Buscar

PROVA AMBIENTAL OK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA OBJETIVA AMBIENTAL PRAZO FINAL 17/04
Questão A
 
A imagem abaixo nos remete aos cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Uma das estratégias é trabalhar a Educação Ambiental nos diversos setores da sociedade. Antes de elaborar projetos e partir para ação, é necessário saber o que educação ambiental significa. Diante do que foi exposto, e tendo como base seus conhecimentos, o material didático, as vídeo aulas da disciplina, além de outras fontes de pesquisa (sites de referência, livros, revistas), apresente e discuta o que é educação ambiental? 
A educação ambiental é um processo educativo voltado para a participação de seus atores, educandos e educadores, na construção de um novo paradigma que contemple melhor qualidade de vida socioeconômica em um ambiente saudável, segundo o autor FREIRE, a ética universal do ser humano é inseparável do ser educativo e a melhor maneira de por ela lutar é vive – la na pratica, é testemunha – la nas relações com o outro, nos conteúdos ensinados, no respeito e na capacidade de viver e aprender com o diferente, para o autor não podemos nos assumir como sujeitos da procura da decisão, da ruptura, da opção de sujeitos históricos, transformadores a não ser, assumindo – nos como sujeitos éticos.
A educação ambiental é voltada para a preservação dos recursos naturais, e sustentável, a educação ambiental é falar sobre educação acrescentando uma nova dimensão: a dimensão ambiental, contextualizada e adaptada à realidade interdisciplinar, vinculada aos temas ambientais e globais.
Questão B
 
Leia atentamente a reportagem publicada no jornal O Povo, em julho de 2017. (https://www.opovo.com.br/jornal/opiniao/2017/07/artur-bruno-educacao-ambiental-na-escola.html)
"Educação ambiental na escola"
Foi aprovado, na Assembleia Legislativa (AL), o projeto de lei 038/2017, que cria o Selo Escola Sustentável, de iniciativa das secretarias estaduais da Educação (Seduc) e do Meio Ambiente (Sema). O objetivo é fomentar a consciência e o engajamento da comunidade escolar em relação ao uso racional dos recursos públicos e naturais. Melhor dizendo, o objetivo é que as escolas da rede estadual de ensino pautem suas ações a partir do corte da sustentabilidade, do apego ao meio ambiente e com uma forte planificação quando da utilização de seus recursos.
ela nova lei, as cerca de 700 escolas estaduais concorrerão à certificação e a prêmios. A Educação Ambiental deverá ser ferramenta de planejamento e gestão escolar, bem como haverá incentivo do uso de metodologias de ensino interdisciplinares baseadas no contato com a natureza. A meta é reduzir os impactos ambientais nas escolas, promovendo a melhoria da qualidade de vida e de trabalho nestes espaços. Queremos consolidar uma mentalidade sustentável desde cedo, começando com as crianças e os jovens, de forma que eles incentivem e repitam estas práticas em suas casas, influenciando toda a comunidade escolar. Não adianta a escola falar sobre sustentabilidade se ela não fizer a sua parte, ou seja, se este conceito não fizer parte da ambiência escolar.
Não se trata, aqui, somente de campanhas contra gastos desnecessários – comuns, notadamente no quesito água –, mas de toda uma gama de procedimentos que devem ser incorporados ao dia a dia da comunidade escolar, tanto do ponto de vista interno como no entorno: compras certificadas ambientalmente, medidas de economia no uso de recursos, incentivo à alimentação saudável na merenda, campanhas de conscientização a respeito de arboviroses, atividades regulares de educação ambiental de alunos e professores
O Selo – que terá validade de três anos – será atribuído a partir do julgamento do Comitê Gestor, composto por servidores da Sema, Seduc e representantes das Comissões de Educação e Meio Ambiente da AL, do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) e do Conselho Estadual de Educação, que premiará os estabelecimentos melhor classificados. O Comitê pautará sua decisão a partir de vários critérios, tais como uso de materiais sustentáveis, gestão eficiente da água, uso de energias limpas, práticas de respeito ao patrimônio cultural e ecossistemas locais, práticas de promoção dos direitos humanos e promoção do conhecimento das condições do bioma e clima locais.
Além da formação de crianças de jovens, as escolas serão pontos importantes de debates e disseminação do ideal da sustentabilidade ambiental para toda a comunidade do entorno, já que os pais e os responsáveis serão, necessariamente, potencialmente atingidos pelas novas concepções. Num estado como o nosso, localizado numa zona semiárida, tais práticas favorecerão, certamente, a construção de uma sociabilidade solidária com nossos recursos e com nossa população. 
Artur Bruno
artur.bruno@sema.ce.gov.br
Secretário do Meio Ambiente do ceára
De acordo com a Lei Nº 9.795/1999, a educação ambiental deve se ensinada nas escolas e desenvolvida como uma prática educativa integrada. Assim, com base no que foi apresentado em seu material didático e nas videoaulas da disciplina de Educação Ambiental, além de outras fontes de pesquisa (sites de referência, livros, revistas), apresente e discuta como a educação ambiental é tratada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
A grande importância da inserção da temática ambiental na prática educativa atualmente é uma consequência dos complexos problemas ambientais planetários. Nas últimas décadas este tema vem ganhando espaço nas escolas e na sociedade como um todo. Diante desta importância podemos analisar como a Educação Ambiental está sendo sugerida nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Os dados apontam que a Educação Ambiental não se limita, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, à preservação do Meio Ambiente, mas incorpora os aspectos sociais, econômicos, éticos e políticos além, é claro, de reconhecê-la como uma temática a ser inserida no currículo de modo diferenciado, ou seja, através da interdisciplinaridade
Ao analisar os PCNs no volume “Meio Ambiente” fica evidente que o documento busca o desenvolvimento de um trabalho contínuo da temática ambiental. Verifica-se em vários momentos que se almeja uma EA que visa à cidadania e um desenvolvimento sustentável, incentivando os alunos a refletirem sobre a problemática ambiental, seja em uma escala local seja em escala global. Além disso, os PCNs frisam a todo momento a necessidade em se trabalhar a EA sob a perspectiva interdisciplinar e de forma transversal. 
Entretanto, o documento não esclarece a forma como os docentes irão desenvolver este trabalho, por outro lado, cabe mencionar que os PCNs são documentos orientadores da educação nacional, portanto, não são obrigatórios, diferentemente das DCNs da EA que são normas obrigatórias para a Educação Básica, orientando o planejamento curricular das escolas e instituições de ensino. Assim, as DCNs se diferem dos PCNs, isto porque enquanto as DCNs são leis, dando as metas e objetivos a serem buscados em cada curso, os PCNs são apenas referências curriculares. Neste sentido, a EA deve ser uma prática efetiva na qual todas as pessoas envolvidas no contexto escolar devem estar preparadas. Não basta acrescentar a EA como uma disciplina na estrutura curricular. O desenvolvimento da EA de forma interdisciplinar e transversal busca a transformação de conceitos, valores e comportamentos de modo a formarmos cidadãos mais críticos. Neste contexto, a prática da EA necessita estar interligada com todas as disciplinas do currículo, assim como preconiza os PCNs.

Outros materiais