Buscar

apol antropologia

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Filosofia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Enquanto seus contemporâneos mais ativos, também roçados pela ‘graça educacional’; e os mestres do pensamento se esmeravam, por meio da educação, de remodelar o homem, tornando-o senão um humanista, um bom cristão, um cavalheiro, um bom cidadão, Rousseau deixa de lado o conjunto das técnicas, rompendo com todos os modelos e proclamando que a criança não tem que se tornar outra coisa senão naquilo que ela deve ser”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: SOËTARD, Michel. Jean-Jacques Rousseau. Recife: Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. p. 13,14.
De acordo com as aulas e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, leia as afirmativas a seguir sobre Rousseau:
I. Defendendo que Deus criou o homem e a natureza; para Rousseau, as relações do homem com a natureza estavam no próprio homem.
II. Um dos preceitos de Rousseau é o de que todos os homens nascem bons, porém, a sociedade os corrompe.
III. Para muitos de seus contemporâneos, Rousseau era tido como um teórico que estava sempre na contracorrente.
Está(ão) correta(s):
Nota: 20.0
	
	A
	apenas as afirmativas II e III .
Você acertou!
O mais influente filósofo da vertente naturalista é Jean-Jacques Rousseau, pensador natural de Genebra, nascido no século XVIII. Segundo Rousseau, o homem é bom por natureza, mas a sociedade o corrompe. Em muitos aspectos, porém, ele estava na contracorrente de seu tempo e polemizava frequentemente com seus contemporâneos (livro-base, p. 48).
	
	B
	apenas as afirmativas I e II.
	
	C
	apenas as afirmativas I e III.
	
	D
	apenas a afirmativa III.
	
	E
	apenas a afirmativa I.
Questão 2/5 - Filosofia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Quando a autoridade da Igreja sobre o pensamento finalmente afrouxou, muita gente passou a acreditar que o conhecimento do mundo podia ser obtido apenas pelo uso da razão. Na filosofia, esse desenvolvimento é conhecido como racionalismo. Foi lançado por Descartes, depois do qual as figuras de destaque na filosofia racionalista foram Spinoza e Leibniz".
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: MAGEE, Bryan. História da filosofia.  3ª ed. São Paulo: Loyola, 2001. p. 83.
De acordo com o texto e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre o racionalismo, leia as afirmativas seguir, marcando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas.
I. ( ) René Descartes, mesmo tendo vivido no século XVII, é considerado até hoje um dos mais influentes pensadores racionalistas.
II. ( ) Descartes afirmava que as ideias humanas são adquiridas, ou seja, vão se construindo na interação com o meio e com os outros homens.
III. ( ) Os pensadores racionalistas, entre eles Descartes, defendem que o conhecimento verdadeiro deriva da razão genuína.
IV. ( ) Os preconceitos são, para os racionalistas, obstáculos que impedem a razão de alcançar o verdadeiro conhecimento.
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
Você acertou!
As assertivas I e III são VERDADEIRAS, visto que “René Descartes, que viveu no século XVII, foi um dos mais influentes filósofos racionalistas” (livro-base, p. 35) e “Para o racionalismo, todo conhecimento verdadeiro deriva da pura razão. [...]” (livro-base, p. 34). Já, as assertivas II e IV são FALSAS, pois, “como afirmava Descartes, se, para pensarmos, não necessitamos de nada material, é porque o conhecimento não depende dos sentidos. Para esse filósofo, as ideias humanas são inatas, isso é, já nascem conosco” (livro-base, p. 35) e, “em oposição a Descartes, os filósofos empiristas não aceitam a teoria das ideias inatas. [...] Assim como os pensadores cristãos, Bacon (1979) também acredita na existência de obstáculos que impedem a razão de alcançar a verdade. [...] Porém, Bacon não identifica esses obstáculos com o pecado, mas sim com os nossos preconceitos” (livro-base, p. 35).
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – V – V – F
Questão 3/5 - Filosofia da Educação
Leia o excerto a seguir: 
“O dicionário Houaiss define o Iluminismo como movimento intelectual do século XVIII, caracterizado pela centralidade da razão e da ciência, crítico do dogmatismo e das doutrinas políticas e religiosas tradicionais. É um pensamento que trabalha com paradoxos e dicotomias: razão e fé, luzes e sombras, ilustração e ignorância, direitos e privilégios, contrato social e absolutismo etc.”
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: MARRACH, Sônia. Outras histórias da educação: do iluminismo à indústria cultural. São Paulo: UNESP, 2009, p. 38.
Conforme os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, Voltaire e Rousseau destacam-se entre os pensadores iluministas. Pensando nessa direção, relacione corretamente os referidos pensadores às suas proposições:
1. Voltaire
2. Rousseau
(  ) Sua obra faz alusão aos índios da América, caracterizados como seres autênticos, porém, que se corromperam no contato com o homem civilizado.
(  ) A crítica à educação da nobreza da época é tema  de sua obra, na qual propõe uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática.
(  ) É contra o fato de que as crianças aprendam a ler muito cedo; afirma que isso leva ao enfraquecimento das experiências sensórias.
(  ) Temas como “bom selvagem” e “homem natural” são pressupostos que perpassam sua obra.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 1 – 2 – 1.
	
	B
	2 – 1 – 2 – 2.
Você acertou!
Rousseau: Sua obra faz alusão aos índios da América, caracterizados como seres autênticos, porém, que se corromperam no contato com o homem civilizado (livro-base, p. 53). Voltaire: A crítica à educação da nobreza da época é tema de sua obra, na qual propõe uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática (livro-base, p. 51). Rousseau: Contra o fato de que as crianças aprendam a ler muito cedo; afirma que isso leva ao enfraquecimento das experiências sensórias (livro-base, p. 56).
Rousseau: Temas como “bom selvagem” e “homem natural” são pressupostos que perpassam sua obra (livro-base, p. 52).
	
	C
	1 – 1 – 2 – 1.
	
	D
	2 – 2 – 1 – 1.
	
	E
	2 – 2 – 2 – 1.
Questão 4/5 - Filosofia da Educação
Leia a citação a seguir:
“O positivismo pedagógico - como o filosófico - desenvolveu-se primeiro na França com Comte, depois rearticulou-se na Inglaterra entre Spencer e Stuart Mill, e por fim difundiu-se em toda a Europa, até na Itália”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999, p. 469-470.
Com base na citação e nos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do positivismo pedagógico, classifique as sentenças a seguir em V (verdadeiras) ou F (falsas):
I. ( ) Segundo Comte, no que diz respeito aos currículos, o conteúdo a ser ensinado deve ser pensado de acordo com a idade dos estudantes.
II. ( ) A disciplina é essencial no meio educacional, uma vez que somente com ordem é possível que o progresso seja alcançado.
III. ( ) A educação positivista objetiva conscientizar os alunos do meio social em que estão inseridos, bem como questionar as ideologias postas.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – V.
	
	B
	V – F – V.
	
	C
	F – V – F.
	
	D
	V – V – F.
Você acertou!
As sentenças I e II são VERDADEIRAS, porque, “no plano educacional, o positivismo valoriza a disciplina, pois entende que é a partir da ‘ordem’ que a sociedade pode avançar rumo ao ‘progresso’” (livro-base, p. 72), bem como “desse modo, a cada idade deve corresponder uma educação adequada” (livro-base, p. 73). Já a sentença III é FALSA, visto que, em nenhum momento no livro,nas aulas ou em outros escritos sobre o assunto, as noções de conscientização ou de questionamento das ideologias estão relacionadas a Augusto Comte.
	
	E
	V – F – F.
Questão 5/5 - Filosofia da Educação
Leia a citaçao a seguir:
"Também, numa abordagem científica de educação, Spencer vai afirmar o primado da biologia e da psicologia enquanto ciências que informam a sociologia e, por decorrência, a pedagogia. Sob esse enfoque sua concepção está centrada no indivíduo".
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. Influência positivista no curso de formação secundária do professor. In: VECHIA, Ariclê; CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. A escola secundária: modelos e planos (Brasil, séculos XIX e XX). São Paulo: Annablume, 2003 ,p. 118
Conforme a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito das proposições de Spencer sobre a educação, leia as afirmativas a seguir:
I. Para Spencer, o currículo educacional deve estar baseado em práticas tradicionais, trazendo poucas contribuições ao que já foi pensado sobre este documento.
II. Em relação às práticas pedagógicas, o método tradicional, baseado na memorização, é reverenciado nos escritos de Herbert Spencer.
III. Segundo Spencer, a educação deve privilegiar um aprendizado espontâneo e prazeroso, que contribua para a inserção dos indivíduos no meio social.
Está(ão) correta(s):
Nota: 20.0
	
	A
	apenas a afirmativa II.
	
	B
	apenas a afirmativa I.
	
	C
	apenas a afirmativa III.
Você acertou!
A proposição III é considerada correta, pois: “O aprendizado, ao contrário, deve ser um processo espontâneo, prazeroso e que, em última análise, contribuía para a integração do indivíduo em seu meio natural e social” (livro-base, p. 77). Já as proposições I e II são falsas visto que: “Nesse sentido, ao procurar pensar o currículo escolar sobre as novas bases, o filósofo deu uma contribuição importantíssima para a história do pensamento pedagógico” (livro-base, p. 77). “Além disso, o filósofo critica os métodos tradicionais de ensino, baseados na pura memorização de fórmulas prontas” (livro-base, p. 76).
	
	D
	apenas as afirmativas  I e III.
	
	E
	apenas as afirmativas II e III.
Questão 1/5 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o texto a seguir:
Muitos autores estudiosos da educação revisaram as ideias de Durkheim, criticando a sua aplicação e funcionalidade. Entre eles: Libâneo, que propõe um conceito ampliado de educação no qual vários fatores contribuem para a formação e amadurecimento dos indivíduos.
Fonte: o autor.
De acordo com as aulas e o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, assinale a alternativa que apresenta corretamente os elementos da conceituação de Libâneo:
Nota: 20.0
	
	A
	A educação é um processo dialético que acontece fora e dentro da escola envolvendo fatores como família, amigos, trabalho, igrejas, clubes, escola, internet.
Você acertou!
O processo educacional de cada sociedade está vinculado a diferentes fatores e contextos numa relação com um projeto de sociedade (p. 39).
	
	B
	Trata-se de um processo dual que congrega duas esferas, a escolar e a não escolar.
	
	C
	Na visão de Libâneo, a educação principal e a mais importante é aquela que ocorre fora da escola, pois tem relação com a vida e o universo das experiências humanas.
	
	D
	Libâneo concorda com Durkheim quando afirma que a escola é a guardiã da cultura e fornece as bases da integração social por meio de uma educação moral dos jovens.
	
	E
	Educação escolar e educação assistemática são equivalentes em termos de contribuição ao produto final do processo educativo que é a formação intelectual e operacional dos trabalhadores.
Questão 2/5 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o texto a seguir:
Existe na produção marxiana a compreensão de classe social a partir de dois conceitos: classe em si (burguesia), como sendo aquela que se alienou da relação com o todo social e o reconhecimento universal dos direitos de todos, e classe para si, numa referência à consciência de classes do proletariado quando se abre ao projeto socialista de uma sociedade igualitária e para todos.
Fonte: o autor. 
Num paralelo com o que argumentam Saviani e Duarte sobre educação e o processo de individualização, no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. 
I – ( ) A educação deveria possibilitar a apropriação da cultura na reafirmação daquilo que é verdadeiro e universal em termos de conhecimentos, costumes e saberes.
II – ( ) A cultura e a humanização dos indivíduos, só pode ser apropriada na forma de uma organização e sistematização dos conhecimentos por meio do currículo.
III – ( ) A educação tem o potencial de promover um processo de universalização da cultura e individualização desta na consciência dos indivíduos.
Assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – F – V
Você acertou!
A afirmação I é falsa, pois a cultura, os costumes e os conhecimentos mudam no tempo e na história (p. 53).
A afirmação II é igualmente falsa, pois a educação transcende os limites da organização curricular (p. 54).
A afirmação III é a única verdadeira, pois é coerente na relação existente entre cultura, humanização e individualização (p. 53-54).
	
	B
	V – F – F
	
	C
	V – F – V
	
	D
	V – V – V
	
	E
	F – F – F
Questão 3/5 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Somos altamente cultivados no domínio da arte e da ciência. Somos civilizados ao ponto de termos sido fatigados para aquilo que é da urbanidade e da decência de toda ordem. Mas quanto a considerar-nos como já moralizados, é preciso ainda muito para isso. Pois a ordem da moralidade pertence ainda à cultura (Cultur): por outro lado, a aplicação daquela ideia, que redunda apenas em uma aparência de moralidade na honra e na decência exterior, constitui simplesmente a civilização (Civilisirung)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOURA, Caio. O advento dos conceitos de cultura e civilização: sua importância para a consolidação da autoimagem do sujeito moderno. Unisinos, São Leopoldo, v. 10, n. 2, maio/ago. 2009, p. 157.
Com base nos estudos sobre cultura contidos no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, indique os elementos que formam a oposição entre cultura e civilização, marcando a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Na verdade, cultura e civilização são a mesma coisa, são correlatos, existindo uma complementação funcional entre ambos.
	
	B
	Trata-se de uma oposição de ordem epistemológica, cultura é um conceito ligado à sociologia, enquanto que civilização é um campo de estudos da antropologia.
	
	C
	Na perspectiva antropológica clássica, concebia-se cultura como um conceito analítico para estudar os povos primitivos.
Você acertou!
Na Antropologia Clássica, os autores pioneiros desses estudos utilizavam o conceito de cultura para estudar os povos primitivos em contraposição à ideia de civilização que era atribuída as sociedades europeias por apresentarem um percurso evolutivo (p. 56).
	
	D
	Cultura refere-se às construções e produções humanas e civilização diz respeito ao conjunto social mais amplo, língua, arte, religião e conhecimento.
	
	E
	Civilização, diz-se dos povos que alcançaram grande desenvolvimento tecnológico e cultura é o modo de vida desses povos.
Questão 4/5 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Somos igualmente diferentes e diferentemente iguais. O que significa dizer que enquanto seres humanos, somos herdeiros da diversidade cultural que abunda o planeta, contudo, apesar dessas diferenças, e das diferenças naturais em relação à condição física de cada um, existe uma igualdade intrínseca que nos define enquanto seresde uma mesma espécie”.
Fonte: o autor
Sobre a escola e o direito à igualdade e ao reconhecimento, considere o que traz o livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação e assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Igualdade não significa um tratamento homogêneo por parte da escola em relação às diferenças entre os indivíduos, mas o acolhimento de cada um em sua singularidade.
Você acertou!
A igualdade de tratamento constitui um desafio das escolas. Reconhecer, aceitar e acolher as diferenças é o que ajuda a escola se tornar uma instituição mais democrática e igualitária. Trata-se de um esforço cotidiano de todos que fazem a escola (p. 94 a 99).
	
	B
	Igualdade de tratamento supõe usar a mesma avaliação e os mesmos critérios para estabelecer quem é quem no ambiente escolar, só assim a escola consegue ser mais justa.
	
	C
	A escola só consegue promover a igualdade com o estabelecimento de regras de comportamento que todos possam cumprir e obedecer.
	
	D
	O ambiente escolar deve primar pelo tratamento formal e impessoal como regra geral de um relacionamento igualitário na comunidade escolar. Ninguém é melhor que ninguém.
	
	E
	Igualdade e justiça são dois conceitos estranhos à realidade educacional. O que importa é o mérito e o desempenho de cada um, não o lugar onde mora, o sobrenome de sua família ou a cor de sua pele.
Questão 5/5 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Conforme Freire (1995), uma relação pedagógica impositiva, autoritária que castra a curiosidade e nega o saber do educando, impondo um saber absoluto e indiscutível, que não abre espaço para o diálogo, para o debate, para o construir, por medo de perder a tão famosa disciplina" é antagônica à uma educação afetiva e dialógica que se compromete com a humanização dos sujeitos. Afetividade e dialogicidade só são significativas se estiverem entrelaçadas no processo de ensino-aprendizagem e envolverem todos os sujeitos, educadores e educandos, numa relação de reciprocidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-relacao-professor-aluno-no-processo-de/73895/#ixzz3suoGZvMz>. Acesso em: 16 nov. 2015.
Em relação ao papel da educação e dos professores, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: 
( ) A educação é um artefato social, tipicamente humano por meio do qual a cultura acumulada é apresentada aos indivíduos.
( ) A educação progressista se distancia da educação tradicional, colocando como secundário o ensino da leitura, da escrita e das tecnologias matemáticas.
( ) Ao longo da história, a educação em sua organização recebeu influências do meio social, sendo, em certa medida, um reflexo das formas de vida social.
( ) O homem como ser genérico depende da educação e dos processos de socialização para efetivar sua humanidade em termos de aquisição de cultura, individualidade e sociabilidade.
Assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – F – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – V – V
	
	D
	V – F – V – V
Você acertou!
A primeira afirmação é verdadeira, sendo a educação um comportamento racionalizado e próprio dos seres humanos (p. 71 a 75).
A segunda é falsa, pois mesmo as tendências educacionais progressistas não podem descuidar do aprendizado básico que envolve a língua, a escrita e o cálculo (p. 71 a 75).
A terceira é verdadeira, pois a escola, como instituição social, está inserida dentro da sociedade e tanto recebe como influencia a sociedade (p. 71 a 75).
A quarta é verdadeira, visto que a humanização é um processo cultural e social (p. 71 a 75).
	
	E
	F – F – V – F

Continue navegando