PTG 3 semestre Ver Final_OLD
19 pág.

PTG 3 semestre Ver Final_OLD


DisciplinaPtg - Trabalh39 materiais104 seguidores
Pré-visualização3 páginas
15
 
ANHANGUERA EDUCACIONAL
PORTO ALEGRE
ENGENHARIA
ANDRÉ RESENA GOULART
FÁBIO SANTOS DOS SANTOS
KENIA GABRIELI LEOTE DUTRA DA SILVA
RODRIGO DUVAL DE AZEVEDO
SHERON MAIELI FERNANDES LOPES
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO
INTERVENÇÃO EM FALHA DE ELEVADOR
PORTO ALEGRE
2
 
2018
42
ANDRÉ RESENA GOULART
FÁBIO SANTOS DOS SANTOS
KENIA GABRIELI LEOTE DUTRA DA SILVA
RODRIGO DUVAL DE AZEVEDO
SHERON MAIELI FERNANDES LOPES
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO
INTERVENÇÃO EM FALHA DE ELEVADOR
Trabalho de Conclusão de Semestre apresentado ao curso de Engenharia da Anhanguera Porto Alegre como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia.
PORTO ALEGRE
3
 
2018
42
RESUMO
Este trabalho semestral tem como premissa analisar uma situação hipotética de uma falha em um elevador da empresa fictícia HXL. A equipe deve fazer a correção da falha utilizando-se das cadeiras aprendidas no semestre tais como: Desenho técnico, Desenho Assistido por Computador, Cálculo Diferencial e Integral III, Princípios de eletricidade e magnetismo e Física geral e experimental: energia da faculdade Anhanguera de Porto Alegre, e com a utilização destes conhecimentos solucionar o problema da falha apresentada.
Palavras-Chave: Elevador. Manutenção. Desenho, Energia.
ABSTRACT
This semi-annual work has as premise to analyze a hypothetical situation of a failure in an elevator of the fictional company HXL. The team must make the correction of the fault using the lessons learned in the semester, such as: Technical Design, Computer Aided Design, Differential and Integral Calculus III, Principles of electricity and magnetism and general and experimental physics: Anhanguera de Porto Alegre, and with the use of this knowledge solve the problem of failure presented.
Keywords: Elevator. Maintenance. Drawing, Energy.
 
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 - Indutor	21
INTRODUÇÃO
A vida é cercada de situações as quais são necessárias a utilização dos conhecimentos adquiridos na vida social, na vida acadêmica e profissional. Este conjunto de situações reforçam a experiência pessoal de cada um e neste trabalho utilizaremos parte destas experiências e aprendizados para resolver uma situação hipotética para o trabalho semestral. Na empresa HXL, empresa a qual oferece soluções para transporte vertical, se encontra com um problema, mais especificadamente, uma falha mecânica em um elevador que necessita de uma intervenção para que seja detectado o problema e resolvido conforme as melhores práticas científicas. A nossa equipe se utilizará de conhecimentos nas diversas áreas da Engenharia, se utilizando dos conhecimentos de Desenho Técnico, Desenho Auxiliado por Computador, Cálculo Diferencial e Integral, Princípios de Eletricidade e Magnetismo e Física Geral e Experimental na área de Energia.
DESENVOLVIMENTO
Após uma avaliação técnica, a equipe verificou que a uma peça foi a causa da falha, mais especificadamente uma polia, que aparentemente não foi bem dimensionada e não suportou os esforços mecânicos. Para o conserto desta polia foi solicitado à engenharia que detalhasse em projeto esta polia, conforme demonstrado abaixo:
DESENHO TÉCNICO
Primeiramente foi solicitado a equipe de engenharia que fizesse um desenho da peça em questão, e que tivesse algumas premissas: papel sulfite A4, orientação paisagem, com margens e legendas em acordo com a NBR-10068 (folha de desenho) da ABNT, vista frontal e corte A-A.
Em conversa com a equipe de projeto foi alterada a orientação para RETRATO pois entendeu-se ter uma melhor visualização e de mais fácil arquivamento do projeto.
Desenho da Polia (ANEXO I).
DESENHO TÉCNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR
A utilização de softwares de CAD (computer aided design) são de extrema importância para a engenharia e outras áreas que se utilizam de desenho técnico, pois estes sistemas incluem ferramentas para construção de objetos geométricos planos e tridimensionais.
Alguns exemplos de softwares
AutoCad 2D - Este software é muito utilizado para projetos em 2D, embora tenha também uma plataforma para projetarmos em 3D. AutoCAD possibilita a automatização de diversos comandos e atividades dentro da elaboração dos projetos.
AutoCad 3D - Com ele é possível traçarmos projetos e detalhamento de peças mecânicas em 3D, documentação de projeto e organizarmos quantitativos de materiais para enviarmos à fábrica. Criação de projetos de infraestrutura civil com os recursos da tecnologia BIM (Building Information Modeling)
Autodesk Inventor - O AutoCAD trabalha também como complemento ao Autodesk Inventor, software muito mais completo para o desenvolvimento de projeto mecânicos em 3D. Como ambos são da mesma empresa, o AutoCAD pode auxiliar na documentação dos protótipos desenvolvidos no Inventor. O Inventor por sua vez, é um software CAD para projetos e simulações em 3D. Ele auxilia desde a concepção da peça até sua Prototipagem Digital, permitindo projetar, visualizar e simular um produto antes da sua fabricação. Nele é possível fazer projetos de moldes, chapas metálicas, ferramental, entre outras aplicações, simulando os esforços e permitindo uma pré-visualização em 3D do projeto.
SketchUp - Com uma interface bastante simples e intuitiva, é um software referência entre arquitetos, designers de interiores e engenheiros. Com uma vasta biblioteca de modelos 3D disponíveis, é a ferramenta ideal para profissionais e empresas que trabalham com o detalhamento de projetos e apresentações mais realistas. O software vai desde a representação fiel de planos e elevações simples até um passeio interativo pelo projeto 3D finalizado.
SAP2000 - oferece uma interface unificada para modelagem 3D, análise e dimensionamento, sendo ideal para a projeção de estruturas complexas \u2013 como obras de infraestrutura, transporte e instalações elétricas. O software ainda permite a análise através da simulação de condições construtivas, como mudanças nas condições de apoio, propriedades de seção e da adição ou remoção do escoramento provisório.
TQS - é um software do tipo CAD voltado para o projeto de estruturas em concreto armado, protendido e em alvenaria estrutural. O TQS é bastante completo, englobando desde a concepção estrutural \u2013 análise de esforços e flechas, dimensionamento e detalhamento de armaduras \u2013 até a emissão das plantas finais do projeto. O programa possui recursos avançados que permitem o cálculo estrutural de maneira realista e segura, como a verificação de dutilidade nos apoios de vigas e lajes e a ancoragem adequada em vigas com apoios curtos.
Vantagens e desvantagens CAD
 A utilização de Softwares, que utilizam a tecnologia CAD, para desenho traz consigo a vantagem da redução do tempo necessário para sintetizar, analisar e documentar o projeto, assim aumentando a produtividade e agilidade do projetista. O aumento de produtividade reduz os custos do projeto e também os prazos para sua conclusão.
Melhora na qualidade do projeto como um todo, pois sistema CAD permite análises de engenharia mais completas propiciando também mais alternativas para investigar erros no projeto e corrigi-los em pouco tempo e os projetos executados no sistema CAD são muito mais claros e ricos em detalhes, tornando o desenho muito mais padronizado elegível.
Em nossas pesquisas podemos verificar que as desvantagens são mínimas, entre elas estão o custo, muitas vezes elevados, para a aquisição do software. Existem diversas alternativas de softwares no mercado, umas mais econômicas que as outras, depende portanto das necessidades de cada empresa.
Outro ponto, seria custo associado à aquisição do Hardware específico que estas aplicações requerem, normalmente estão associados a estas aplicações máquinas com características especiais, como