É permitida a edição de medidas provisórias sobre matéria que vise a detenção ou seqüestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro. 
d) São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que fixem ou modifiquem os efetivos das Forças Armadas. 
e) A deliberação de cada uma das Casas do Congresso Nacional sobre o mérito das medidas provisórias não dependerá de juízo prévio sobre o atendimento de seus pressupostos constitucionais.
3) A alteração da constituição dá-se por meio de 
a) emenda aprovada por 1/2 dos membros de cada casa do Congresso Nacional.
b) edição de lei complementar de iniciativa do Senado. 
c) emenda proposta por 1/3, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal. 
d) emenda proposta por, no mínimo, 1/2 dos membros do Congresso Nacional.
e) edição de Medida Provisória posteriormente convertida em lei complementar. 
4) Assinale a alternativa INCORRETA: 
a) O decreto legislativo é a espécie normativa que tem, como objeto, a regulamentação das matérias de competência exclusiva do Congresso Nacional;
b) desde que caracterizada a relevância e urgência, qualquer matéria pode ser objeto de medida provisória;
c) a lei complementar difere da ordinária em razão da matéria e em razão do respectivo quorum para aprovação;
d) a Emenda Constitucional é espécie normativa que se equipara à Constituição Federal no que se refere à sua posição hierárquica em relação às demais espécies;
5) Assinale a alternativa correta:
a) A sanção presidencial só é exigida nos projetos de lei de competência privativa do presidente da República.
b) Como regra, as deliberações de cada Casa do Congresso Nacional e de suas comissões serão tomadas pela maioria absoluta dos votos de seus membros
c) De acordo com o princípio hermenêutico da unidade da Constituição, deve-se dar primazia aos critérios favorecedores da integração política e social, bem como ao reforço da unidade política.
d) A presunção de constitucionalidade das leis é de natureza juris tantum.
6) O princípio que guia a composição dos princípios, determinando que na sua aplicação está proibido qualquer excesso (vedação do excesso) e que somente se afaste uma norma de menor peso à medida que pareça necessário do ponto de vista lógico e sistemático, é o
a) princípio da proporcionalidade
b) princípio da concordância prática
c) princípio da unidade da Constituição
d) princípio da hierarquia da Constituição
7) A Constituição Federal proíbe que seu texto seja alterado durante todo o tempo que durar a intervenção federal. Revela-se a rigidez Constitucional, com limite ao Poder Constitucional de reforma, a ser classificado como:
a) processual.
b) material.
c) temporal.
d) circunstancial.
8) Medida Provisória que alterasse o procedimento sumário previsto no Código de Processo Civil e que fosse prorrogada por mais 60 dias, durante a vigência de intervenção federal,
a) não deveria ser convertida em lei, porque a prorrogação só é admitida por mais 30 dias.
b) não deveria ser convertida em lei, porque não pode dispor sobre direito processual civil.
c) não deveria ser convertida em lei, porque não poderia ser prorrogada sob a vigência de intervenção federal.
d) deveria ser convertida em lei, porque os prazos estão dentro dos limites previstos na Constituição Federal.
II - ANALISE A LEI MUNICIPAL ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES QUE SEGUEM:
LEI Nº 1.461/2004 
Ementa: Autoriza a desafetação e a doação de imóvel público à ASSOCIAÇÃO DOS MOTOQUEIROS TAXISTAS PROFISSIONAIS DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE e dá outras providências. 
A MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE, ESTADO DE PERNAMBUCO, no uso das suas atribuições legais, faz saber que o Poder Legislativo aprovou a seguinte Lei, gerada a partir do Projeto de Lei 007/2004, de autoria do Poder Executivo: 
Art. 1º - O Poder Executivo fica autorizado a desafetar e doar à Associação Dos Motoqueiros Taxistas Profissionais De Santa Cruz Do Capibaribe – Associação devidamente inscrita no CNPJ/MF nº 02.104.377/0001-16, com sede na Rua Luiza Mendes, 515, nesta cidade, um terreno localizado no Loteamento Neco Aragão, com 1.200 m2, medindo 30,00 metros na frente da avenida principal ao norte, 30,00 metros na parte de trás da área verde ao sul, 40,00 metros do lado direito da área verde ao leste e 40,00 metros do lado esquerdo da travessa ao oeste, conforme croqui constante em anexo único desta Lei. 
Art. 2º - O imóvel ora doado destina-se à construção da sede da Associação Dos Motoqueiros Taxistas Profissionais De Santa Cruz Do Capibaribe. 
Art. 3º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação. 
Art. 4º - Revogam-se as disposições em contrário. 
1. Considerando a lei acima nos aspectos material e formal, como você a classificaria? Fundamente. (até 2,0, máximo 12 linhas)
2. Qual a repercussão dos conceitos material e formal de lei para a definição dos princípios da legalidade e da reserva legal? (até 2,0, máximo 12 linhas)

Continue navegando