Buscar

Bioética: ética da vida e dilemas atuais

Prévia do material em texto

Bioética
ARIEL - JOAB - JOÃO PAULO - VINÍCIO - VINÍCIUS 
O que é bioética?
Bioética, do grego bios (vida) + ethos (ética), é a ética da vida ou ética prática, isto é, um campo de estudo inter, multi e transdisciplinar que engloba a biologia, a medicina, a filosofia, o direito, as ciências exatas, as ciências políticas e o meio ambiente. Com foco em discutir questões, a área tenta encontrar a melhor forma de resolver casos e dilemas que surgiram com o avanço da biotecnologia, da genética e dos próprios valores e direitos humanos, prezando sempre a conduta humana e levando em consideração toda a diversidade moral que há e todas as áreas do conhecimento que, de alguma forma, têm implicações em nosso dia a dia.
Introdução ao tema
Esse tema ganhou maior destaque quando os cientistas decifraram o código genético humano, considerando a responsabilidade dos cientistas com relação as suas pesquisas e práticas. Os temas mais polêmicos dentro dessa área são a eutanásia, os testes em animais, o aborto, a fertilização in vitro e a clonagem.
Introdução ao tema
Esses temas surgem devido aos avanços da ciência e é papel da sociedade ter uma posição sobre eles, pois a partir desses debates, novos projetos de lei são reformulados e aprovados, devendo os legisladores observarem sempre a bioética.
Como surgiu?
A bioética surgiu em 1972, quando Fritz Jahr publicou um artigo no periódico alemão Kosmos. o conceito na época era: relações éticas, não apenas com o ser humano, mas com todos os seres vivos. dizia Fritz "respeita todo ser vivo essencialmente como um fim em si mesmo e trata-o, se possível, como tal“. Rolf Lother, da Universidade de Humboldt, em Berlin, encontrou esse artigo mais antigo mencionando a palavra bioética. 
Como surgiu?
Em 1970, Van Rensselaer Potter já havia publicado um artigo e nele dizia "eu proponho o termo bioética como forma de enfatizar os dois componentes mais importantes para se atingir uma nova sabedoria, que é tão desesperadamente necessária: conhecimento biológico e valores humanos" (Potter V.R., Bioetthics. Bridge ro the future. 1971)
Como surgiu?
Em 1980, Potter incluiu discussões e reflexões sobre questões de medicina e saúde, enfatizando, assim, a característica interdisciplinar e abrangente da bioética.
“Bioética é uma nova ciência ética que combina humildade, responsabilidade e uma competência interdisciplinar, intercultural e que potencializa o senso de humanidade." (Potter V.R., 1998)
No Brasil:
No Brasil, surgiu em 1995, criada pela Sociedade Brasileira de Bioética, porém, na mesma época, o Conselho Federal de Medicina lançou o primeiro periódico brasileiro na área
Os Princípios:
Foram propostos pelo Relatório Belmont (1978) para orientar pesquisas com seres humanos e, em 1979, Beauchamps e Childress estenderam para a prática médica através da obra "Principles of biomedical ethics“:
Beauchamp
Childress
Em 2005 esses princípios foram consolidados na Conferência Geral da UNESCO, a qual adotou a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos
1- Princípio da Beneficência: consiste em assegurar o bem estar dos indivíduos, afim de evitar danos e garantindo que sejam supridas suas necessidades e interesses e reconhecimento da dignidade do paciente e totalidade do ser.
2 - Princípio da Autonomia: o profissional deve respeitar as crenças, a vontade e valores morais do sujeito e do paciente. O paciente tem direito à informação.
Os Princípios:
3 - Princípio da Justiça: igualdade da repartição dos benefícios e bens em qualquer área da ciência. Equidade, Imparcialidade.
Questões Bioéticas:
CRISPR
ABORTO
CLONAGEM
FILHO PROVETA
CÉLULAS-TRONCO
EUTANÁSIA
OBRIGADO!

Continue navegando